.
A leitora Cristiane me enviou um artigo, publicado no blog de Luiz Nassif, com o depoimento de uma professora brasileira que não pode entrar na França. Ao chegar no aeroporto Charles de Gaulle ela ficou presa em uma sala e em seguida foi reconduzida ao Brasil.
Contatei a Embaixada da França no Brasil pedindo a lista dos documentos necessários, enquanto turista, para entrar na França. Me responderam fornecendo um link para o site da Embaixada onde encontrei as seguintes informações:
Todos os estrangeiros, submetidos ou não a um visto de curta duração, que desejarem ingressar na França, devem obrigatoriamente estar munidos de um seguro-saúde e de repatriamento no valor mínimo de 30.000 euros e que cubra todo o território “Schengen” (França, Alemanha, Grécia, Espanha, Itália, Áustria, Portugal, Finlândia, Suécia, Noruega, Bélgica, Holanda, Dinamarca, Islândia e Luxemburgo).
Todos os estrangeiros, submetidos ou não a um visto de curta duração, que desejarem ingressar na França para uma visita particular, familiar ou turística, devem estar de posse de uma reserva de hotel ou um atestado de acolhimento.
O atestado de acolhimento é solicitado pela pessoa que irá hospedar o estrangeiro à prefeitura de seu domicílio. O original desse atestado deverá ser assinado pelo prefeito que o concedeu e visado pelo serviço de vistos do Consulado Geral para aqueles que precisam de visto.
São dispensados de apresentar um atestado de acolhimento:
– os estrangeiros que desejarem efetuar na França uma estada de caráter humanitário ou cultural;
– os estrangeiros que se dirijam à França no contexto de uma emergência médica;
– os estrangeiros que se dirijam à França para os funerais de uma pessoa próxima;
– os familiares de franceses (cônjuge, filhos);
– os familiares de cidadãos da Comunidade Européia.
A Luciana M. do blog Dividindo Bagagem me informou que o Rodrigo Purish, do blog Aquela Passagem, tem um post sobre este assunto. Eu li, está ótimo, mas já teve uma modificação: a imigração não aceita mais uma carta do habitante dizendo que vai hospedar o turista. É preciso apresentar a declaração oficial dada pela Prefeitura.
Se alguém tiver informações complementares peço que nos informe. Porque atravessar o Atlântico, ser mal tratado e colocado de volta no primeiro vôo é uma experiência amarga.
Leia também:
- Documentos, vistos e malas
- Tudo o que você precisa saber para viajar com crianças para a Europa
- Conselhos da Receita Federal para turistas
- Para evitar aborrecimentos: informações sobre bagagens, produtos proibidos e limites da alfândega








1761 Comentários
Noeme
Beth,
Obrigada pela atenção.
Beth
Noeme
As famílias costumam passar juntas pela imigração, é até recomendável. Este ano viajei com marido, filha, genro etc e passamos todos juntos, cada um com seu passaporte na mão. O oficial da duana mal olhou para os passaportes e para nós, risos.
Abs.
Noeme
Olá, Lina
Parabéns pelo blog.
Beth, admiro suas ponderações.
Tenho uma dúvida. Pais e filho maior podem passar juntos na imigração?
Beth
Jorge
Tudo que vc precisa mostrar na alfândega é o seu passaporte.
O restante fica por conta do que o agente pedir.
Por segurança, vc deve ter em mãos os outros documentos necessários: passagem de volta, vaucher de hotel, seguro internacinal de saúde e cash suficiente, tanto em espécie como em cartões de crédito.
helen
vou a paris dia 30/10 vou a um feira de cabelo , mas os convites vou comprar lá quais são os documentos necessarios para a viagem
conexaoparis
Helen
Passaporte, passagem ida e volta, reserva hotel, cartão de crédito internacional, seguro saude.
JORGE POMPEU
Lina, bom dia
ME ajude em algumas dúvidas: quanto ao dinheiro como é feita esta exigência? Temos que mostrar o dinheiro ao agente ? Penso em levar cartão de débito, tipo visa travel, como funcionaria entâo?
Outra dúvida: Chegarei em Paris e farei conexão direto para Roma e onde retornarei depois para Paris.
Passarei pela Alfandega em Paris ou em Roma?
Vcs são uma salvação para esta ansiedade que nos turistas passamos antes da viagem!
Mais uma vez. obrigado.
conexaoparis
Jorge
Mostre seu passaporte e espere. Raro eles pedirem o resto. Mas se pedirem, mostre o exigido.
Cartão de crédito visa travel, um pouco de líquido, seguro saude viagem, passagens ida e volta, reservas em hotéis. Fique tranquilo.Oos agentes reconhecem os verdadeiros turistas.
ALINE CONTI
Ola Pessoas !!!
Sou eu noamente !!! Estou em Paris ha exatamente dois meses e preparando tudo pra me casar !!!
Gostaria de tirar algumas duvidas e espero ter uma reposta positiva como antes. Risos !
1 – Volto dia 09 de novembro ao Brasil, depois so poderei retornar a Europa apos 6 meses ???
2 – Ganhei 1 playstation e um computador usado (ambos sem notas fiscais e nao ultrapassam 500U$$) posso leva-los ao Brasil na Mala ???
Agradeço mais uma vez e ressalto Paris é simplesmente linda !!!
Beijos
conexaoparis
Aline
Não sei te responder. Melhor perguntar no consulado.
Vivian
Beth,
Muito obrigada pela resposta!
Silvia
Pessoal:
Acabei de voltar de Paris e eles apenas pediram o passaporte e carimbaram. Na primeira vez que fui (há dois anos), olharam rapidamente o passaporte, mas sequer carimbaram, apenas nos deram Bonjour. De qualquer sorte, os documentos necessários são passaporte válido (6 meses antes de expirar a validade), seguro e o hotel, mas, pela minha experiência, apesar de pequena, em Paris a imigração é bem tranquila.
Beth
Vivian
Basta o vaucher do hotel e vacina não é necessária.