.
A leitora Cristiane me enviou um artigo, publicado no blog de Luiz Nassif, com o depoimento de uma professora brasileira que não pode entrar na França. Ao chegar no aeroporto Charles de Gaulle ela ficou presa em uma sala e em seguida foi reconduzida ao Brasil.
Contatei a Embaixada da França no Brasil pedindo a lista dos documentos necessários, enquanto turista, para entrar na França. Me responderam fornecendo um link para o site da Embaixada onde encontrei as seguintes informações:
Todos os estrangeiros, submetidos ou não a um visto de curta duração, que desejarem ingressar na França, devem obrigatoriamente estar munidos de um seguro-saúde e de repatriamento no valor mínimo de 30.000 euros e que cubra todo o território “Schengen” (França, Alemanha, Grécia, Espanha, Itália, Áustria, Portugal, Finlândia, Suécia, Noruega, Bélgica, Holanda, Dinamarca, Islândia e Luxemburgo).
Todos os estrangeiros, submetidos ou não a um visto de curta duração, que desejarem ingressar na França para uma visita particular, familiar ou turística, devem estar de posse de uma reserva de hotel ou um atestado de acolhimento.
O atestado de acolhimento é solicitado pela pessoa que irá hospedar o estrangeiro à prefeitura de seu domicílio. O original desse atestado deverá ser assinado pelo prefeito que o concedeu e visado pelo serviço de vistos do Consulado Geral para aqueles que precisam de visto.
São dispensados de apresentar um atestado de acolhimento:
– os estrangeiros que desejarem efetuar na França uma estada de caráter humanitário ou cultural;
– os estrangeiros que se dirijam à França no contexto de uma emergência médica;
– os estrangeiros que se dirijam à França para os funerais de uma pessoa próxima;
– os familiares de franceses (cônjuge, filhos);
– os familiares de cidadãos da Comunidade Européia.
A Luciana M. do blog Dividindo Bagagem me informou que o Rodrigo Purish, do blog Aquela Passagem, tem um post sobre este assunto. Eu li, está ótimo, mas já teve uma modificação: a imigração não aceita mais uma carta do habitante dizendo que vai hospedar o turista. É preciso apresentar a declaração oficial dada pela Prefeitura.
Se alguém tiver informações complementares peço que nos informe. Porque atravessar o Atlântico, ser mal tratado e colocado de volta no primeiro vôo é uma experiência amarga.
Leia também:
- Documentos, vistos e malas
- Tudo o que você precisa saber para viajar com crianças para a Europa
- Conselhos da Receita Federal para turistas
- Para evitar aborrecimentos: informações sobre bagagens, produtos proibidos e limites da alfândega








1761 Comentários
Beth
Davi
O Marais é um bairro muito animado tanto durante o dia como de noite. É frequentado especialmente por gente jovem e descontraída…
marisa
Davi,
eu ouvi dizer que vida noturna é boa em Montmartre mas te confesso que eu não aproveitei nada..andava tanto que no final do dia..lá pelas 21 horas..eu estava tãooo morta que queria era sentar em algum lugar, comer alguma coisa e ir deitar na cama…rs…mas eu bem que gostaria ter feito algo mais…mas estando sozinha acabei desanimando…ouvi falaar de uns bares de jazz no quartier latin e de boates na champs elisés…eles falam discoteca…rs…De qualquer forma tem cafés em toda esquina e nos finais de tarde eles lotam de turistas e de parisienses fazendo o happy hour…e vale contar que depois das 22 beber fica mais caro porque tem mais imposto…Vc vai adorar..passei uma hora arrumando minhas fotos..tirei mil…haha…vá comer baguete numa boulangerie de montmartre eleita a melhor do 2010..delícia…fica na rua dos abesses se nao me engano..a Lina deve saber o nome…saudade de Paris…
abçs
Beth
Davi
Chegue na alfândega apenas com o passaporte na mão e a pastinha na bolsa. Espere que ELES peçam algo a mais… Viajo há mais de 30 anos e nunca precisei mostrar nada além do passaporte (obrigatório).
Davi
Marisa e Beth! Muitíssimo obrigado!
Vou levar minha “pastinha”,mas entrego primeiro o passaporte com a carta de recepção e a passagem de volta! Voilà! Boa idéia, não?!
