.
A leitora Cristiane me enviou um artigo, publicado no blog de Luiz Nassif, com o depoimento de uma professora brasileira que não pode entrar na França. Ao chegar no aeroporto Charles de Gaulle ela ficou presa em uma sala e em seguida foi reconduzida ao Brasil.
Contatei a Embaixada da França no Brasil pedindo a lista dos documentos necessários, enquanto turista, para entrar na França. Me responderam fornecendo um link para o site da Embaixada onde encontrei as seguintes informações:
Todos os estrangeiros, submetidos ou não a um visto de curta duração, que desejarem ingressar na França, devem obrigatoriamente estar munidos de um seguro-saúde e de repatriamento no valor mínimo de 30.000 euros e que cubra todo o território “Schengen” (França, Alemanha, Grécia, Espanha, Itália, Áustria, Portugal, Finlândia, Suécia, Noruega, Bélgica, Holanda, Dinamarca, Islândia e Luxemburgo).
Todos os estrangeiros, submetidos ou não a um visto de curta duração, que desejarem ingressar na França para uma visita particular, familiar ou turística, devem estar de posse de uma reserva de hotel ou um atestado de acolhimento.
O atestado de acolhimento é solicitado pela pessoa que irá hospedar o estrangeiro à prefeitura de seu domicílio. O original desse atestado deverá ser assinado pelo prefeito que o concedeu e visado pelo serviço de vistos do Consulado Geral para aqueles que precisam de visto.
São dispensados de apresentar um atestado de acolhimento:
– os estrangeiros que desejarem efetuar na França uma estada de caráter humanitário ou cultural;
– os estrangeiros que se dirijam à França no contexto de uma emergência médica;
– os estrangeiros que se dirijam à França para os funerais de uma pessoa próxima;
– os familiares de franceses (cônjuge, filhos);
– os familiares de cidadãos da Comunidade Européia.
A Luciana M. do blog Dividindo Bagagem me informou que o Rodrigo Purish, do blog Aquela Passagem, tem um post sobre este assunto. Eu li, está ótimo, mas já teve uma modificação: a imigração não aceita mais uma carta do habitante dizendo que vai hospedar o turista. É preciso apresentar a declaração oficial dada pela Prefeitura.
Se alguém tiver informações complementares peço que nos informe. Porque atravessar o Atlântico, ser mal tratado e colocado de volta no primeiro vôo é uma experiência amarga.
Leia também:
- Documentos, vistos e malas
- Tudo o que você precisa saber para viajar com crianças para a Europa
- Conselhos da Receita Federal para turistas
- Para evitar aborrecimentos: informações sobre bagagens, produtos proibidos e limites da alfândega
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
|
1761 Comentários
Augusto
Aluguei um apartamento em Paris por um mês. Basta o contrato do aluguel, com os dados da proprietária, do imóvel e do tempo da estadia para efeitos de imigração? Abs
Lina
Augusto
Basta este contrato.
viviane
oi eu estou querendo viajar para paris o proximo més passar 10 dias pq ganhei a passagem da minha vó vou estar em um hotel,tenho cartao visa internacional de limite de 2.900 reais o que eu precissaria mais para nao ter poblemas para entar?me explica desse tal seguro eu tenho q fazer tb? e como faço?espero sua resposta muito obrigada.
Lina
Viviane
Você tem que ter seguro de saúde de viagem. Entre em uma agência de viagem e pergunte qual a seguradora você contata.
Ana
Lina, brigada pela resposta. Liguei na embaixada hoje e me informaram que nem com o contrato nem com a cópia do passaporte do meu tio é garantia de nos deixarem entrar no país. Estou pensando em fazer uma reserva no hotel mais barato que existir, só pra garantir. Você conhece algum bem baratinho? Se fizermos as reservas e quisermos cancelar quando chegarmos, existe a possibilidade de reembolso? Muito muito obrigada!
Lina
Ana
Não sei te dizer se poderá ter reembolso. Reserve um albergue, fica mais barato.
Ana
Olá, minha dúvida é a seguinte: Meu tio, que mora nos EUA, viaja muito a trabalho. Como ele vai muito à Paris, a empresa dele alugou um apartamento (o contrato de aluguel está no nome da empresa) para que ele se hospede quando estiver na cidade. Ele vai disponibilizar o apartamento pra mim e pra minha irmã irmos agora dia 14/06. No entanto ele não está em Paris no momento, e não tem como registrar a carta de acolhimento na prefeitura. Como fazemos neste caso?
Lina
Ana
Peça a ele para te enviar o contrato de aluguel.Pelo menos terão este documento.
Karla Araújo
Boa noite, o nosso destino é Munique, faremos apenas conexão em Paris. Vamos passar por Munique, Viena, Veneza, Florença e Roma. Apenas em Munique ficaremos na casa de amigos, nos demais lugares temos hotel comprado. Meu marido possui cidadania e passaporte austríaco. De acordo com o que disse, familiares de cidadão europeu não necessitam de carta-convite, ou seja, eu sou sua cônjuge, então não é necessário. Seria isso? O que acha?
Lina
Karla
Não sou especialista. Apenas passei a informação dada por orgãos do governo.
Se tiver dúvida e estiver insegura, melhor consultar o consulado do Brasil.
thyago chrisostomo
ola queria tirar uma duvida,, vou para Paris vou fazer conexao na italia sera q vou ter algum problema in paris ,,, ou sera q eu fazendo conexao in lisboa sera melhor tire minhas duvidas por favor.eu tenho permesso di lavouro di parruchierier di rome morava la italia , mas agora estou no brasil sera mas complicado pra mim conseguir entrar in paris ?
Lina
Thyago
Não sei te dizer.
Às vezes, em vôos com escala, não passo pelo controle em Paris. Outras vezes, sou controlada duas vezes. Imprevisível.
Mit
Querida Lina,
Muito obrigada por sua resposta!
Gostaria de dar uma sugestão para o blog:
Teria como paginar os comentários e/ou colocar um permalink em cada comentário? Eu custei a achar a resposta do meu…
O site vai carregando de 50 em 50 até chegar na data.
Esse por exemplo tem mais de 1.100 comentários!
Um abraço e o blog é um espetáculo, parabéns! 😉
Lina
Mit
Vamos olhar este aspecto.
Antonio Marcos
Como o comprovante do hotel chega para que seja apresentado na entrada em paris eles enviam por email e imprime é isso?
Lina
Antonio
Basta você imprimir a confirmação das reservas dos hotéis.
Thereza Fontana
Pretendo ficar quatro meses em Paris, mas neste ínterim voltarei ao Brasil por uma semana. Pergunta eu voltando e retornando a frança a contagem como fica, volta a valer os 90 dias?obrigada Thereza
Lina
Thereza
Eu ja te respondi, olhe abaixo.
Thereza Fontana
Pretendo ficar quatro meses em Paris, mas neste ínterim voltarei ao Brasil por uma semana. Pergunta: eu voltando e retornando a frança a contagem como fica, volta a valer os 90 dias?obrigada Thereza