.
A leitora Cristiane me enviou um artigo, publicado no blog de Luiz Nassif, com o depoimento de uma professora brasileira que não pode entrar na França. Ao chegar no aeroporto Charles de Gaulle ela ficou presa em uma sala e em seguida foi reconduzida ao Brasil.
Contatei a Embaixada da França no Brasil pedindo a lista dos documentos necessários, enquanto turista, para entrar na França. Me responderam fornecendo um link para o site da Embaixada onde encontrei as seguintes informações:
Todos os estrangeiros, submetidos ou não a um visto de curta duração, que desejarem ingressar na França, devem obrigatoriamente estar munidos de um seguro-saúde e de repatriamento no valor mínimo de 30.000 euros e que cubra todo o território “Schengen” (França, Alemanha, Grécia, Espanha, Itália, Áustria, Portugal, Finlândia, Suécia, Noruega, Bélgica, Holanda, Dinamarca, Islândia e Luxemburgo).
Todos os estrangeiros, submetidos ou não a um visto de curta duração, que desejarem ingressar na França para uma visita particular, familiar ou turística, devem estar de posse de uma reserva de hotel ou um atestado de acolhimento.
O atestado de acolhimento é solicitado pela pessoa que irá hospedar o estrangeiro à prefeitura de seu domicílio. O original desse atestado deverá ser assinado pelo prefeito que o concedeu e visado pelo serviço de vistos do Consulado Geral para aqueles que precisam de visto.
São dispensados de apresentar um atestado de acolhimento:
– os estrangeiros que desejarem efetuar na França uma estada de caráter humanitário ou cultural;
– os estrangeiros que se dirijam à França no contexto de uma emergência médica;
– os estrangeiros que se dirijam à França para os funerais de uma pessoa próxima;
– os familiares de franceses (cônjuge, filhos);
– os familiares de cidadãos da Comunidade Européia.
A Luciana M. do blog Dividindo Bagagem me informou que o Rodrigo Purish, do blog Aquela Passagem, tem um post sobre este assunto. Eu li, está ótimo, mas já teve uma modificação: a imigração não aceita mais uma carta do habitante dizendo que vai hospedar o turista. É preciso apresentar a declaração oficial dada pela Prefeitura.
Se alguém tiver informações complementares peço que nos informe. Porque atravessar o Atlântico, ser mal tratado e colocado de volta no primeiro vôo é uma experiência amarga.
Leia também:
- Documentos, vistos e malas
- Tudo o que você precisa saber para viajar com crianças para a Europa
- Conselhos da Receita Federal para turistas
- Para evitar aborrecimentos: informações sobre bagagens, produtos proibidos e limites da alfândega
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
|
1761 Comentários
maria
ola;
To querendo ir pr Paris em dezembro vou passar 3meses,o problema é que minha amiga me enviou a carta convite e coloucou como se eu fosse viajar dia 15 de novembro e retornar 15 de fevereiro,acontece que só vou viajar dia 1 de dezembro,será que a imigracao aceita essa carta ou é necessário fazer outra?A prefeitura da cidade onde ela mora disse que não ha possibilidade de fazer outra, acontece que tenho medo da imigracao encrencar com isso, já que viajo 15 dias após a data estipulada na carta……Me auxilie por favor…
abraco
conexaoparis
Maria
Não sei te dizer se eles vão aceitar ou não. A única solução é tentar.
Luciano Melo
Francisco
Seu namorado deve lhe mandar um atestado de acolhimento que é um documento oficial que ele vai retirar na prefeitura da cidade que ele mora.Com este documento em mãos você vai poder entrar na França, junto com os demais requisitos (seguro, dinheiro, etc…).
francisco
Olá, estou indo para frança em março, Meu namorado mora lá é frances.
E ele comprou minha pssagem, mas estou com medo de quando chegar lá eles perguntarem por o voucher do hotel. Sendo que irei ficar na casa dele. E o que eu faço sera? me ajuda. Passagens compradas, mesmo que tenha grana corro o risco de ser deportado??? tendo assim amex com limite alto conta corrente, poupança alguns dolares e euros? ou como posso fazer ter alguma carta com os documentos dele?
Rodrigo Araújo
Olá!
Na entrada em Paris, é possivel se comunicar em inglês com os agentes ou somos questionados somente em francês?
Obrigado pelos esclarecimentos.
conexaoparis
Rodrigo
Acho que hoje em dia todos os agentes que lidam com turistas falam inglês. Mas não posso garantir.Não fique preocupado com esse detalhe. A imigração é tranquila para quem tem os documentos pedidos.
Darlon
Creio que tirei todas as minhas duvidas,com os posts dos amigos acima,pois estarei embarcando em Brasília dia 31 de OUT,com conexão RIO/PARIS/BELGICA ,estou muito apreensivo..a minha unica dúvida era em relação à vacina,estou com todos os documentos exigidos,e aguardando a hora da viagem…peço que me desejem boa sorte…quando eu estiver lá postarei como foi minha entrada na frança…obrigado
Luciano Melo
Thiago Loureiro
à princípio sim,porém não é raro eles fazerem uma vistoria nestes voos também. Acho que deve ser por amostragem…
Thiago Loureiro
Luciano Melo,
Mas os vôos dentro das regiões do Tratado de Shengen, não são considerados como “domésticos”?
Luciano Melo
Thiago
Não precisa vacina.
Tem todos os documentos.
Vai passar na imigração em Lisboa. Depois vai depender do humor do pessoal de cada país. Pode ter que passar em todos ou em nenhum outro. Não se preocupe. Com a documentação em dia vai passar tranquilo.
Thiago
Boa tarde,
Em Fevereiro irei pela primeira vez ao continente europeu. Irei de Tap, e ficarei em Lisboa, Madrid, Barcelona e Paris (ORY). Tenho algumas dúvidas, a primeira é em relaçao à atualização das vacinas, realmente é necessário, se sim, quais vacinas?
Outra questão é da imigração; vou a turismo, sou servidor público federal, tenho as todos os bilhetes aéreos, vouchers de hotéis, seguro, dinheiro em espécie e cartao de credito internacional… Terei que passar pela imigração somente em Lisboa ou também nas outras cidades?
Agradeço desde já a atençao pessoal, abraços!
conexaoparis
Thiago
O Luciano te respondeu muito bem.
Thalita
Olá, tenho lido os comentários, mas não encontrei nenhum q esclarecesse a minha dúvida, se alguém puder me ajudar ficaria agradecida.
Eu vivo em Portugal, tenho o visto, ou seja, sou legalizada. Minha família vem cá passar férias, e kero levar minha filha e minha mãe para a Disney-Paris. Tenho as reservas do hotel, td como deve ser. Não sei se está incluído o seguro de 30.000. Alguém pode me dizer se terei problemas em entrar no país?
conexaoparis
Thalita
Você mora em Portugal e deve ter seguro europeu.
Se sua mãe e filha moram no Brasil, dever ter seguro viagem para entrarem na Europa.