.
A leitora Cristiane me enviou um artigo, publicado no blog de Luiz Nassif, com o depoimento de uma professora brasileira que não pode entrar na França. Ao chegar no aeroporto Charles de Gaulle ela ficou presa em uma sala e em seguida foi reconduzida ao Brasil.
Contatei a Embaixada da França no Brasil pedindo a lista dos documentos necessários, enquanto turista, para entrar na França. Me responderam fornecendo um link para o site da Embaixada onde encontrei as seguintes informações:
Todos os estrangeiros, submetidos ou não a um visto de curta duração, que desejarem ingressar na França, devem obrigatoriamente estar munidos de um seguro-saúde e de repatriamento no valor mínimo de 30.000 euros e que cubra todo o território “Schengen” (França, Alemanha, Grécia, Espanha, Itália, Áustria, Portugal, Finlândia, Suécia, Noruega, Bélgica, Holanda, Dinamarca, Islândia e Luxemburgo).
Todos os estrangeiros, submetidos ou não a um visto de curta duração, que desejarem ingressar na França para uma visita particular, familiar ou turística, devem estar de posse de uma reserva de hotel ou um atestado de acolhimento.
O atestado de acolhimento é solicitado pela pessoa que irá hospedar o estrangeiro à prefeitura de seu domicílio. O original desse atestado deverá ser assinado pelo prefeito que o concedeu e visado pelo serviço de vistos do Consulado Geral para aqueles que precisam de visto.
São dispensados de apresentar um atestado de acolhimento:
– os estrangeiros que desejarem efetuar na França uma estada de caráter humanitário ou cultural;
– os estrangeiros que se dirijam à França no contexto de uma emergência médica;
– os estrangeiros que se dirijam à França para os funerais de uma pessoa próxima;
– os familiares de franceses (cônjuge, filhos);
– os familiares de cidadãos da Comunidade Européia.
A Luciana M. do blog Dividindo Bagagem me informou que o Rodrigo Purish, do blog Aquela Passagem, tem um post sobre este assunto. Eu li, está ótimo, mas já teve uma modificação: a imigração não aceita mais uma carta do habitante dizendo que vai hospedar o turista. É preciso apresentar a declaração oficial dada pela Prefeitura.
Se alguém tiver informações complementares peço que nos informe. Porque atravessar o Atlântico, ser mal tratado e colocado de volta no primeiro vôo é uma experiência amarga.
Leia também:
- Documentos, vistos e malas
- Tudo o que você precisa saber para viajar com crianças para a Europa
- Conselhos da Receita Federal para turistas
- Para evitar aborrecimentos: informações sobre bagagens, produtos proibidos e limites da alfândega








1761 Comentários
Jonas
Oi Lina,
Irei visitar familiares em Bordeaux, no caso, apresentando a carta de acolhimento seria necessário portar um seguro saúde? Pois fui informado que com a carta não haveria necessidade!
Grato.
conexaoparis
Jonas
O seguro viagem é muito importante. Imagine se uma parte dos turistas na França adoencem e não tem como pagar o hospita? É o estado que vai pagar. Por isto esta exigência.
renata
oi, pessoal
estive em paris agora, dia 19 de junho. fiquei lá até o dia 28, depois fui pra londres e pra berlim. só queria dizer que foi tudo muito, muito tranquilo. eu cheguei em paris e estava absolutamente com todos os documentos na mão, na minha pastinha (reservas de hotel, seguro saúde, bilhete eletrônico comprovando a volta, etc,. etc.) e, no final das contas, só carimbaram meu passaporte! em berlim tb foi sossegado. o mais chatinho mesmo foi em londres, eu fui de trem e a mulher da imigração me fez absolutamente todas as perguntas (se eu era turista, se eu estava sozinha, o que eu queria ver em londres, se eu trabalhava no brasil, etc.). eu respondi tudo, mostrei reserva de hotel e mostrei a passagem de volta. e foi tudo bem. fiquem tranquilos e sempre, sempre cheguem com TODOS os documentos em mãos. reservas de hotel, seguro saúde e bilhete eletronico comprovando a volta são muito importantes.
beijos,
renata.
SANIA ALVES
OI MAIS UMA PERGUNTINHA !!! É SOBRE SEU GUIA QUE VI ALGUEM DIZER QUE COMPROU …. ME INTERECEI
conexaoparis
Sania
Trata-se do guia que escrevi com roteiros para conhecer Paris.
Pode comprar este guia clicando na foto à direita da página do blog.
