O castelo Vaux le Vicomte está situado a 25 minutos de trem de Paris, um delicioso passeio para todos aqueles que querem conhecer os arredores da capital francesa.
Vaux le Vicomte foi o teatro de uma história trágica. Este castelo era a residência de Fouquet, ministro do jovem rei Louis XIV que tinha apenas 22 anos na época. Vaux era considerado o castelo mais bonito da França, situado entre duas residências reais Vincennes e Fontainebleau. Versailles não existia ainda.
A lenda conta que no dia 17 de agosto de 1661 Fouquet organiza uma monumental festa para o rei. O monarca, com ciúmes da riqueza e opulência do seu ministro, ordena a sua prisão perpétua e d’Artagnan, o chefe dos mosqueteiros, será a pessoa encarregada da execução da sentença.
Claro que a verdadeira história é mais complexa e outras variáveis explicam o ato de Louis XIV, o colapso financeiro do reino, intrigas, verbas desviadas por outros.
Vaux le Vicomte é hoje um castelo privado, inteiramente mobiliado e com uma administração dinâmica.
Até o dia 11 de outubro, nos sábados a noite, o castelo é iluminado com mais de 2.000 candelabros reproduzindo assim o ambiente das festas organizadas pelo infeliz Fouquet. Um bar à champagne e a difusão de música clássica nos jardins completam este anoitecer feérico.
Como chegar?
De trem: na Gare de Lyon comprar passagem para Melun. Existem vários trens, escolher um que vá diretamente a Melun – 25 minutos de trajeto. Em Melun, nos sábados, domingos e feriados até o dia 26 de outubro existe um ônibus do castelo, o chateaubus, fazendo o trajeto de 6 km entre a estação e Vaux le Vicomte. Os horários do chateaubus são: 10.15 – 11.30 – 13.35 – 15.30h. Se vocês forem após 26 de outubro a solução é pegar um táxi até o castelo.
De carro de Paris – 55 km de estrada saindo pela A4 até o pedágio da A5. Depois direção Voisenon e Nancy.
De ônibus – a opção mais tranquila. A empresa Paris City Vision possui ônibus luxuosos com ar condicionado. Ela tem propostas de visitas diurnas, visitas do castelo Vaux le Vicomte e Fontainebleau, visitas noturnas com o castelo iluminado por velas e visitas noturnas + velas + jantar. Os preços variam de 55 a 169 euros por pessoa. Clique aqui para mais informações e reservas.
58 Comentários
Maria Raquel T.O. Araujo
Boa tarde Rodrigo.
estaremos em Paris no final do ano e vi que tem uma excursão pela paris vision no seu site e que fazendo esse castelo +Fontainebleau compensa mais do que sòzinho, acontece que para ver a iluminação de Natal, se a opção fôr essa não dá certo pq vai para o castelo no período da manhã e fazendo só o castelo Vaux-le-Vicomte a excursão saí às 17:00h e apesar de provavelmente já estar escuro será que dá pra aproveitar? Essa é minha maior dúvida, vc poderia me esclarecer? Obrigada.
Rodrigo Lavalle
Maria, provavelmente não será possível ver a iluminação de Natal em toda a sua plenitude, para isso você teria que ficar em Vaux-le-Vicomte até o fechamento às 19:00.
Marianne
Ola!! Por favor, qual valor (aproximadamente) DE taxi? Saindo da estação Cadet? Gratissima 🙂
Rodrigo Lavalle
Marianne, os sites especializados em cálculo de tarifas dizem 100€.
Rosane
Rodrigo, vou a Paris em outubro e gostaria de programar o jantar no Castelo. Como fazer as reservas? Obrigada!!!!
Rodrigo Lavalle
Rosane, o jantar acontece somente até o dia 03 de outubro. Para reservar entre no site oficial do castelo: http://goo.gl/ulKSry.
