.
A leitora Cristiane me enviou um artigo, publicado no blog de Luiz Nassif, com o depoimento de uma professora brasileira que não pode entrar na França. Ao chegar no aeroporto Charles de Gaulle ela ficou presa em uma sala e em seguida foi reconduzida ao Brasil.
Contatei a Embaixada da França no Brasil pedindo a lista dos documentos necessários, enquanto turista, para entrar na França. Me responderam fornecendo um link para o site da Embaixada onde encontrei as seguintes informações:
Todos os estrangeiros, submetidos ou não a um visto de curta duração, que desejarem ingressar na França, devem obrigatoriamente estar munidos de um seguro-saúde e de repatriamento no valor mínimo de 30.000 euros e que cubra todo o território “Schengen” (França, Alemanha, Grécia, Espanha, Itália, Áustria, Portugal, Finlândia, Suécia, Noruega, Bélgica, Holanda, Dinamarca, Islândia e Luxemburgo).
Todos os estrangeiros, submetidos ou não a um visto de curta duração, que desejarem ingressar na França para uma visita particular, familiar ou turística, devem estar de posse de uma reserva de hotel ou um atestado de acolhimento.
O atestado de acolhimento é solicitado pela pessoa que irá hospedar o estrangeiro à prefeitura de seu domicílio. O original desse atestado deverá ser assinado pelo prefeito que o concedeu e visado pelo serviço de vistos do Consulado Geral para aqueles que precisam de visto.
São dispensados de apresentar um atestado de acolhimento:
– os estrangeiros que desejarem efetuar na França uma estada de caráter humanitário ou cultural;
– os estrangeiros que se dirijam à França no contexto de uma emergência médica;
– os estrangeiros que se dirijam à França para os funerais de uma pessoa próxima;
– os familiares de franceses (cônjuge, filhos);
– os familiares de cidadãos da Comunidade Européia.
A Luciana M. do blog Dividindo Bagagem me informou que o Rodrigo Purish, do blog Aquela Passagem, tem um post sobre este assunto. Eu li, está ótimo, mas já teve uma modificação: a imigração não aceita mais uma carta do habitante dizendo que vai hospedar o turista. É preciso apresentar a declaração oficial dada pela Prefeitura.
Se alguém tiver informações complementares peço que nos informe. Porque atravessar o Atlântico, ser mal tratado e colocado de volta no primeiro vôo é uma experiência amarga.
Leia também:
- Documentos, vistos e malas
- Tudo o que você precisa saber para viajar com crianças para a Europa
- Conselhos da Receita Federal para turistas
- Para evitar aborrecimentos: informações sobre bagagens, produtos proibidos e limites da alfândega








1761 Comentários
Milena Torres
Olá!
Gostaria de uma ajuda!
Irei ficar 20 dias na Suíça e estou levando cartão internacional, o dinheiro necessário para os 20 dias (calculando os 60 euros p/dia exigidos), a passagem de ida e volta e a carta convite.
Alguns sites estão me orientando a levar comprovantes de trabalho,estudo porém no momento não estou estudando e fui desligada da minha empresa recentemente. Neste caso, existe a possibilidade de eles implicarem com a minha entrada?
Obrigada.
elvys miranda
ola!
estou com uma duvida!
é obrigado eu levar cartao de credito alem do dinheiro q vou levar?
ficarei grato pe la ajuda!
HELIO JR
DEDECA
Sobre os medicamentos:
Sempre os levo comigo na bagagem de mão, com a receita e uma declaração médica breve em português e em inglês (independentemente de estar indo a um país francofônico, por exemplo). Além disso, levo na mala despachada remédio dobrado, caso haja algum contratempo.
Dedeca
Sorry, mais uma dúvida: Os 60 euros por dia são em cash ou posso somar o limite do cartão com o dinheiro vivo?
Grata
Dedeca.
conexaoparis
dedeca
Pode somar os dois.
Dedeca
Olá, eu tenho MUITAS dúvidas para minha 1a viagem internacional. Vou à Roma para um curso de italiano, com provável conexão em Paris, pela KLM.
– já tenho meu passaporte em mãos, tinindo de novo;
– estou pagando, pela internet, a matrícula do curso;
– o curso em si será pago lá, na hora da apresentação;
– chego um dia antes e saio um dia depois do curso;
– tenho cartão internacional;
– pretendo levar uns 1mil euros em cash;
– o curso já inclui no preço a hospedagem, dentro da própria universidade;
– sempre fui funcionária pública, portanto, nunca tive a CTPS assinada;
– faço uso de medicamentos contínuo (hipertensão);
– tenho 40 anos, solteira, sem filhos, meus pais já morreram e só tenho 2 irmãos, um deles também solteiro. Eles podem pensar que não tenho mais vínculos no Brasil?
Penso em levar também os 3 últimos contra-cheques, cópia do IR e a Permissão Internacional para Dirigir.
Preciso de receita médica recente e /ou atestado médico da hipertensão? Devem ser traduzidos? Quem traduz?
Gostei bastante do site e este será meu “site de cabeceira” até o final da viagem.
Agradeço pela atenção.
Dedeca
Sergio
Pessoal
No caso do cartão de credito.
pode ser a fatura impressa pelo site do banco?
Sergio
jaqueline
olá obrigado pela ajuda e rapidez na resposta.. so uma duvida…tenho chances de ser barrada sabe o tipos de documentos que eles pedem?? mais uma vez brigaduu
jaqueline
OLÁ SERA QUE ALGUEM PODE ESTAR ME AJUDANDO.. ESTOU EMBARCANDO NA SEGUNDA PARA PORTUGAL .ME NATURALIZEI PORTUGUESA POIS SOU FILHA DE UM PORTTUGUES,ESTOU INDO A PORTUGAL PARA TIRAR O RESTANTE DOS DOCUEMETOS POIS NO BRASIL DMEORA MUITO FICAREM PRONTOS. BOM JA ESTANDO NATURALIZADA COM PASSAPORTE PORTUGUES E CARTAO CIDADAO EM MAOS VOU EMBARCAR PARA LONDRES UMA DUVIDA TENHO QUE PASSAR PELA IMIGRAÇAO MESMO SENDO NATURALIZADA PORTUGUESA E TENDO DOCUMENTOS E PASSAPORTE PORTUGUES..ME AJUDEM…BRIGADUU AS DICAS AKI AJUDAM MUITO TODOS QUE SOMOS MARINHEIROS DE PRIMEIRA VIAJEM..BJU
conexaoparis
jaqueline
Vai passar pela imigração na fila dos europeus.
Gabriel
Obrigado pelo seu pronto retorno. Eu tenho medo da entrevista não poder ser feita junto, e como ela não tem nada no nome dela provando que tem algum lugar para ficar em Madrid, eu acho que eles podem encrencar, neste caso, há algum documento ou algo que eu possa falar para explicar para o agente alfândegário?
Obrigado mesmo, viu??/
Gabriel
conexaoparis
Gabriel
Vocês estão viajando juntos. Não terá problemas. Ela também tem que ter um seguro saude viagem no seu nome.