Beth
Ana
Não há maiores problemas ao passar pela imigração, basta mostrar o passaporte e ter em mãos outros documentos necessários, tipo seguro internacional de viagem, voucher de hotel, etc. Permaneçam sempre juntos nos aeroportos.
Abs.
SANIA ALVES
OBRIGADO POR RESPONDER !!!! MESMO O LIMITE NÃO SENDO ALTO E SE VOU LEVAR EM ESPECIE NÃO TEREI PROBLEMAS ??? BEM VOU CALCULAR 200 EUROS POR DIA E UM POUCO A MAIS .
GOSTARIA DE SABER SE TEM INFORMASOES SOBRE O TIMHOTEL NATION QUE FICA 5-7 RUE D’ AVRON .E SOBRE O BAIRRO ,POIS ME DISSERAM PRA TOMAR MUITO CUIDADO COM ALGUNES LUGARES QUE SÃO PERIGOSOS. GRT BJS
conexaoparis
Sania
Paris não é perigosa.
Não deixe valores dentro das malas neste hotel.
ana
Lina,
estou indo fazer um pacote turistico pela Italia e depois ficarei em Paris por 6 dias, meu voo é pela Air France para Milão conexão em Paris, terei q passar pela imigração de qual pais França ou Italia?
É minha primeira viagem ao exterior, junto com meu marido e minha irmã.Será q podemos todos irmos no mesmo guichê, só meu marido fala alguma coisa em inglês. Fiquei preocupada após ler tds esses comentários.
Abs
conexaoparis
Ana
Podem todos ir ao mesmo guichet. Fique calma.
sania alves
OLA LINA !!! li quase todos os comentarios e fiquei com mais frio na barriga ainda … bem embarco em 08/08 pra Paris e tenho reserva de hotel só pra 4 noites.ida dia 8 e volta no dia 16.Tenho o seguro e vou levar uns 2 mil euros . tenho cartão de credito internacional mais os limites não são altos . será que terei problemas ???? tenho que levar as faturas deste mes ? vou confessar que não vou entrar a turismo vou entrar pra ir morar na espanha com minha irmã . Entrei por Madrid em 2007 sem problemas e em 16/02/2010 fui barrada. Mas como já disseram aki temos culpa por não cumprir as exigencias deles .E a culpa por eu ter sida barrada foi da minha irmã que comprou o bilhete com volta pra 69 dias e eu só tinha 1110 euro e deveri ter 4900. não fez a carta convite e foi a primeira coisa que me foi solicitado bem resumindo um verdadeiro pesadelo . devo resaltar que ao contrario dos comentarios sobre a policia francesa tenho elogios a policia española que me tratou muido bem com ótimo alojamento e guardas lindo e bem humorados rsrsrsr mas não queram conhecelos rsrsrs . bem deixando a brincadeira de lado quero dizer a todos que sim temos o direito de ir e vim mas temos o dever de ter os documentos em ordem pra que tudo possar dar certo . se alguem já foi barrado portando todos os documentos deixe seu relado pra que todos possa ler ok !!! . R efazendo minha pergunta séra que mesmo levando os euros tenho que ter o cartão de credito ??? bjs
conexaoparis
Sania
O importante é ter passagem de ida e volta, passaporte, reservas em hoteis e cartões de créditos.
Isto você tem.
Rô
Obrigada!!!!! Que ótimo que não precisa, eu estava com receio de que fosse necessário e acabei me vacinando, mas meu marido não. Abraço!
Rô
Oi Lina, adorooooo seu blog, as dicas tem nos ajudado muito! Estamos indo a Paris e Itália em agosto, minha dúvida é quanto a imigração. Vamos de TAP, faremos conexão em Liboa e Porto seguindo nos mesmo dia para Paris. Como funciona isso, temos que passar pela imigracão em Portugal mesmo aguardando a conexão? É necessário carimbar o passaporte? Ou só passamos pela imigração em Paris? Outra dúvida é a vacina da febre amarela, é obrigatório ou não? Ah e quanto ao seguro saúde, fiz com assist-card, mas não recebi apólice (só um cartão por e-mail que deverá ser impresso), que eles chamam de voucher. Isso é suficiente? Agradeço muito por me ajudar, Obrigada!!!
conexaoparis
Rô
Não precisa de vacina. O voucher do seguro vale.
Eu costumo passar pela imigração nos dois países.
LUCIANO MELO
Para andar no dia-a-dia na França, pode-se levar apenas a fotocópia do passaporte e deixar o original no hotel?
conexaoparis
Luciano
Acabei de perguntar isto para meu marido francês e ele respondeu: não sei.
Eu andaria com a fotocópia. Mais seguro.