.
A leitora Cristiane me enviou um artigo, publicado no blog de Luiz Nassif, com o depoimento de uma professora brasileira que não pode entrar na França. Ao chegar no aeroporto Charles de Gaulle ela ficou presa em uma sala e em seguida foi reconduzida ao Brasil.
Contatei a Embaixada da França no Brasil pedindo a lista dos documentos necessários, enquanto turista, para entrar na França. Me responderam fornecendo um link para o site da Embaixada onde encontrei as seguintes informações:
Todos os estrangeiros, submetidos ou não a um visto de curta duração, que desejarem ingressar na França, devem obrigatoriamente estar munidos de um seguro-saúde e de repatriamento no valor mínimo de 30.000 euros e que cubra todo o território “Schengen” (França, Alemanha, Grécia, Espanha, Itália, Áustria, Portugal, Finlândia, Suécia, Noruega, Bélgica, Holanda, Dinamarca, Islândia e Luxemburgo).
Todos os estrangeiros, submetidos ou não a um visto de curta duração, que desejarem ingressar na França para uma visita particular, familiar ou turística, devem estar de posse de uma reserva de hotel ou um atestado de acolhimento.
O atestado de acolhimento é solicitado pela pessoa que irá hospedar o estrangeiro à prefeitura de seu domicílio. O original desse atestado deverá ser assinado pelo prefeito que o concedeu e visado pelo serviço de vistos do Consulado Geral para aqueles que precisam de visto.
São dispensados de apresentar um atestado de acolhimento:
– os estrangeiros que desejarem efetuar na França uma estada de caráter humanitário ou cultural;
– os estrangeiros que se dirijam à França no contexto de uma emergência médica;
– os estrangeiros que se dirijam à França para os funerais de uma pessoa próxima;
– os familiares de franceses (cônjuge, filhos);
– os familiares de cidadãos da Comunidade Européia.
A Luciana M. do blog Dividindo Bagagem me informou que o Rodrigo Purish, do blog Aquela Passagem, tem um post sobre este assunto. Eu li, está ótimo, mas já teve uma modificação: a imigração não aceita mais uma carta do habitante dizendo que vai hospedar o turista. É preciso apresentar a declaração oficial dada pela Prefeitura.
Se alguém tiver informações complementares peço que nos informe. Porque atravessar o Atlântico, ser mal tratado e colocado de volta no primeiro vôo é uma experiência amarga.
Leia também:
- Documentos, vistos e malas
- Tudo o que você precisa saber para viajar com crianças para a Europa
- Conselhos da Receita Federal para turistas
- Para evitar aborrecimentos: informações sobre bagagens, produtos proibidos e limites da alfândega








1761 Comentários
Eloisa
Beth,
Obrigada!
Vc é muito atenciosa…
Sua fã,
Eloisa
Beth
Eloisa
Não há necessidade de comprovar pagamento adiantadado do hotel onde vc vai se hospedar em Paris.. Basta o vaucher. Se vc pretende ficar 15 dias em Paris, melhor fazer reserva para todo o período. Ir e voltar do Vale do Loire no mesmo dia pode ser cansativo. A melhor maneira de ir a Londres é de trem, a viagem dura duas horas e meia…
Abs.
Eloisa
Conexão…
Tenho dúvidas enooooooooooooooormes… Help!!!
Preciso apresentar o comprovante de pagamento da hospedagem para todos os dias da estadia em Paris, ou apenas um voucher de reserva em hotel é suficiente?
É que está me parecendo que é mais pratico ir parando e buscando hospedagem conforme a evolução da viagem…
Ou é mais seguro ter hospegagem garantida já que iremos ficar 15 dias a contar do dia 21, o que significa Natal e Ano Novo pela frente!!!
Além disso, para conhecer a região do Vale do Loire (indo de carro alugado com gps e etc) é necessário lá se hospedar ou dá pra ir e vir para Paris? Ou fica muito desgastante?
E finalmente, já que são 15 dias, vcs recomendam ir para Londres de trem?
Obrigada pela ajuda e parabéns pelo site maravilhoso!!!!
Eloisa
conexaoparis
Eloisa
Durma uma noite no Vale do Loire.
elvys miranda
olá!
lina espero q vc me ajude ou quem puder me responder serei muito grato!
tenho 19 anos e pretendo fazer minha 1 viagem internacional em dezembro e passar alguns dias na frança.
tenho varias duvidas e temo pelo fato de ser novo,no meu caso ser mais borocrático!
queria que alguem pudesse me esclarecer em relaçao a documentaçao exigida,a quantia que devo levar,e como conheço pessoas la se de alguma forma pode ficar mais facil p mim?
espro q de alguma forma alguem possa me esclarecer!!!!
vou viajar sozinho e tenho muito medo de ser barrado!
como devo agir na imigraçao e como devo estar vestido e etc…?????
serei muito grato!
aguardo a resposta!!!
conexaoparis
Elvys
Se tiver passaporte, passagem de ida e volta, reserva em hotel para os dias que ficará no país, cartões de crédito internacionais, e o equivalente de 60 euros por dia de viagem no bolso e o seguro de saúde viagem não será barrado.
