.
A leitora Cristiane me enviou um artigo, publicado no blog de Luiz Nassif, com o depoimento de uma professora brasileira que não pode entrar na França. Ao chegar no aeroporto Charles de Gaulle ela ficou presa em uma sala e em seguida foi reconduzida ao Brasil.
Contatei a Embaixada da França no Brasil pedindo a lista dos documentos necessários, enquanto turista, para entrar na França. Me responderam fornecendo um link para o site da Embaixada onde encontrei as seguintes informações:
Todos os estrangeiros, submetidos ou não a um visto de curta duração, que desejarem ingressar na França, devem obrigatoriamente estar munidos de um seguro-saúde e de repatriamento no valor mínimo de 30.000 euros e que cubra todo o território “Schengen” (França, Alemanha, Grécia, Espanha, Itália, Áustria, Portugal, Finlândia, Suécia, Noruega, Bélgica, Holanda, Dinamarca, Islândia e Luxemburgo).
Todos os estrangeiros, submetidos ou não a um visto de curta duração, que desejarem ingressar na França para uma visita particular, familiar ou turística, devem estar de posse de uma reserva de hotel ou um atestado de acolhimento.
O atestado de acolhimento é solicitado pela pessoa que irá hospedar o estrangeiro à prefeitura de seu domicílio. O original desse atestado deverá ser assinado pelo prefeito que o concedeu e visado pelo serviço de vistos do Consulado Geral para aqueles que precisam de visto.
São dispensados de apresentar um atestado de acolhimento:
– os estrangeiros que desejarem efetuar na França uma estada de caráter humanitário ou cultural;
– os estrangeiros que se dirijam à França no contexto de uma emergência médica;
– os estrangeiros que se dirijam à França para os funerais de uma pessoa próxima;
– os familiares de franceses (cônjuge, filhos);
– os familiares de cidadãos da Comunidade Européia.
A Luciana M. do blog Dividindo Bagagem me informou que o Rodrigo Purish, do blog Aquela Passagem, tem um post sobre este assunto. Eu li, está ótimo, mas já teve uma modificação: a imigração não aceita mais uma carta do habitante dizendo que vai hospedar o turista. É preciso apresentar a declaração oficial dada pela Prefeitura.
Se alguém tiver informações complementares peço que nos informe. Porque atravessar o Atlântico, ser mal tratado e colocado de volta no primeiro vôo é uma experiência amarga.
Leia também:
- Documentos, vistos e malas
- Tudo o que você precisa saber para viajar com crianças para a Europa
- Conselhos da Receita Federal para turistas
- Para evitar aborrecimentos: informações sobre bagagens, produtos proibidos e limites da alfândega








1761 Comentários
Vivian
Olá Bom dia,
Alguém pode me informar se posso fazer somente a reserva de hotel (sem pagar adiantado) terei problemas na imigração?
Um outra dúvida é: Já sei que não é preciso a vacina contra febre amarela, porém é necessário levar a carteira internacional de vacinação? Este doc é solicitado na imigração?
Muito obrigada!
conexaoparis
Vivian
Não é preciso carteira de vacinação.
Beth
Jean
Não há necessidade de nenhuma vacina para entrar na França.
Jean Cavalcante
Comprei pacote com tudo que é necessario! Seguro,aereo ida e volta, hotel, translado hotelaeropporto. Fica apenas uma duvida!!!Estou confuso com as informações, é necessario a vacina contra Febre Amarela ou outra vacina?Espero que possa sanar minha duvida. Muito Obrigado!!!
Beth
José Rodrigues
Mas é isso mesmo, risos.
Eu já ví cada cena… Até a clássica “Vc sabe com quem está falando???”
Gostei da resposta do agente alfandegário: “Et alors?”
Abs.
josé rodrigues
Beth
Nem terapeuta, nem botequim, nem documentário.
Escrevi em outra mensagem que um casal na minha frente na imigração de Portugal começou a enrolar que foi uma festa.
Coisas do tipo.
Qual o motivo da viagem?
Então moço, sabe eu tava assistindo a novela ai minha prima contou que o namorado da vizinha……….
Tem hotel reservado?
Então moço a prima da cunhada da vizinha da minha manicure que é amiga da minha mãe falou para eu ficar na vizinha da vó dela…..
Risos, tirem 20% de piada e o resto era por ai, surreal.
Não é mais fácil responder turismo e sim tenho hotel e, se o agente pedir, mostrar o voucher.
O casal conseguiu entrar porque a fila estava emperrada e o agente não estava sendo rigoroso mas em outras circunstâncias não sei.
wilian
Obrigado Monica!
Estou repassando todas essas informações para o meu amigo e com certeza vamos curtir mais essa viagem.
Um grande abraço,
Wilian
Monica Amadeo Lamonato
ops duty free
Monica Amadeo Lamonato
Wilian
pode te dizer de carteinha que vai dar td certo.eue e meu marido não falamos nada, nada mesmo de frances, nem ingles, italiano, só o portugues e olhe lá.
não tivemos nenhum prob, nem na italia, nem na frança.Eu tb tava morrendo de medo, primeira viagem tb.é só seguir as orientações que te deram que vai ser tranquilo.
na entrada em Paris, o agente encrencou com minha sacola do dust free que tinha comprado no Brasil(perfume50ml e maquiagem), me mandou pra uma moça, gelei, ela olhou fez um gesto como perguntando o que era, tentei fazer a mimica dizendo que era maquiagem e pronto td certo.na hora de entrar só carimbaram o passaporte e bonjou, foi muuuiiito tranquilo.
fica calmo que dará td certo.
Beth
José Rodriques
Eu já coloquei aqui antes, e não custa repetir: Alfândega não é confessionário, risos.
Abs.
wilian
Beth e José Rodrigues! Obrigado pelas dicas. Todas às informações serão bem vindas e com certeza quando eu voltar da Europa, vou colocar aqui às minhas experiências.
Abraços