.
A leitora Cristiane me enviou um artigo, publicado no blog de Luiz Nassif, com o depoimento de uma professora brasileira que não pode entrar na França. Ao chegar no aeroporto Charles de Gaulle ela ficou presa em uma sala e em seguida foi reconduzida ao Brasil.
Contatei a Embaixada da França no Brasil pedindo a lista dos documentos necessários, enquanto turista, para entrar na França. Me responderam fornecendo um link para o site da Embaixada onde encontrei as seguintes informações:
Todos os estrangeiros, submetidos ou não a um visto de curta duração, que desejarem ingressar na França, devem obrigatoriamente estar munidos de um seguro-saúde e de repatriamento no valor mínimo de 30.000 euros e que cubra todo o território “Schengen” (França, Alemanha, Grécia, Espanha, Itália, Áustria, Portugal, Finlândia, Suécia, Noruega, Bélgica, Holanda, Dinamarca, Islândia e Luxemburgo).
Todos os estrangeiros, submetidos ou não a um visto de curta duração, que desejarem ingressar na França para uma visita particular, familiar ou turística, devem estar de posse de uma reserva de hotel ou um atestado de acolhimento.
O atestado de acolhimento é solicitado pela pessoa que irá hospedar o estrangeiro à prefeitura de seu domicílio. O original desse atestado deverá ser assinado pelo prefeito que o concedeu e visado pelo serviço de vistos do Consulado Geral para aqueles que precisam de visto.
São dispensados de apresentar um atestado de acolhimento:
– os estrangeiros que desejarem efetuar na França uma estada de caráter humanitário ou cultural;
– os estrangeiros que se dirijam à França no contexto de uma emergência médica;
– os estrangeiros que se dirijam à França para os funerais de uma pessoa próxima;
– os familiares de franceses (cônjuge, filhos);
– os familiares de cidadãos da Comunidade Européia.
A Luciana M. do blog Dividindo Bagagem me informou que o Rodrigo Purish, do blog Aquela Passagem, tem um post sobre este assunto. Eu li, está ótimo, mas já teve uma modificação: a imigração não aceita mais uma carta do habitante dizendo que vai hospedar o turista. É preciso apresentar a declaração oficial dada pela Prefeitura.
Se alguém tiver informações complementares peço que nos informe. Porque atravessar o Atlântico, ser mal tratado e colocado de volta no primeiro vôo é uma experiência amarga.
Leia também:
- Documentos, vistos e malas
- Tudo o que você precisa saber para viajar com crianças para a Europa
- Conselhos da Receita Federal para turistas
- Para evitar aborrecimentos: informações sobre bagagens, produtos proibidos e limites da alfândega








1761 Comentários
Beth
Ana Lucia
Passaporte recente, seguro internacional de saúde, cartão de crédito internacional e algum dinheiro. Mais uma carta do seu amigo confirmando oficialmente o convite.
Abs.
Ana Lucia
Olá
Vou à Paris em dezembro e gostaria de saber quais os documentos necessários para entrar no país.
Ficarei 15 dias hospedada na casa de um amigo.
grata,
Ana
conexaoparis
Ana Lucia
a lei diz que o seu amigo deve pedir na prefeitura do bairro onde mora um atestado d’hebergement. Diga isto a ele. É demorado consegui-lo.
Beth
Aline
A alfândega inglesa sempre foi um pouco mais exigente, coisa antiga, a diferença entre a Ilha e o Continente, risos. Mas se adocumentação estiver em ordem não há o que temer.
Abs.
Aline Conti
Obrigada pelas respostas, estou um pouco mais tranquila…quando voltar, darei meu depoimento para ajudar outras pessoas !!! Beijos a Todos !!!
