.
A leitora Cristiane me enviou um artigo, publicado no blog de Luiz Nassif, com o depoimento de uma professora brasileira que não pode entrar na França. Ao chegar no aeroporto Charles de Gaulle ela ficou presa em uma sala e em seguida foi reconduzida ao Brasil.
Contatei a Embaixada da França no Brasil pedindo a lista dos documentos necessários, enquanto turista, para entrar na França. Me responderam fornecendo um link para o site da Embaixada onde encontrei as seguintes informações:
Todos os estrangeiros, submetidos ou não a um visto de curta duração, que desejarem ingressar na França, devem obrigatoriamente estar munidos de um seguro-saúde e de repatriamento no valor mínimo de 30.000 euros e que cubra todo o território “Schengen” (França, Alemanha, Grécia, Espanha, Itália, Áustria, Portugal, Finlândia, Suécia, Noruega, Bélgica, Holanda, Dinamarca, Islândia e Luxemburgo).
Todos os estrangeiros, submetidos ou não a um visto de curta duração, que desejarem ingressar na França para uma visita particular, familiar ou turística, devem estar de posse de uma reserva de hotel ou um atestado de acolhimento.
O atestado de acolhimento é solicitado pela pessoa que irá hospedar o estrangeiro à prefeitura de seu domicílio. O original desse atestado deverá ser assinado pelo prefeito que o concedeu e visado pelo serviço de vistos do Consulado Geral para aqueles que precisam de visto.
São dispensados de apresentar um atestado de acolhimento:
– os estrangeiros que desejarem efetuar na França uma estada de caráter humanitário ou cultural;
– os estrangeiros que se dirijam à França no contexto de uma emergência médica;
– os estrangeiros que se dirijam à França para os funerais de uma pessoa próxima;
– os familiares de franceses (cônjuge, filhos);
– os familiares de cidadãos da Comunidade Européia.
A Luciana M. do blog Dividindo Bagagem me informou que o Rodrigo Purish, do blog Aquela Passagem, tem um post sobre este assunto. Eu li, está ótimo, mas já teve uma modificação: a imigração não aceita mais uma carta do habitante dizendo que vai hospedar o turista. É preciso apresentar a declaração oficial dada pela Prefeitura.
Se alguém tiver informações complementares peço que nos informe. Porque atravessar o Atlântico, ser mal tratado e colocado de volta no primeiro vôo é uma experiência amarga.
Leia também:
- Documentos, vistos e malas
- Tudo o que você precisa saber para viajar com crianças para a Europa
- Conselhos da Receita Federal para turistas
- Para evitar aborrecimentos: informações sobre bagagens, produtos proibidos e limites da alfândega








1761 Comentários
josé rodrigues
Willian
Como a Sania sugeriu vá com os documentos em mãos e tente tranquilizar seu amigo, cara de medo ou nervoso levanta suspeitas.
Um amigo meu que viajava muito a trabalho disse que o problema com os brasileiros era que ficavam falando muito na imigração respondendo o que não foi perguntado e contando a vida toda para o agente e isso levanta suspeitas.
Quando chegar na imigração responda apenas o que o agente perguntar nada de ficar falando muito.
Diga o bonjour e se ele não perguntar nada não diga nada além do merci ao final.
Se ele perguntar alguma coisa seja direto e objetivo responda só o perguntado nada de ficar dando explicações não solicitadas.
Estando com os documentos e agindo com tranquilidade não tem porque ser parado.
Boa sorte.
Beth
Wilian
Não esqueçam do seguro internacional de saúde!
wilian
Esther!
Obrigado pela sua orientação. Fico muito mais tranqüilo agora, pois já estava ficando neorótico. Um grande abraço,
Wilian
Esther
Wilian,
Como a Lina tirou uns dias de férias e pode cdemorar a te responder, me permita dar um palpite.