MIlena
Infezlimente não dei a mesma sorte que a Rosa.
Ao passar pela imigração do aeroporto de Madrid fui detida por ter apresentado a cópia da carta convite( tb enviada por e-mail) o que foi considerada por eles inválida e estava com a mesma quantia mais em francos suiço,pois meu destino final era Genebra. Alegaram que o dinheiro tb não era suficiente. Ia permanecer por 3 meses e não teria despesas com hospedagem e alimentação pois ficaria na casa dos meus tios.Meu tio se dispôs a levar a carta original e o dinheiro necessário mais ainda sim se recusaram.Resultado: Fui presa e fiquei retida por 14 horas passei por muitos constrangimentos e humilhações. Foi tudo muito frustante! Tenho 27 anos e se vc tb é jovem,ficará por mais de 1 mês no país aconselho a fugir das conexões em Madrid e Portugal,considerados hj os controles de imigração mais rigoros. Minha dúvida é o carimbo de regresso ao país no passaporte pode implicar minha entrada em outros países?
Obrigada.
rosa
é lamentavel que a euforia da viagem para Europa venha acompanhada pelo medo de ser barrada. Eu viagei em junho via Madrid,por que a Iberia tinha bons preços. estava com passagem ida e volta, seguro viagem, 1000 euros eu nao tinha cartao de credito e tinha uma carta convite enviada por email, pois o original foi estraviado pelo correio. Na saida do aviao havia dois oficiais esperando duas moças e elas os acompanharam. Me dirigi ao guiche de imigração, passaporte na mao e ele perguntou onde eu ia e quanto tempo ia ficar… respondi Italia.. eia ficar 3 meses… pediu a carta convite… mostrei a copia …. ele disse.. isto nao tem valor nenhum… da proxima vez peça ao seu amigo enviar carta original.. tremi… dai ele carimbou o passaporte e me disse: Benvinda a Europa. Eu tenho 57 anos, estava vestida discretamente e tinha um visto do Canada no passaporte. Nao sei se isto me favoreceu ou se o oficial havia acordado de bom humor.
Volto pra Europa em dezembro desta vez por Portugal… bom desta vez vou levar tudo certinho, pois o oficial portugues pode nao estar de tao bom humor no dia. Ah peguei o voo de conexao pra Milao e quando desci ninguem me perguntou sequer se a mala que eu peguei na esteira era minha ou nao.
JORGE POMPEU
Olá pessoal,
Chegarei em Paris e farei uma conexao para Roma, onde ficarei uns dias e sáo então voltarei para Paris para passar o revellion.
Passarei pela imigração em Paris ou em Roma?
Me surgiu essa dúvida lendo os comentários acima.
Este site é muito bacana,
Parabéns!
conexaoparis
Jorge
Quanto estiver em trânsito não passara pela imigração. Isto acontece quando desembarcamos.
josé rodrigues
Vou dar novamente meu testemunho da imigração.
França – Paris
Saída do avião, no corredor haviam agentes da imigração franceses que olharam o passaporte e não perguntaram nada nem pediram para ver outros documentos.
Em seguida o guichê propriamente dito onde o funcionário ou era brasileiro ou morou no Brasil pois falava português sem sotaque e fez brincadeiras bem brasileiras.
O passaporte foi carimbado sem perguntas ou documentos.
Portugal – Porto
Checagem do passaporte no guichê, funcionário falando de forma tranquila, pois quando falam muito rápido em Portugal tem hora que enrola.
Perguntas sobre o objetivo da viagem, período e se tinha hotel.
Tudo respondido não pediu para mostrar nenhum documento.
Achei Paris mais sossegado.
Fui com tudo o que é exigido para não dar sopa para o azar.
Não sei se Paris está sempre essa tranquilidade ou se dei sorte mas acabou totalmente qualquer receio que tinha a respeito.
Resumindo, tenham os documentos e vão tranquilos nestes dois casos e OBJETIVIDADE na hora de responder eventuais perguntas.
Abraços e boas viagens.
Beth
Beatriz
Não é problema, apenas um ritual de praxe.
Como vc fala inglês não terá maiores problemas em responder às perguntas.
Abs.
Beatriz Moreno
Sueli OVB,
não sou tão jovem assiim!!! (ja tenho 36 aninhos,kkk).
Com certeza nossa intenção e só turismo!!!!! e estou com todos os doc. em ordem.
Em virtude da imigração resolvemos começar nossa viagem por Londres justamente pq nao falamos frances…. e dizem q franceses nao gostam de se comunicar em ingles.kkk
Beth,
mto obrigada pela informação.
Espero nao termos problemas…. nunca tivemos em outros paises.
Estou com tudo em ordem ,inclusive alem de dinheiro vou levar 02 cartões .rsrs (precaução)
bjos e mais uma vez obrigada pela atenção de vcs