.
A leitora Cristiane me enviou um artigo, publicado no blog de Luiz Nassif, com o depoimento de uma professora brasileira que não pode entrar na França. Ao chegar no aeroporto Charles de Gaulle ela ficou presa em uma sala e em seguida foi reconduzida ao Brasil.
Contatei a Embaixada da França no Brasil pedindo a lista dos documentos necessários, enquanto turista, para entrar na França. Me responderam fornecendo um link para o site da Embaixada onde encontrei as seguintes informações:
Todos os estrangeiros, submetidos ou não a um visto de curta duração, que desejarem ingressar na França, devem obrigatoriamente estar munidos de um seguro-saúde e de repatriamento no valor mínimo de 30.000 euros e que cubra todo o território “Schengen” (França, Alemanha, Grécia, Espanha, Itália, Áustria, Portugal, Finlândia, Suécia, Noruega, Bélgica, Holanda, Dinamarca, Islândia e Luxemburgo).
Todos os estrangeiros, submetidos ou não a um visto de curta duração, que desejarem ingressar na França para uma visita particular, familiar ou turística, devem estar de posse de uma reserva de hotel ou um atestado de acolhimento.
O atestado de acolhimento é solicitado pela pessoa que irá hospedar o estrangeiro à prefeitura de seu domicílio. O original desse atestado deverá ser assinado pelo prefeito que o concedeu e visado pelo serviço de vistos do Consulado Geral para aqueles que precisam de visto.
São dispensados de apresentar um atestado de acolhimento:
– os estrangeiros que desejarem efetuar na França uma estada de caráter humanitário ou cultural;
– os estrangeiros que se dirijam à França no contexto de uma emergência médica;
– os estrangeiros que se dirijam à França para os funerais de uma pessoa próxima;
– os familiares de franceses (cônjuge, filhos);
– os familiares de cidadãos da Comunidade Européia.
A Luciana M. do blog Dividindo Bagagem me informou que o Rodrigo Purish, do blog Aquela Passagem, tem um post sobre este assunto. Eu li, está ótimo, mas já teve uma modificação: a imigração não aceita mais uma carta do habitante dizendo que vai hospedar o turista. É preciso apresentar a declaração oficial dada pela Prefeitura.
Se alguém tiver informações complementares peço que nos informe. Porque atravessar o Atlântico, ser mal tratado e colocado de volta no primeiro vôo é uma experiência amarga.
Leia também:
- Documentos, vistos e malas
- Tudo o que você precisa saber para viajar com crianças para a Europa
- Conselhos da Receita Federal para turistas
- Para evitar aborrecimentos: informações sobre bagagens, produtos proibidos e limites da alfândega








1761 Comentários
Anna
Camila,
Fui a Paris em 2010 pela Tap, passando pela alfandega portuguesa. Foi tranquilo, nao me pediram nada e como vc fiquei na casa de amigos.Para Paris nao passei mais por imigracao . Desci no aeroporto Orly sem problema algum.
Espero ter te ajudado com a minha experiencia.
Boa viagem!
Camila
Olá Lina,
Mais uma vez venho recorrer a você!
Eis minha questão:
Fui a Paris em fevereiro do ano passado, cheguei pelo CDG e me pediram tudo – e graças a Deus estava tudo certo – entrei no País e fiz uma viagem linda.
Agora quero voltar, comprei a minha passagem para o final do mês. desta vez estarei indo pela TAP – ou seja vou entrar na UE por lá. Estou certa? – Queria saber se os Portugueses são tão criteriosos como os Franceses foram ? E mais uma dúvida, vou ficar na casa de um amigo lá, eu mostrando o contrato de aluguel serve como estadia? E este contrato eu vou mostrar na imigração em Portugal ou chegando em paris eu ainda passo por algum serviço de imigração?
Abraços.
Camila
conexaoparis
Camila
Esta situação é imprevisível. Tanto os portugueses podem pedir os documentos quanto os franceses. Ou então ninguém pede nada alem do passaporte. Trata-se de uma roleta. Uma questão de sorte.
Mas com o contrato de aluguel + seguro viagem estará tudo em ordem.
Ubiratã
Cheguei de Paris sabado passado.Eu e minha mulher,depois de lermos esses comentários, estavamos “armados” com todas as exigencias possíveis(menos a vacina da febre amarela).Chegando na imigração as unicas palavras trocadas entre mim e o agente da imigração foram:Bon jour.Só.Foi até frustrante,rs.
Elaine Domingues
Olá Lina!!!
Vou a Paris em junho e ficarei num apartamento alugado por quase 30 dias…Vc sabe quais documentos eu devo apresentar sobre isso na Imigração já que não ficarei em hotel?
Outra dúvida: Tenho um amigo frances que disse que para conseguir o Attestation d´accueil é super burocratico em Paris e que eles pedem uns 20 documentos e que tb demora muito para sair….Vc sabe se ainda é assim tão problemático?
Parabéns pelo Blog!!
Elaine
conexaoparis
Elaine
Peça um contrato de aluguel e pronto.
Basta isto.
Este contrato é comprado nas papelarias de Paris. O proprietário assina, escaneia e te manda.
Jorge Ferreira - SP - Capital
Bem cheguei em paris , e não tive qualquer problema na imigração . Assim que sai do avião ja houve uma primeira triagem , do meu voo apenas umas duas pessoas ficaram para trás , logo apos essa primeira triagem houve uma segunda parada , um oficial me perguntou que seu eu fala frances eu disse que nao , ai ele me perguntou em ingles quantos dias eu ia ficar e se estava sozinho e me pediu para seguir em frente , na imigraçao o oficial pegou meu passaport , viu o carimbo de londres nao me falou nada caribou meu passaport , não me pediram nada , as trouxe td que exigia …. imigração é chato , mas nao e bicho de sete cabeça , isso acontece pq muita gente vem de má fé .
Jorge
Jorge Ferreira - SP - Capital
Bem estou no escrevendo nesse exto momento do aeroporto de Guarulhos , meu voo para Paris é daqui a 2 hrs , voo direto Tam , Estou com passagem de ida e volta , reserva de hotel , seguro de 30000 euros , recibo de ferias e ultimo holerite , com esses documentos nao tive problemas para entrar em Londres ano passado .
Jorge
Fê Costta - viaggio mondo
Nossa senhora, 800 comentários!!! Estava no google procurando saber se o seguro World Nomads é aceito no espaço Schengen (especificamente Amsterdam) e cheguei aqui! kkkk Mas nem conseguí buscar em meio a tanto comentário. Que maravilha, sucesso total!! 🙂
Bjo
Sueli OVB
FLAVIA
Informação do site da Polícia Federal:
10 – Passaporte com mínimo de 6 meses de validade
Alguns países exigem que o passaporte tenha no mínimo 06 meses de validade. Dessa forma, requeira novo passaporte antes do atual expirar, a fim de que sejam evitados problemas na Fiscalização Imigratória do país de destino.
Flavia
Pessoal,
Preciso tirar uma dúvida com relação a data de expiração do passaporte de meu filho, que na ocasião da viagem para Paris terá 3 anos.
Viajaremos em Julho 2011 e retorno em 10/Agosto/2011, eu, meu marido, meu filho (3 anos), minha mãe, sogra e sogro.
Haveria a chance de meu filho ter algum problema na imigração pois a data de expiração do passaporte dele é Outubro de 2011? Alguém passou por alguma experiência parecida? Muito obrigada, Flávia Santoro Moneró
Debora
Obrigada Beth!