.
A leitora Cristiane me enviou um artigo, publicado no blog de Luiz Nassif, com o depoimento de uma professora brasileira que não pode entrar na França. Ao chegar no aeroporto Charles de Gaulle ela ficou presa em uma sala e em seguida foi reconduzida ao Brasil.
Contatei a Embaixada da França no Brasil pedindo a lista dos documentos necessários, enquanto turista, para entrar na França. Me responderam fornecendo um link para o site da Embaixada onde encontrei as seguintes informações:
Todos os estrangeiros, submetidos ou não a um visto de curta duração, que desejarem ingressar na França, devem obrigatoriamente estar munidos de um seguro-saúde e de repatriamento no valor mínimo de 30.000 euros e que cubra todo o território “Schengen” (França, Alemanha, Grécia, Espanha, Itália, Áustria, Portugal, Finlândia, Suécia, Noruega, Bélgica, Holanda, Dinamarca, Islândia e Luxemburgo).
Todos os estrangeiros, submetidos ou não a um visto de curta duração, que desejarem ingressar na França para uma visita particular, familiar ou turística, devem estar de posse de uma reserva de hotel ou um atestado de acolhimento.
O atestado de acolhimento é solicitado pela pessoa que irá hospedar o estrangeiro à prefeitura de seu domicílio. O original desse atestado deverá ser assinado pelo prefeito que o concedeu e visado pelo serviço de vistos do Consulado Geral para aqueles que precisam de visto.
São dispensados de apresentar um atestado de acolhimento:
– os estrangeiros que desejarem efetuar na França uma estada de caráter humanitário ou cultural;
– os estrangeiros que se dirijam à França no contexto de uma emergência médica;
– os estrangeiros que se dirijam à França para os funerais de uma pessoa próxima;
– os familiares de franceses (cônjuge, filhos);
– os familiares de cidadãos da Comunidade Européia.
A Luciana M. do blog Dividindo Bagagem me informou que o Rodrigo Purish, do blog Aquela Passagem, tem um post sobre este assunto. Eu li, está ótimo, mas já teve uma modificação: a imigração não aceita mais uma carta do habitante dizendo que vai hospedar o turista. É preciso apresentar a declaração oficial dada pela Prefeitura.
Se alguém tiver informações complementares peço que nos informe. Porque atravessar o Atlântico, ser mal tratado e colocado de volta no primeiro vôo é uma experiência amarga.
Leia também:
- Documentos, vistos e malas
- Tudo o que você precisa saber para viajar com crianças para a Europa
- Conselhos da Receita Federal para turistas
- Para evitar aborrecimentos: informações sobre bagagens, produtos proibidos e limites da alfândega








1761 Comentários
Fernanda
Oi Lina,
vou a Paris em setembro com meu marido. Eu tenho passaporte italiano e ele vai com o brasileiro. Como é nossa primeira viagem para a Europa e só eu falo francês, estamos apreensivos porque, pelo que nos disseram, ele terá que passar pela imigração e eu não…. Nós dois fizemos o seguro saúde, o cartão internacional visa travel fizemos no nome dele – se eu tiver que comprovar os euros necessários por dia, não sei como será também… O hotel está reservado no meu nome, creio q terei q pedir para o hotel um e-mail onde conste o nome dele na reserva… Como acontece de fato na entrada no país com cidadão com passaporte europeu? O que temos que providenciar para evitar problemas na entrada do pais, com as pecularidades que expus?
conexaoparis
Fernanda
Não fique preocupada. O pessoal da alfândega sabe muito bem qual é o perfil dos turistas.
Deixe com seu marido a reserva do hotel. Se der problema você vai ajudá-lo. Tudo se passa na mesma área.
Viaje tranquila.
Beth
Mayara
De nada. Neste horário é madrugada na Europa e Lina está dormindo…
Abs.
Mayara
Beth,
muito obrigada por ajudar!
Sempre vejo comentários seus aqui no Blog, vc é uma das pitaqueiras oficiais! rsrs, obrigada por sempre ajudar a nós que enchemos Lina de pergunta!
Beth
Mayara
A imigração inglesa é um pouco mais burocrática do que a francesa, só isso. Basta vcs respoderem às perguntas e mostrar os documentos que eles venham a pedir. Se vc está viajando com seu namorado, tem mais é que ficar perto dele, risos.
Abs.
Mayara
Beth,
obrigada pela ajuda, fiquei meio receosa quanto a isso pois li em lagum lugar que podiam perguntar se já tive visto negado em algum país.
E como a imigração londrina é um pouco mais chata do que a francesa, fico meio assim né.
E quanto a, eu e meu namorado irmos no msm guichê da imigração, o que vc diz?
Mt obrigada pela ajuda!
Beth
Mayara
Não tem nada a ver!
Ter ou não visto americano não tem a menor importância na Europa.
O importante vc já tem em mãos.
Boa sorte.
Mayara
Beth,
obrigada pela resposta! Como é minha primeira viagem internacional e tive meu visto dos EUA negado há alguns anos, tenho mt receio de imigração.
Vc acha que esse fato pode atrapalhar? Já que meu namorado possui o visto americano no passaporte dele.
Outra questão, nós devemos ir juntos no guichê da imigração?
Obrigada novamente!
josé carlos barreto júnior
Em setembro próximo, irei para Paris para ficar por 20 dias. Para tal, alugamos um apartamento ( eu, minha esposa e minha cunhada). Gostaria de saber se o recibo de pagamento contendo nossos nomes, é suficiente para a Imigração, já que não nos hospedaremos em hotel e portanto, não temos reservas. Aproveito para parabenizar pelo site. Obrigado.
conexaoparis
José Carlos
Não custa nada pedir ao proprietário um contrato de aluguel. Eu fulano de tal….aluguel para …
com fotocópia da identidade dele.
Beth
Mayara
Fique tranquila. O que vc está levando é mais do que suficiente.
Abs.
Mayara
Olá,
estou com um pouco de receio da imigração.
Estarei indo em agosto com meu namorado, chegaremos por Londres e iremos alguns dias para Paris. Estou com receio pois já li em mts lugares que a imigração londrina é muita exigente. Já separei os seguintes docs:
seguro saude, passagem de ida e volta, bilhete de trem, reserva dos hoteis e compravante da faculdade, e do meu curso de francês, pois ainda não trabalho.
Já comprei libras e euros, e tenho o cartão de crédito internacional
(é necessário levar algum doc compravando o limite deste???)
Quais outros docs vcs me aconselham?
Vcs acham que seria bom eu levar o contra-cheque do meu pai, já que ele que está financiando minha viagem?
Obrigada