A cozinha popular francesa aprecia, às vezes, a presença exagerada do alho e penso particularmente na receita tradicional do pernil de carneiro.
Nos almoços de domingo, encontramos com frenquência esta deliciosa carne recheada de dentes de alho. Uma pena. Sob o pretexto de torna-lo mais saboroso o gigot d’agneau, preparado assim, perde seu gosto delicado.
Uma das qualidades da cozinha francesa é a procura por produtos de excelente qualidade e o respeito do gosto original. A prática de maquiar sabores com um tempero exagerado é marginal.
Ainda bem!
Por isso o alho é empregado com cuidado. Para carnes assadas ou cozidas em panelas, o hábito é usar os dentes de alho não descascados, uma maneira de moderar seu gosto pronunciado. E, protegido pela casca, ele se transforma em creme que pode ser degustado, separadamente, com torradas. Uma delícia.
Foi aqui na França que aprendi que o alho oxidado é indigesto, quer dizer, o alho deixado ao ar livre uma vez descascado ou moído. Aprendi também que esta planta foi venerada por várias civilizações pelas suas virtudes medicinais. Hoje sabemos que ele é um poderoso antioxidante.
Dizem mesmo que ele possui virtudes metafísicas, pois afasta os vampiros.
E para os apreciadores, o melhor alho francês se chama ail rose e é cultivado na região de Lautrec. Veja aqui.
Veja também:
– Como os franceses preparam o abacate
– Morango com pimenta. Aprenda esse segredo dos franceses.
– Como comprar e preparar aspargos
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
|
19 Comentários
Mauricio Christovão
Alho é ótimo, sou fã, mas recomendo que no pacto pré-nupcial seja colocada uma lista de preferências culinárias, como por exemplo, se gosta de alho e/ou cebola, se a carne é bem ou mal passada. Isso pode evitar desencantamentos ou divórcios futuros por incompatibilidade culinária.
Vampiro? Acho que não. É mais provável que um lobisomem fosse mais a minha cara peluda. Por via das dúvidas, evito sair de casa nas sextas feiras de Lua Cheia. Nunca se sabe…
Vanessa
Gente, isso e muito verdade sobre a cozinha francesa… Confesso que achei super estranho no começo, pois aqui no Brasil sempre adaptei meu filho desde criança a comer comida temperada, desde os 6 meses em todas as papinhas. Ai, cheguei na Franca e choque, todas as priminhas que estavam na mesma fase que ele só comiam comida totalmente sem nada! E a explicação da pediatra francesa foi que as crianças são introduzidas aos sabores originais, para saberem distinguir um dos outros. Somente depois de adultos começam a saborear os temperos e, como dito aqui, com moderação!!! Outra coisa foi a visita da minha família francesa nas ultimas ferias aqui no Brasil e, pasmem, eles nunca tinham comido carne de um churrasco com sal grosso! Meu tio francês voltou tao maravilhado para a Franca que na primeira oportunidade fez uma carne ao forno, não sei se de lagarto, temperando apenas com sal grosso e ficou simplesmente deliciosa! Eles saíram dizendo ser o primeiro churrasco francês deles 🙂 Vanessa do Blog http://www.byvanessamatos.com So para dizer, estamos com sorteio de um kit de maquiagem da SEPHORA com 64 sombras…
Jane Curiosa
Alho e feijão,hummm…mas meu atual xodó culinário é o alho negro,que como inclusive com sorvete de chocolate.
Denise Castro
Eu sempre gostei de alho e acho que sei usar ele bem.
Gosto de colocar uma cabeça inteira de alho no microondas. É só furar c/um palitinho os dentes, colocar um fio de azeite, sal, cobrir e em 1 minuto temos um alho sem cheiro forte e macio. Conforme a qualidade deste, chega a ficar adocicado.Muito gostoso p/se comer c/torradas.
De
Lina
Denise
Adorei esta receita de alho no microondas!
Madá
Não conheço esse alho rosa. Ele é rosado por dentro ? Também acho o alho muito forte, e considero uma arte utilizá-lo sem brigar com outros sabores. O mais fácil é quando ele é a estrela principal, mas daí tem que combinar com o namorado …
Jacqueline
Com seu forte odor e sabor, o alho afasta não só os vampiros, mas também os namorados.
Lina
Jacqueline
Os namorados vampiros…
Maria das Graças
Alho, sou fã. Mas temos que saber dosar. Dentes de alho entranhados em qualquer carne assada não é recomendado . Bife cheio de alho perde a graça, e se pensarmos que o alho corre o risco de queimar então não há nada pior.
Mas o creme extraído do alho com casca, que podemos colocar na travessa do assado e retirar no final, é muito bom. E se presta a diversas preparações.
O alho amassado com sal que encontramos em nossos supermercados para mim é uma aberração. Um vasilhame enorme, propício a oxidação rápida. E tirar casca de alho é tão simples. Com uma faca larga ou um cutelo é só pressioná-los sobre o dente de alho que ele se amassa e podemos retirar a casca com a maior facilidade.
Tania Baiao
Eu sou fã do alho em muitas preparações também..Mas o que mais me encanta é a receita provençal do Aïoli. Não tem igual!
gustavo
Para os apreciadores do vinho o alho em excesso é um crime visto que impossibilita sua degustação e harmonização.
Nick
Eu particularmente sou um apreciador do alho, adoro de todas as formas. Assado inteiro com a casca, e depois degustado com torradas é algo sublime, recomendo. Aqui no Brasil encontramos alhos vindos da espanha, em conserva e temperados de uma forma que ficam com sabor suave e crocantes.