Se vcs tem passagens de ida e volta, hoteis reservados e dinheiro pra usar na viagem, acredito q não vão ter nenhum problema. Amigos, me corrijam se estiver errada, acho q não tem nenhum problema os dois passarem juntos na alfândega. Tentem ficar calmos e aproveitar a viagem. O alvo deles são pessoas que não tem dinheiro nem onde ficar, o q caracteriza a galera que vai pra ficar e procurar trabalho. Como vcs não precisam de visto pra entrar na Europa, ninguém vai investigar se vcs tem emprego ou não. Tenham as passagens e as reservas dos hoteis em mão e tudo vai dar certo.
Boa sorte!
Esther
SANIA ALVES
oi lina !!! voltei pra agradecer por ter tirado minhas duvida nos dias em que antecederam minha viagem a europa . entrei por paris e pra minha surpresa nao me falaram nada so bonjour . e carimbaram meu passaporte nada mas . bem eu fui com tudo o que era necessario 2000 euros pra ficar 10 dias mais cartoes de credito e 4 noites de hotel pago mais o seguro viagem no valor de 30 mil euros . bem me garanti de todas as formas posiveis rsrsr. pesso a todos que forem fazer a viagem que ja saiam do aviao com os papeis separados em uma pasta, pois logo na porta da aeronave vc ja passa por um controle de 4 a 5 policias que ficam observando e ja retirando da fila quem eles querem averiguar a documentaçao e se vc demonstrar que esta segura de esta com os requisitos em ordem eles nem olham . eu fiz isso e graças a Deus passei . fiquei espantada de como foi facil porque em madrid e muito mais controlado . bem cheguei em paris fiquei 4 dias e curti muito . nao deu pra ver tudo o que eu tinha no roteiro pois tinha que esta aki na españa no dia 13/ 09 . mais vou voltar em breve com mais tempmesmo porque agora estou so 2 de aviao de paris . bem sabado fui a madrid sair de festa beijei muitoooooooo rsrsrsr. Mdrid e linda um encanto de cidade indico a todos . bem linda agradeço e sempre que poder voltarei pra dar noticias bjs
wilian
Bom dia!
Lina! vou para Itália em março com chegada em Milão e retorno por Paris no mesmo mês. Vou com um amigo e ambos não falamos outros idiomas. Gostaria de saber se na imigração podemos nos apresentar juntos ao agente? Faço essa pergunta, pois minha maior preocupação é com meu amigo que não compreende realmente nada quando falam com ele em outro idioma! Se mostra totalmente perdido e nervoso. Já presenciei esse fato por duas vezes no banco em que ele trabalhou. Vou passar poucos dias, pois estarei no meu período de férias. Poderemos ter problemas com isso?
Outra questão é o fato dele ter saído do emprego este Mês. Como já havíamos comprado as passagens aéreas, reservado os hotéis, além das passagens de trem até Paris, teremos que ir de qualquer forma. Ele é responsável pelo irmão de 14 anos e pelo recebimento da pensão, pois seus pais são falecidos. O documento de tutela poderá ajudar a comprovar a necessidade de meu amigo retornar ao Brasil?
Sou realmente leigo em viagens internacionais! Estava tudo ocorrendo bem até que nossa amiga que fala inglês desistiu na última hora da viagem, aí começaram a surgir essas dúvidas e o terrorismo por parte de meus colegas. Caso possa me ajudar, ficarei imensamente grato.
(obs. O aéreo e os hotéis foram adquiridos pela cvc, sem guia)
miraci gomes bentes
bom dia
eu moro aqui na frança ja faz 3anos e gostaria de saber quais os documentos necessario pra minha filha ficar comigo 6meses .
Ela tem somente 11 anos.
Marcia Fontes
Adriana Pessoa
Bem brigada pelas respostas. Mas mesmo assim fico com um medinho sabe rs. Acho mesmo q vou tirar outro assim fico mais tranquila.
Obrigada
Adriana Pessoa
Márcia,
fiquei pensando depois e acho que isso já me ocorreu uma vez. Tive o passaporte carimbado somente na saída. Acho que eles devem verificar os dados pelo computador e se esquecem de carimbar…
Mesmo assim, fique tranquila. Você não terá problemas.
Boa viagem.
Marcia Fontes
Adriana Pessoa
Meu voo foi pela Air France, direto Paris.