SUELEN
Estava aterrorizada com a imigração na europa por isso vou contar como foi tranquila minha viagem…
Voltei de Portugal tem duas semanas! Como fui e voltei pela Air france fiz conexão em Paris na ida e na volta. No meu caso quando cheguei em Paris para a conexão passei pela imigração por la. Foi super tranquilo, o agente até falava portugues e não me fez pergunta alguma, somente viu meu passaporte, minha passagem e viu que eu estava indo para Portugal.
Quando cheguei em Portugal não precisei passar pela imigração. No espaço Schengen vc passa pela imigração no primeiro país de desembarque. Até fui à Espanha de carro e não havia controle algum de fronteira.
Boa viagem à todos!
Aline
Aline Conti
A imigração é rígida em qualquer lugar. Levei toda a documentação necessária e até mais do que precisava, fui muito bem atendida na França o oficial pediu minha passagem e perguntou o motivo da viagem, falei que estava de férias e faria uma excursão pela europa, começando e terminando em Paris e mostrei a reserva de todos os hoteis nos países que visitaria. Tudo tranquilo e rápido.
Mas em Londres, a imigração me fez muitas perguntas, quem estava financiando minha viagem, qual o motivo da viagem, se estava viajando sozinha, quanto levava em dinheiro, tive que mostrar toda documentação que levei (pensando que iria mostrar na França), carteira funcional, contra-cheques, reservas de hoteis, passagens, fatura de cartões, documento do meu carro, enfim tudo que provasse que eu não tinha intenção de ficar no país deles, o mais engraçado é que tenho 43 anos, sou funcionária federal há 24 anos, o oficial deve ter me achado com cara de muito novinha, rsrsr, esta parte até que eu gostei
.
Uma vantagem, sei falar um pouco de ingles, ajuda muito. Na frança eles entendem o ingles tbm, e alguns oficiais falam o espanhol.
Se vc tem passagem de ida e volta, seguro saúde, cartões de crédito, reserva de hotéis e dinheiro em espécie, pode ficar tranquila e boa viagem.
Beth
É interessante observar que assim como a imigração francesa exige uma quantia mínima de Euros (cash) por turistas existe também um limite máximo. Preocupações com lavagem de dinheiro, etc. Nesses casos é sempre aconselhável comprovar a origem e o destino dos Euros.
Aline Conti
Oi, então eu até tento ficar tranquila, mas li em todos os lugares que preciso de 60 euros por dia e como não tenho esta quantia fico muitissimo preocupada, eles pedirão para contar os euros ?
Aline Conti
Oie tudo bem ??? O site caiu como uma luva para mim…Estou indo a Paris no dia 09 de agosto e ficarei até o dia 26 de setembro, irei para a casa de um amigo, já tenho o attestation d’accueil, o seguro saúde, o cartão de crédito, a vacina de febre amarela; estou reservando as passagens…mas, tenho algumas dúvidas, levarei somente 900 euros, será que terei problemas com isso ??? E pelo que li no site seria ideal se fosse através da TAP, pois em Portugal a emigração pega menos pesado ??? O fato de eu ser mulher e ter 25 anos e estar desempregada pode ser negativo, por acharem que irei com outras intenções ??? E as perguntas sobre o que farei na França, pra onde irei, serão todas em frances ??? Me ajude, por favor…pra dizer a verdade estou muito preocupada com a quantidade de euros !!!
conexaoparis
Aline
Não se preocupe com o dinheiro, pois tem os principais documentos.
Vai passar sem problemas. Se te fizerem perguntas, sorria e diga em português que não fala francês. O que mais poderá fazer?
SANIA ALVES
muito obrigado mesmo pelas informações . bem tenho uma duvida que esta me deixando com medo … sofri um acidente em março deste ano e tive que colocar pinos no braço . terie problemas na imigração??? o que preciso ter em mãos pra não ser barrada por este motive ??? vou pedir um atestado pro médico me liberando pra viajar será que é o suficiente ? teria que ser tradusito pro frances oficalmente ??? bjs grt
conexaoparis
Sania
Porque seria barrada? O fato de estar com um problema no braço não te impede de ser turista.
Fique tranquila.