Todo país tem um emblema outro que a bandeira: a águia na Alemanha, o leão na Inglaterra, o galo na França.
O galo é a figura simbólica mais antiga do país e uma das mais populares.
Se você prestar atenção verá galos para todos os lados.
O mais famoso de todos é o que decora o belo portão de ferro forjado do palácio do Governo, o Palais de Élysée. Quando estiver na avenida Champs Elysées, passe por perto para conhecê-lo.
Gosto muito também do discreto galo que decora os lampadários da ponte Alexandre III.
Ponte Alexandre III (foto: Jean Marie David)
No interior da França, encontramos galos sobretudo no alto das torres das igrejas. Neste caso ele é figura simbólica da proteção.
Galo, no alto das torres das igrejas (foto: Père Igor)
O encontramos também em monumentos importantes como este dedicado aos girondinos na praça Quinconces, em Bordeaux.
Ou nos monumentos dedicados aos mortos da primeira guerra mundial.
Antes de sair do Brasil, não se esqueça de contratar seu seguro viagem, que é um dos documentos necessários para entrar na França.
Compare os preços no site da Seguros Promo e use o código CONEXAO5 para obter 5% de desconto.
A origem
A origem do galo como emblema dos franceses está ligada ao jogo de palavras entre gallus, o habitante da Gaule (nome da região pré-França), e gallus o animal.
Após a queda do império romano, esta representação dos franceses cai no esquecimento. Mas no século XII ela é retomada pelos ingleses e alemães, inimigos da França. Eles diziam que os reis Louis VII e Philippe Auguste possuíam todos os defeitos do galo: brigão, arrogante e com os pés nos excrementos.
Mas com o passar dos anos, os reis franceses transformaram o termo galo em sinônimo de proteção, de coragem, o veiculando à idéia de monarcas defensores dos seus povos, como o galo no galinheiro.
Louis XIV apreciava este emblema e por isso encontramos galos na galeria dos espelhos de Versailles. Já Napoleão o detestava, preferindo as imagens da águia e da abelha.
A verdade é que o galo é o símbolo de uma França rural em vias de desaparecimento e os citadinos não são sensíveis ao seu charme.
Fato curioso, hoje ainda os diplomatas dos outros países, para representarem a França, o utilizam com mais facilidade do que a própria diplomacia francesa. Oficialmente, o galo como emblema está relegado às áreas mais mundanas como, por exemplo, o esporte.
Conheça os guias turísticos do Conexão Paris. Eles vão te ajudar a organizar sua viagem.
Paris: 5 Roteitos, 4 Dias | Essencial do Museu do Louvre | Paris com Crianças | Essencial da Provence
E hoje?
Qual imagem histórica, hoje, poderia representar a França?
O problema está aí. Não existe um outro emblema que seja politicamente correto. Todas as antigas imagens representativas estão relacionadas ou com a monarquia ou com períodos difíceis da história francesa.
Só o rei do galinheiro é neutro e assim ele vai sobrevivendo…
No site da Tiqets você compra ingressos antecipados para museus, monumentos e atrações em Paris, França e Europa.
Use o código 5CONEXAO para obter 5% de desconto.
17 Comentários
Silonei Martins de Carvalho
Acho lindo esse Galo! Adotamos como símbolo do nosso grupo de alunos do curso de Língua Francesa com mais de cinquante cinq ans! Yolanda fez a pesquisa pra nós aqui no Conexão Paris, que eu já leio e indico há muitos anos. Muito bom o artigo. Merci!!
Rodrigo Lavalle
Silonei, que sucesso! Super gratificante saber que ajudamos o grupo!
Martinha
Seempre quis conhecer o pais da gastronomia muito lindo a frança. Espero um dia conhecer eset lugar maravilhoso
Obrigada!
Rodrigo Lavalle
Martinha, venha! Estamos te esperando.
Vinicius
Roberto Ferraz errado, a contribuição da França para a vitória na Primeira Guerra mundial foi muito maior que a dos EUA. A contribuição dos EUA durante a primeira guerra mundial foi pífia, entraram no final, não tinham a maioria das tropas e todos os equipamentos foram fornecidos pela França e Reino Unido.
Roberto Ferraz
DEsculpe-me, mas não houve vitória do galo sobre a águia alemão, mas sim da “BOLD EAGLE” sobre a água alemã (História não é Estória). Se não fossem os aliados comandados pelos americanos os franceses hoje falariam alemão.
Louis Duclos
Minha família descende de aquitanos da França e se permitem, gostaria de complementar: Os romanos chamavam os povos daquela região de Gallus, portanto da Gália, porque usavam cabelos longos e com topete em forma de cristã, loiros ou avermelhados.. Os franceses do Sec XVIII fizeram uma pesquisa de simbologia para cunhar novas moedas e o Galo (Gallus em latim) foi o símbolo escolhido porque o francês sempre considerou-se descendente dos Gallus ou Gauleses. O fato é que os francos e outras raças que vieram para a Gália no Sec IV não eram gauleses mas germânicos. Ainda assim vive no universo francês a ligação mítica com os Gauleses representados por Vercingetórix conhecido nos gibis por Asterix, que originou os nomes terminados em IX como atualmente FELIX. Assim o Galo desde o Sec XVII vem sendo utilizado como símbolo da França
Liége J
Sim e tem até propagandas com o galo representando a França. Acho muito legal
Sérgio junior
Gostaria de uma explicação mais profunda!
Rodrigo Lavalle
Sérgio, todas as explicações que encontramos estão no artigo acima.
Abraços.
Eduardo
Sou Atléticano e apaixonado pela França… não é atoa que o GALO faz parte da minha vida.
Geraldo Jr.
Parabéns Cristiane Pereira ! ” Vous est très sophistiqué”.
Mauricio Christovão
O engraçado é que antigamente muitas igrejas tinham um galo na torre, que geralmente servia para informar a direção do vento.Os portugueses também gostavam do galo, pelo jeito.
Cristiane Pereira
Geraldo Jr. falou e disse tudo, rsrsrs: são duas paixões com o Galo, as minhas: o Atlético mineiro e a França. 😉
Marilia Boos Gomes
Bom Dia!
Agora entendo o porquê de o galo estar ligado à marca francesa de vestuário esportivo. De qualquer forma, mesmo desconhecendo a interessante história que cerca o galo, os apreciadores da citada griffe acabam divulgando a imagem França mundo afora, e com sucesso! Gostei da história. Viva o galináceo!
Cordial abraço.
Geraldo Jr.
Uma França de Joana D’arc e Napoleão,
de Asterix e Obelix e o Galo como símbolo
faz parte da memória coletiva dos aficionados
pela terra de Piaf e Chanel, sob tudo dos Atleticanos.