.
A leitora Cristiane me enviou um artigo, publicado no blog de Luiz Nassif, com o depoimento de uma professora brasileira que não pode entrar na França. Ao chegar no aeroporto Charles de Gaulle ela ficou presa em uma sala e em seguida foi reconduzida ao Brasil.
Contatei a Embaixada da França no Brasil pedindo a lista dos documentos necessários, enquanto turista, para entrar na França. Me responderam fornecendo um link para o site da Embaixada onde encontrei as seguintes informações:
Todos os estrangeiros, submetidos ou não a um visto de curta duração, que desejarem ingressar na França, devem obrigatoriamente estar munidos de um seguro-saúde e de repatriamento no valor mínimo de 30.000 euros e que cubra todo o território “Schengen” (França, Alemanha, Grécia, Espanha, Itália, Áustria, Portugal, Finlândia, Suécia, Noruega, Bélgica, Holanda, Dinamarca, Islândia e Luxemburgo).
Todos os estrangeiros, submetidos ou não a um visto de curta duração, que desejarem ingressar na França para uma visita particular, familiar ou turística, devem estar de posse de uma reserva de hotel ou um atestado de acolhimento.
O atestado de acolhimento é solicitado pela pessoa que irá hospedar o estrangeiro à prefeitura de seu domicílio. O original desse atestado deverá ser assinado pelo prefeito que o concedeu e visado pelo serviço de vistos do Consulado Geral para aqueles que precisam de visto.
São dispensados de apresentar um atestado de acolhimento:
– os estrangeiros que desejarem efetuar na França uma estada de caráter humanitário ou cultural;
– os estrangeiros que se dirijam à França no contexto de uma emergência médica;
– os estrangeiros que se dirijam à França para os funerais de uma pessoa próxima;
– os familiares de franceses (cônjuge, filhos);
– os familiares de cidadãos da Comunidade Européia.
A Luciana M. do blog Dividindo Bagagem me informou que o Rodrigo Purish, do blog Aquela Passagem, tem um post sobre este assunto. Eu li, está ótimo, mas já teve uma modificação: a imigração não aceita mais uma carta do habitante dizendo que vai hospedar o turista. É preciso apresentar a declaração oficial dada pela Prefeitura.
Se alguém tiver informações complementares peço que nos informe. Porque atravessar o Atlântico, ser mal tratado e colocado de volta no primeiro vôo é uma experiência amarga.
Leia também:
- Documentos, vistos e malas
- Tudo o que você precisa saber para viajar com crianças para a Europa
- Conselhos da Receita Federal para turistas
- Para evitar aborrecimentos: informações sobre bagagens, produtos proibidos e limites da alfândega








1761 Comentários
Beth
Michelle
Basta levar a passagem de volta, seguro intenacional de saúde, vaucher do hotel, cartão de crédito internacional e o cash necessário.
Michelle Sousa
Beth e Lina, obrigada por mais essa.
A viagem está chegando perto e estou cada vez mais ansiosa.
Tenho um filho e ele não irá na viagem, seria interessante levar certidão de nascimento dele, mais um motivo para eu voltar….
Sou empresária, contrato social da empresa? Ou peço declaração de rendimentos para contadora? O q acham? Bjão
kaka
ola estou indo para lisboa tenho 20 anos vou sozinha tenho carta convite 900 euros e ficarei 10 dias corro risco de ser deportada??Estou com medoo
conexaoparis
kaka
Não conheço a legislação portuguesa. Pergunte no consulado.
Vivian Campanelli
O critério é simplesmente amostragem… ou seja… o jeito é contar com a sorte.
Beth
Michelle
Por precaução, vale a pena declarar seu notebook e filmadora na saída do Brasil. E não esqueça, o limite para compras no exterior continua sendo de U$500..Acima desse valor tem que pagar imposto.
Por outro lado, as autoridades alfandegárias declararam ontem que as novas medidas não visam o turista comum mas sim os “compradores” profissionais…
carlos brito
Ola
Eu vou entrar por lisboa ficar 7 dias e depois 7 dias na espanha de la vou a Paris fico 7 dias via airfrance voo interno na europa o aeroporto e de Orly, precisarei passar pela fiscalização novamente em Paris.
obrigado
carlos brito
conexaoparis
Carlos
As vezes passamos, às vezes não. Não sei qual é o misterioso critério.
Michelle Sousa
Olá,
Irei levar filmadora e not book, preciso declarar na sáida do Brasil?
Como funciona?
Obrigada
conexaoparis
Michelle
Acabei de receber informação que a alfandega liberou celular, camara e relogio.
Karla Renata
Obrigado por responder tão prontamente minha dúvida.
Mas lendo os tópicos vi que preciso do seguro saúde . Mais pretendo ficar na França por mais ou menos 3 meses mesmo assim preciso deste seguro e levar e uma quantia tão alto em dinheiro?
conexaoparis
Karla
O seguro saude viagem é importante e obrigatório.
O dinheiro é apenas uma indicação. Ninguem hoje viaja com dinheiro no bolso.
Karla Renata
Olá pessoal !!
Necessito de ajuda!
Estou pretendendo Viajar para França no mês de setembro deste ano, meu namorado e Francês, e eu pretendo ficar na casa dele. minhas duvidas são: 1º Já sei que preciso da carta convite para ficar na casa dele, onde ele pode conseguir essa carta? 2º Ele vai compra minhas passagens, eu tenho que levar quanto em dinheiro , e se preciso levar muito dinheiro mesmo estando na casa dele? 3º Moro em Fortaleza e aqui não tem vôos direto para França, se entra por Portugal e mais Fácil?
desde já agradeço a Atenção
espero que me respondam
conexaoparis
Karla
Ele tem que ir na prefeitura do bairro onde mora e pedir um atestato d’hébérgement. Não é uma carta. É um atestado dado pelo orgão oficial.
Edso'N Vani
Ola bom dia! Bom sei que o valor minimo do dinheiro em espécie por dia de estadia é de 60euro, oque eu naum sei é se tem um valor limite para dinheiro em maos?!
conexaoparis
Edson
O valor máximo é de 10.000 euros.