.
A leitora Cristiane me enviou um artigo, publicado no blog de Luiz Nassif, com o depoimento de uma professora brasileira que não pode entrar na França. Ao chegar no aeroporto Charles de Gaulle ela ficou presa em uma sala e em seguida foi reconduzida ao Brasil.
Contatei a Embaixada da França no Brasil pedindo a lista dos documentos necessários, enquanto turista, para entrar na França. Me responderam fornecendo um link para o site da Embaixada onde encontrei as seguintes informações:
Todos os estrangeiros, submetidos ou não a um visto de curta duração, que desejarem ingressar na França, devem obrigatoriamente estar munidos de um seguro-saúde e de repatriamento no valor mínimo de 30.000 euros e que cubra todo o território “Schengen” (França, Alemanha, Grécia, Espanha, Itália, Áustria, Portugal, Finlândia, Suécia, Noruega, Bélgica, Holanda, Dinamarca, Islândia e Luxemburgo).
Todos os estrangeiros, submetidos ou não a um visto de curta duração, que desejarem ingressar na França para uma visita particular, familiar ou turística, devem estar de posse de uma reserva de hotel ou um atestado de acolhimento.
O atestado de acolhimento é solicitado pela pessoa que irá hospedar o estrangeiro à prefeitura de seu domicílio. O original desse atestado deverá ser assinado pelo prefeito que o concedeu e visado pelo serviço de vistos do Consulado Geral para aqueles que precisam de visto.
São dispensados de apresentar um atestado de acolhimento:
– os estrangeiros que desejarem efetuar na França uma estada de caráter humanitário ou cultural;
– os estrangeiros que se dirijam à França no contexto de uma emergência médica;
– os estrangeiros que se dirijam à França para os funerais de uma pessoa próxima;
– os familiares de franceses (cônjuge, filhos);
– os familiares de cidadãos da Comunidade Européia.
A Luciana M. do blog Dividindo Bagagem me informou que o Rodrigo Purish, do blog Aquela Passagem, tem um post sobre este assunto. Eu li, está ótimo, mas já teve uma modificação: a imigração não aceita mais uma carta do habitante dizendo que vai hospedar o turista. É preciso apresentar a declaração oficial dada pela Prefeitura.
Se alguém tiver informações complementares peço que nos informe. Porque atravessar o Atlântico, ser mal tratado e colocado de volta no primeiro vôo é uma experiência amarga.
Leia também:
- Documentos, vistos e malas
- Tudo o que você precisa saber para viajar com crianças para a Europa
- Conselhos da Receita Federal para turistas
- Para evitar aborrecimentos: informações sobre bagagens, produtos proibidos e limites da alfândega
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
|
1761 Comentários
Jean
No caso da quantia exigida, posso entrar na França com dinheiro em Travel Money?
conexaoparis
Jean
Pode entrar com o Travel Money.
Francielli S.
Se eu vou me hospedar em hotel, somente o comprovante de reserva impresso é o suficiente? E quanto ao seguro? O certificado do seguro impresso é o suficiente?
conexaoparis
Francielli
Comprovante de reserva e comprovante de seguro bastam.
Carlos Augusto de Amorim Costa
Conexaoparis
Iremos quatro amigos nos hospedarmos em Londres por 7 dias em casa de amigos. Nossa entrada na Europa será em Paris (voo da air france), onde retornaremos após esses 7 dias através do Eurostar. Minha dúvida: O atestado de acolhimento que meu amigo em Londres irá solicitar poderá constar o nome de nós 4, ou deverá ser emitido um documento desses para cada um de nós?
Grato.
conexaoparis
Carlos
Não sei te responder. Seu amigo deve explicar a situação. Mas este atestado é uma exigência francesa. Tem que ser pedido na França pela pessoa que vai hospedar estrangeiros. Não é o seu caso.
juliana
gente por favor acabei de saber que é preciso uma carta convite para que eu possa ingressar na frança e hoje é dia 12 e minha viagem esta marcada para o dia 24 agora de dezembro com quantos dias a carta convite fica pronta ?pois vou pedir pra meu namorado dar entrada e será que vai dar tempo de chegar ao brasil antes do dia 24 estou desesperada por informações ele mora em Nantes esta estudando lá por favor me ajudem estou com a passagem comprada a de ida e volta vou ficar 24 dias estou com o seguro viagem só n sabia dessa carta aguardo resposta urgente!
conexaoparis
juliana
A lei diz que é necessário esta carta. Peça ao seu namorado para ver em quanto dias a prefeitura do bairro dele a entrega. Talvez dê tempo.
Senão tente. Muitos entram e não são controlados.
Rogério
Tenho 16 anos e planejo ir para Londres com a minha irmã mais velha(23 anos) e meu cunhado(25 anos), alguém pode me informar todas as coisas que eu preciso ter para poder ir com eles? Coisas do tipo, autorizações dos meus pais… Enfim.
conexaoparis
Rogério
somente a polícia federal pode te informar corretamente.
eduardo
obviamente vou dizer a verdade, mas só não sei qual endereço preencher londres ou paris ou os 2? tenho toda a documentação reserva hoteis, bilhete do trem, seguro e o dinheiro
conexaoparis
eduardo
forneça os dois endereços.
eduardo
minha duvida é a seguinte:
estou viajando sozinho para paris mas no mesmo dia viajo de trem para londres depois amsterdan e depois retorno para paris e fico 3 dias e retorno ao brasil, gostaria de saber se preencho hotel de londres ( 1 dia de estadia) ou o hotel de Paris na declaraçao ? será que terei problemas entrar por paris e preencher hotel de londres?
grato pela resposta
conexaoparis
Eduardo
Acho que deveria dizer a verdade.
Danilo
Conexao paris
Estou indo para Paris esta semana tenho alguns amigos la q irao me hospedar mais nao tenho uma carta de acolhimento, tenho apenas o endereco, telefone e nome completo das pessoas onde irei estar hospedado sera q terei problema com isso?
Danilo
conexaoparis
Danilo
A lei diz que precisa o certificado.
Talvez passe sem problemas, mas eu sou obrigada a dizer o que a lei determina.
Luis André
Ok Pessoal!!!
Muito obrigado pela informação…enquanto isso continuo conectado nas últimas e melhores de Paris, trazidas por vcs!!
Abços
Luis André
Olá Conexão,
Primeiro quero parabenizar pelo excelente trabalho!!! Irei a Europa pela primeira vez e estou tirando todas minhas dúvidas com vcs, mas ainda tenho uma questão. Ficarei em Paris a maior parte do tempo, mas tb irei a Londres e AMsterdã e minha dúvida é, se a Inglaterra não faz parte do tratado de schengen, terei de fazer outro tipo de seguro – saúde para entrar em Londres?
Por favor me esclareçam essa questão.
Abços
conexaoparis
Luis
Você entra com o mesmo seguro saúde. Pelo menos nunca ouvi nada ao contrário.