Evandro Barreto, autor do livro Na Mesa Cabe o Mundo lançado pela Editora Conexão Paris, já chamou a atenção para o fato de que em Paris as pessoas que vêm de fora param para ver a Torre Eiffel e o Arco do Triunfo, as vitrines e os jardins, o rio e as pontes e que raramente se dão conta da outra cidade que se desdobra sob seus pés. Nos vários patamares desse mundo obscuro, sucedem-se fantasmagóricos ramais metroviários desativados, galerias de esgotos imortalizadas no “Fantasma da Ópera”, catacumbas do tempo do Império Romano, jazidas abandonadas de calcário, que abrigaram células da Resistência durante a ocupação nazista (leia aqui).

Arte nos subterrâneos de Paris

Arte nos subterrâneos de Paris

Este mundo obscuro é o avesso da Paris romântica e é nele que se ligam os movimentos e a cultura underground.

Um dos fatores que impulsiona essa cultura são os túneis e estações abandonadas do metrô, assim como os subterrâneos reminiscências das antigas minas de onde era extraído o calcário para a construção da cidade (séculos 11 a 18). Este subterrâneo representa aproximadamente 300km de túneis interligados.

Esqueletos nas catacumbas de Paris

Esqueletos nas catacumbas de Paris

Uma pequena parte dessas antigas minas pode ser visitada pelos turistas. Organizada pela prefeitura, a visita guiada permite aos visitantes explorar 2 km dos subterrâneos parisienses. Desde século XIX estas galerias viraram atração turística. Entre 1786 e 1814 os ossos do cemitério des Innocents, na região do Les Halles, foram transferidos e instalados nestas galerias que imediatamente foram chamadas de Catacumbas, como as de Roma.

Outra parte, fechada ao público, é frequentada pelos bombeiros de Paris. Eles descem a partir de bueiros de rua para treinos das equipes de resgate de pessoas perdidas nos labirintos ou treinos de incêndios em ambientes confinados.

Fernanda descendo pelo bueiro

Fernanda descendo pelo bueiro

Apesar de fechada ao público, esta parte é frequentada também, e ilegalmente, por jovens que encontraram nos subterrâneos a adrenalina necessária para fazer desse local escuro palco de festas e de produção artística. Fernanda Hinke, parceira do Conexão Paris para circuitos de street art, viveu uma noite inesquecível nas entranhas de Paris (leia aqui o relato).

Foto tirada durante o passeio de Fernanda

Foto tirada durante o passeio de Fernanda

No local não há luzes, eletricidade ou até mesmo som. O sistema de túneis é complexo e apesar de alguns túneis terem placas indicando o nome da rua acima, é fácil se perder. Ela teve a oportunidade de fazer uma visita ilegal, guiada por Psyckoze, artista de rua parisiense e um dos maiores exploradores deste mundo paralelo (leia aqui).

Clique aqui para conhecer o passeio street art com a Fernanda.

Informações práticas para a visita das Catacumbas:

  • o número de visitantes é limitado a 200 e quando é atingido, as entradas são momentaneamente interrompidas;
  • o percurso é de 2km e a visita dura 45 minutos;
  • o local não tem nem toilette, nem vestiário;
  • os visitantes descem 130 degraus e sobem 83;
  • a temperatura é de 14 graus;
  • visita desaconselhada para aqueles que sofrem de insuficiência cardíaca ou respiratória, para pessoas sensíveis e para crianças;
  • menores de 14 anos devem ter ser acompanhados por adulto.

Informações práticas

Catacumbas de Paris

Endereço: 1 avenue du Colonel Henri Rol-Tanguy, 75015.

Como chegar: metrô linhas 4 e 6, estação Denfert – Rochereau.

Funcionamento: aberto de terça à domingo das 10h às 20h30. Aberto nos feriados 14/07, 15/08, 01/11 e 11/11. Fechado nos feriados 01/01, 01/05 e 25/12.

Ingresso: 14 euros, somente na hora, sujeito à longa fila. Os ingressos que dão acesso prioritário custam mais caros e são somente vendidos antecipadamente, clique aqui para comprar o seu (use o código 5CONEXAO e ganhe 5% de desconto).

Leia também:


capa

O guia Paris, Cinco Roteiros em Quatro Dias é ideal tanto para quem está indo pela primeira vez a Paris, quanto para aqueles que já visitaram a cidade e desejam descobrir os segredos dos parisienses. São 5 roteiros exclusivos que podem ser percorridos em, no mí­nimo, 4 dias. À venda no site HotMart.

 


A Travelwifi aluga dispositivos portáteis que fornecem conexão wifi e também vende chips para celular que funcionam na França e Europa.

No site Booking você reserva hotéis com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.

Pesquise horários de trens e preços de passagens e compre a sua com antecedência para garantir os melhores preços.

No site Seguros Promo você compara os preços de várias empresas seguradoras e contrata online o seu seguro de viagem.

Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro na Rentcars.

Veja as melhores ofertas de passagens aéreas da Air France.