Tenho um amigo que mandou um email dizendo que foi à Paris pela TAP, ou seja, parou na alfândega de Portugal, disse que foi bem recepcionado, os agentes são simpáticos e educados, no caso dos países que falam português, há uma fila especial na alfêndega para estes países. Realmente o segredo é: ser sincero e falar pouco! Beth gostei, realmente alfândega não é confessionário! kkkk…
Tenho a mania de pensar que sempre alguma coisa está faltando.
há algum tempo vi num aeroporto brasileiro um rapaz ser deportado, se aqui no Brasil já é triste e feio, imagina no exterior que há mais restrições! De lá pra cá… sempre tenho um pé atras!
Enfim,Marisa e Beth muito obrigado pelas dicas!
Marisa, fiacarei no Le Marais, acredito que deve ter uma ótima vida noturna, não?!
Beth
Davi
Gostei muito do depoimento da Marisa, ela foi muito objetiva no seu relato.
Basta estar com seus documentos em ordem e ser sincero nos seus objetivos de viagem. Além do mais, alfândega não é Confessionário…
Boa sorte na sua viagem!
marisa
Davi,
acabei de voltar de minha primeira viagem internacional. Entrei por Londres onde dizem ser a pior recepção aos brasileiros. Como vc eu estava superpreocupada mas foi tudo tranquilo. Levei a pastinha mas apenas mostrei a carta de recepção dos meus amigos ingleses e a passagem. Não me fizeram nenhuma pergunta. Na entrada na França nao perguntaram nada porque é assim na comunidade europeia. Acho que deve levar sua pastinha para o que for necessário, caso te perguntem fale que está de férias, ninguem precisa saber da sua vida pessoal, leve os 50 euros por dia da forma como achar melhor, em especie é desnecessário, apenas um pouco para os pequenos gastos. Funcionou muito bem o cartao visa travel. Eu achei Paris muito cara comparada com Londres mas mesmo assim é maravilhosa. Você faz uma ótima refeição com 12 euros em restaurante. Se for nos mercados gastará menos. Vc pode andar de onibus ou a pé..cheguei no Brasil quarta e estou com os pés inchados até hoje..rs…Divirta-se e relaxe..não é tão assustador como pintam…vá arrumadinho..rs…demonstre segurança e todos vão pensar que vc tem muito dinheiro pra gastar..rs…
Boa viagem
Tess
Oi, Daniela,
Muito obrigada! Mandei uma mensagem pelo site e vou esperar a resposta – como você disse deve demorar um pouco pela diferença de horário. Assim que receber coloco aqui o resultado, até porque pode ajudar outras pessoas…
Que bom que você conseguiu resolver tudo em tempo! Aproveita muito a viagem e volta pra contar os detalhes!!!
Um abraço,
Tess!
Daniela
Olá Tess,
Muito obrigada por sua atenção! A equipe do http://www.visa-schengen-assurance.com acabou de resolver o nosso problema. Eles conseguiram nos enviar os documentos pelo uol, ufa! rs rs De qualquer maneira, muito obrigada pelas dicas sobre o yahoo e o gmail, valeu! Nós iremos apenas para a França, por isso não pesquisei sobre cobertura na Inglaterra. Sugiro que você tente encaminhar um e-mail. Conseguimos uma comunicação quase instantânea com eles hoje pela manhã. À tarde deve ser mas difícil por causa da diferença de fuso. Eles começaram a nos escrever hoje às 4:00 da manhã e acabamos de resolver o problema (são 12:40). De qualquer maneira, vou fazer essa pergunta ao Sr. que nos atendeu. Se ele me responder ainda hoje, postarei por aqui, ok?
Obrigada pela ajuda!
Um abraço,
Daniela
Tess
Daniela,
Não sei qual provedor o André Lima utilizou, mas te sugiro fazer email pelo yahoo ou gmail. Caso você opte por um desses lembre de sempre checar a caixa de spam, pois como a mensagem tem anexos pode ser encaminhada direto pra essa caixa… eu uso mais o yahoo e é muito tranquilo, sempre que acontece algo assim é só clicar “não é spam”! (risos).
Uma pergunta: vocês vão só pra França? Procuro um seguro para França e Inglaterra e queria saber se esse atende aos dois (não encontrei informação no site e Inglaterra não está incluída dentre os países do “schengen”…)
Obrigada!!
kelly
ola bom dia! me chamo kelly e vejo que seu site tem resultados positivos..olha estou indo a ZURICH SUIÇA, estou indo para casa do meu namorado,e estou com muito medo de ser barrada,por favor me diga quais tooodos os documentos necessario para que eu nao passe por aqueles constrangemento e humilhaçoes que muitos passam ao tentar entrar no pais.e quanto que tenho que ter em dinheiro nas maos,e na conta???por favor ! obrigado…
conexaoparis
Kelly
Os documentos estão relacionados no artigo. Não adianta repetir. Leia acima. Não precisa de vacina.