Semana passada o Globo.com publicou artigo sobre a proibição de tirar fotos da torre Eiffel iluminada. O título do artigo do Globo é: “Turistas podem pagar multa ao tirar fotos da torre Eiffel à noite e postar imagens nas redes sociais”.
O site oficial da torre Eiffel diz o seguinte: construída em 1889, o monumento já caiu no domínio público. As fotos tiradas da torre durante o dia são livres de direito. Mas a iluminação da torre é considerada como obra de arte e submetida à direitos autorais. Aqueles que querem usar a imagem da torre à noite para fins comerciais ou profissionais são obrigados a pedirem autorização à SETE, Société d’Exploitation de la Tour Eiffel.
Nós achamos que existe uma diferença entre fotos tiradas por turistas e publicadas nas redes sociais e fotos usadas para fins comerciais ou profissionais.
Fiz uma pesquisa no Instagram por #torreeiffel e tive como resultado:
#toureiffel 520.019 publicações
#toureiffelparis 939 publicações
#toureifell 745 publicações
#toureifelle 334 publicações
#toureiffelbynight 303 publicações
#tour eiffelview 177 publicações
O número de fotos da torre iluminada é imenso nas redes sociais.
O artigo do Globo provocou uma pequena discussão familiar e nós chegamos à seguinte conclusão: a empresa Conexão Paris não pode publicar fotos da torre Eiffel à noite na sua página Facebook ou nas outras redes sociais.
Mas cada um de nós, individualmente, como qualquer turista, podemos publicar nossas fotos diurnas ou noturnas diante de um dos mais visitados monumentos do mundo, desde que não seja para fins comerciais ou profissionais.
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
|
32 Comentários
FABIO
OLÁ RODRIGO! EU E MINHA ESPOSA VAMOS A PARIS NO DIA 02/11/15 E FICAREMOS A´TE 07/11/15. ESTA ÉPOCA É CONSIDERADA BAIXA TEMPORADA. É MAIS BARATO COMPRAR INGRESSO ONLINE ANTECIPADO PARA O PASSEIO NA TORRE EIFFEL, MUSEU DO LOUVRE E PALACIO VERSALHES OU PODEMOS COMPRAR NA HORA?? SE NÃO COMPRARMOS ONLINE COM ANTECEDÊNCIA, AS FILAS PARA ESSA ÉPOCA DO ANO É GRANDE? AGRADECEMOS DESDE JÁ. OBRIGADO!
Rodrigo Lavalle
Fábio, as filas são sempre grandes, em novembro um pouco menos, mas o recomendado é sempre comprar com antecedência. Compre o ingresso para a Torre e para Versailles nos respectivos sites oficiais. Leia os nossos artigos sobre esses locais: https://www.conexaoparis.com.br/2015/07/13/passo-a-passo-da-compra-de-ingressos-da-torre-eiffel/ e https://www.conexaoparis.com.br/2015/02/18/quando-e-como-visitar-versailles.
Compre o ingresso para o Louvre no Office du Tourisme, próximo ao Louvre (https://www.conexaoparis.com.br/2012/10/07/desembarcou-em-paris-sem-reservas/), e entre pela Porta dos Leões (https://www.conexaoparis.com.br/2008/09/22/como-entrar-no-louvre-sem-fila/).
Aqui no blog nós vendemos ingressos para vários monumentos em Paris: https://www.conexaoparis.com.br/lojinha/categorias-de-produto/ingressos-monumentos/.
A guia Zilda Figueiredo oferece também visitas guiadas ao Louvre e à Versailles já com o ingresso incluído e acesso prioritário sem filas: https://www.conexaoparis.com.br/servicos/visitas-guiadas-ao-castelo-de-versailles-louvre-e-outros-museus/.
Abraços.
Dillemba
Tânia, acabei de fazer uma simulação e eles colocaram ingressos à venda para o 3º andar (sommet) dia 2/4 às 14hs. Tenta de novo, quem sabe dá certo.
Rodrigo Lavalle
Dillemba, o segredo é esse: insistir.
Abraços.
Tania
Estarei em Paris no periodo de 01 a 06/04 e consultei o site oficial da compra de ingressos da torre e eles não estão disponíveis nessas datas. Já estão esgotados? É confiável o site que vende o ingresso da torre com passeio de barco pelo Sena, chamado de Get your Guide?
Rodrigo Lavalle
Tânia, os ingressos antecipados para a Torre são os mais difíceis para se conseguir pois eles só são vendidos no site oficial do monumento e se esgotam em questão de minutos. Eu te aconselho a ir tentando pelo site todos os dias, várias vezes ao dia (mesmo que eles já estejam esgotados). Novos lotes de ingressos vão sendo colocados à venda aleatoriamente. O segredo é insistir. Caso você realmente não tenha sucesso, a única solução é ir até a Torre no dia da sua preferência e entrar na fila. Todo mundo consegue subir, é só ter paciência.
Não conheço esse site.
Abraços.
raquel gouçauvea
H mensagem que eu vou nadar e que um dia eu Raquel quero ver a torre de perto mas eu espero até que um dia eu veja de perto.
raquel gouçauvea
Eu Raquel hoje eu vejo que torre Eiffel em revista e em internete.Mas um dia eu quero ver a torre na ninha frete mas eu não ten or uma condição boa para poder ir ver de perto mas não estou triste pro que eu sei que um dia eu vou poder ver la de perto..
kariny
Somos turistas aqui. Vamos fotografar. A torre esta linda demais.
Sonia Quaresna
Gente! Se não sou uma empresa….sou uma turista em Paris…é claro que posso tirar foto da torre..com ou sem iluminação…..que coisa mais descabida!!!
Fabricio Araujo
Já tinha ouvido falar disso mas NUNCA soube de ninguém que tenha pago multa por isso. Alguém já soube?