Abraços.
ubiraci
Oi gente!!! Por estarmos em Paris vários dias, escolhemos uma 2ªf. para conhecermos o Castelo. A visita foi muito tranquila, pois quase não havia visitantes. O que eu poderia acrescentar é que o ônibus, a partir do mês de junho, só estará disponível aos domingos. (isso foi o que me informou um funcionário da empresa que encontrei na pça em frente à estação). Quanto ao castelo, de fato é muito acolhedor. Diferente de outros que conhecemos, este passa a impressão de residência mesmo. É nítido que houveram muitas reformas e adaptações com o passar dos séculos. Inclusive nos são apresentadas, em um determinado cômodo, mobília e até um porta retrato com fotos atuais de jovens que moraram com a família neste local. Quanto a dinâmica de visitação (direções a seguir), precisa melhorar… De um certo ponto dentro do castelo em diante, fica difícil você entender o sentido de direção. Faltam placas de orientação. Inclusive comentei isso com um funcionário, que reconhece a necessidade. No trecho em que é simulado o local onde o condenado cumpre a sentença, (na verdade num presídio da Itália), não é fácil de entender (para os que não conhecem a história) o motivo do exposto… (o “homem da máscara de ferro”). Enfim, vale sim a pena conhecer este belo château, por tudo que nos apresenta. Quanto a área externa, é de tirar o fôlego! Se o visitante não alugar um carrinho elétrico, não consegue vencer as distâncias imensas a pé na mesma visita. é simplesmente maravilhoso. Muito bem cuidado e nos passa uma sensação de paz e tranquilidade. Ainda mais que o dia estava lindo e a temperatura amena. Recomendo a quem pretenda conhecê-lo, a levar uns “tira gosto” e uma champanhe (que pode ser nacional mesmo, não precisa ser importada… kkk), para degustar num canto qualquer, dessa área verde convidativa. (como vimos alguns casais fazendo isso). Um abraço a todos vocês!
Rodrigo Lavalle
Ubiraci, obrigado pelo depoimento.
Abraços.
Renata
Olá Pessoal! Estive no Castelo em 24 de maio 2015. O castelo é realmente deslumbrante, mas preciso fazer algumas considerações… eu e meu marido fomos de trem até Melun. A área no entorno da estação do RER é bem perigosa, chegamos e logo presenciamos uma briga na saída da estação. O chateaubus sai de frente da estação, mas tem hora marcada. Como ficamos para o jantar a luz de velas, quando retornamos a estação estava mais deserta e cheia de turistas assustados que assim como nós vieram do chateau. Não indico fazer este passeio de trem, seria melhor alugar um carro ou fazer com uma empresa especializada. Um abraço!
Rodrigo Lavalle
Renata, obrigado pelas considerações.
Abraços.
Camila Franzotti
Olá,
Estarei em lua de mel em Paris em Setembro e resevei o jantar para dia 20, às 21h30, no Les Charmilles.
Porém, comprei ingresso para a Torre Eiffel no mesmo dia, para às 16hs.
Estou procurando passagem de trem de Paris a Melun neste dia, no final da tarde, mas não está disponível.
Alguém tem alguma outra indicação?
Obrigada!!
Rodrigo Lavalle
Camila, você pode deixar para comprar as passagens na estação quando chegar em Paris. Se você quiser já garantir contrate uma das empresas de traslado que o Conexão Paris indica:
– https://www.conexaoparis.com.br/categoria/lina-indica/passeios-de-carro_traslados/telma-france-tour/;
– https://www.conexaoparis.com.br/categoria/lina-indica/passeios-de-carro_traslados/franca-entre-amigos/ e
– https://www.conexaoparis.com.br/categoria/lina-indica/passeios-de-carro_traslados/paris-my-driver/.
Abraços.
Andréa Sátiro
Estou começando a ficar triste, vou a Paris de 26/12 a 05/01 e parece que tudo estará fechado.
O Castelo Vaux Le Vicomte só funciona até novembro?
Rodrigo Lavalle
Andréa, o castelo funciona até o dia 11 de novembro. Depois disso, em algumas datas especiais: Os finais de semana dos dias 29 e 30 de novembro e dos dias 6, 7, 13 e 14 dezembro 2014. Todos os dias de 20 de dezembro ao 4 de janeiro (fechado dia 25 de dezembro e 1° de janeiro).
Abraços.
camila
Desculpe o link errado. Você vê essa tabela clicando em Informations pratiques” (no menu principal da pag), depois em “Accés”, a tabela está disponível para download na opção “EN TER DEPUIS PARIS – GARE DE LYON.” Merci!!!
camila
Alguém pode me ajudar a entender a tabela dos horários do trem e do ChateauBus na tabela que fica disponível no site do Castelo? file:///C:/Users/Camila/Downloads/Chateaubus_horaires_2014.pdf
Rodrigo Lavalle
Camila, esse link não é link. Onde, na página do Castelo, eu acho essa tabela?
Abraços.
Rodrigo Lavalle
Camila, por exemplo, o trem sai da Gare de Lyon às 09:19 e chega à Gare de Melun às 09:45. O ChateauBus sai de Melun às 10:00, chega em Melun Place Saint-Jean às 10:10 e ao Château de Vaux le Vicomte às 10:35 e assim por diante.
Para voltar ele sai do Château às 13:30 e chega a Gare de Melun às 13:50.
Abraços.
Ca
O ônibus que faz o trajeto estação-castelo faz ida e volta ?
Rodrigo Lavalle
Ca, faz.
Abraços.
Ana Carolina
Oi Lina! Queria saber se ainda tem a opção de reservar mesa para jantar no castelo Vaux le Vicomte. Pois entrei no site dele e não encontrei. Obrigada!
Lina
Ana Carolina
Se está falando do jantar à luz de velas, veja abaixo. Este é o único jantar oferecido atualmente.
http://www.vaux-le-vicomte.com/preparez-votre-visite/particuliers/visites-aux-chandelles
Emanuele
.
Lina,
acho que não me expressei direito, entao vou tentar de novo..hehehe pensei em ir a versalles pela manha, e na volta vaux le vicomte desta forma: charles de gaulle – porte maillot- rive gauche- porte maillot- charlles de gaulle – gare de lyon- melun e a volta ate charlles de gaulle. Seria possivel fazendo este trajeto? é viavel? como compro o passe para fazer isto? onde entro p saber qual dessas linhas é metro e qual é RER? e os horarios? to cheias de duvidas..espero q possa me ajudar!!!
Emanuele
Ah Lina… e antes que eu me esqueça, queria te agradecer pela indicaçao da paris amigo (fechei translado e city tour com eles) obrigada! Espero q dee td certo!! so estou receosa com relação a versales e vaux le vicomte de metro…rsrss
Lina
Emanuele
Se está receosa, vá com a Paris Amigo a Versailles E Vaux.
Emanuele
Lina,
acho que não me expressei direito, entao vou tentar de novo..hehehe pensei em ir a versalles pela manha, e na volta vaux le vicomte desta forma: charles de gaulle – porte maillot- rive gauche- porte maillot- charlles de gaulle – gare de lyon- melun e a volta ate charlles de gaulle. Seria possivel fazendo este trajeto? é viavel? como compro o passe para fazer isto? onde entro p saber qual dessas linhas é metro e qual é RER? e os horarios? to cheias de duvidas..espero q possa me ajudar!!!
Lina
Emanuelle
Desculpas, mas não estou entendendo seu itinerário. Não existe estação chamada Porte Maillot Rive gauche. O resto também está confuso. Melhor me dizer simplesmente qual é a sua estação e para onde quer ir.
Emanuele
Oi Lina,
preciso da sua ajuda novamente, estou indo semana q vem p paris e queria fzer versalles e vaux le vicomte no mesmo dia, o que vc acha? como faço na volta de verssales para ir para a estação melun? chegando lá tem taxi disponivel ou preciso reversar antes? o onibus do castelo é gratis? pena que em abril no tem jantar de velas…bjos
Lina
Emanuele
Não tem trem direto de Melun para Versailles. Assim fica mais difícil visitar os dois no mesmo dia.
Terá que pegar o trem para Vaux em Paris.
Nas datas acima você tem o ônibus. Ele não é gratuito.
fernanda
eu amo paris e queria trabalhar e morar la e lindo amei muito adoro d+ bjs
assinado:FERNANDA
Telma
Lina,
Estou querendo reservar o jantar Les Carmille para o dia 23.06. A minha duvida ficoubem relacao ao horario, ja que Paris anoitece tarde e o ultimo jantar eh as 21:30. Surte o efeito das velas?
Outra pergunta, eu indo para este castelo , voce me aonselharia a suprimir qual dos outros dois passeios, Versailles ou Vale do Loire?
Abracos
Lina
Telma
Agora são 22.17h e já está ficando escuro. Precisamos de luzes elétricas.
Eu te aconselho visitar Versailles e os castelos do Loire. São lindos.