.
A leitora Cristiane me enviou um artigo, publicado no blog de Luiz Nassif, com o depoimento de uma professora brasileira que não pode entrar na França. Ao chegar no aeroporto Charles de Gaulle ela ficou presa em uma sala e em seguida foi reconduzida ao Brasil.
Contatei a Embaixada da França no Brasil pedindo a lista dos documentos necessários, enquanto turista, para entrar na França. Me responderam fornecendo um link para o site da Embaixada onde encontrei as seguintes informações:
Todos os estrangeiros, submetidos ou não a um visto de curta duração, que desejarem ingressar na França, devem obrigatoriamente estar munidos de um seguro-saúde e de repatriamento no valor mínimo de 30.000 euros e que cubra todo o território “Schengen” (França, Alemanha, Grécia, Espanha, Itália, Áustria, Portugal, Finlândia, Suécia, Noruega, Bélgica, Holanda, Dinamarca, Islândia e Luxemburgo).
Todos os estrangeiros, submetidos ou não a um visto de curta duração, que desejarem ingressar na França para uma visita particular, familiar ou turística, devem estar de posse de uma reserva de hotel ou um atestado de acolhimento.
O atestado de acolhimento é solicitado pela pessoa que irá hospedar o estrangeiro à prefeitura de seu domicílio. O original desse atestado deverá ser assinado pelo prefeito que o concedeu e visado pelo serviço de vistos do Consulado Geral para aqueles que precisam de visto.
São dispensados de apresentar um atestado de acolhimento:
– os estrangeiros que desejarem efetuar na França uma estada de caráter humanitário ou cultural;
– os estrangeiros que se dirijam à França no contexto de uma emergência médica;
– os estrangeiros que se dirijam à França para os funerais de uma pessoa próxima;
– os familiares de franceses (cônjuge, filhos);
– os familiares de cidadãos da Comunidade Européia.
A Luciana M. do blog Dividindo Bagagem me informou que o Rodrigo Purish, do blog Aquela Passagem, tem um post sobre este assunto. Eu li, está ótimo, mas já teve uma modificação: a imigração não aceita mais uma carta do habitante dizendo que vai hospedar o turista. É preciso apresentar a declaração oficial dada pela Prefeitura.
Se alguém tiver informações complementares peço que nos informe. Porque atravessar o Atlântico, ser mal tratado e colocado de volta no primeiro vôo é uma experiência amarga.
Leia também:
- Documentos, vistos e malas
- Tudo o que você precisa saber para viajar com crianças para a Europa
- Conselhos da Receita Federal para turistas
- Para evitar aborrecimentos: informações sobre bagagens, produtos proibidos e limites da alfândega








1761 Comentários
priscila
hola estou querendo ir a barcelona mas meu passaporte esta somente com o carimbo de saida de madrid a algum problema?????
conexaoparis
Priscila
Acho que não.
paula cristina
Olá….estou querendo ir visitar meu esposo q está morando perto de Paris no fim do ano, ele está ai trabalhando, preciso saber de todos os documentos, tudo para não dá errado…..bjimmmm
conexaoparis
Paula
os documentos estão citados no artigo.
Não precisa de vacina.
Lukas
Eu fui a Paris, e morri de medo de não entrar, pois sou desempregado e eles nao pediram quase nada, pq eu tava portando os documentos necessarios pra viajar, por tanto quiem for viajar deve sempre se informar antes de embarcar a Paris!
Mariana
Olá Lina, seu blog é liiiiiiindo!!!
Tenho uma dúvida sobre a documentação, viajarei agora em Julho…
É necessário ter a reserva de hotel para todos os dias que ficarei na frança?? Será que uma reserva para os primeiros dias apenas é suficiente??
Obrigadíssima!!
Mariana
conexaoparis
Mariana
A lei diz que precisa de reservas para a estadia no país. Tudo depende de sorte. Uns são revistados, questionados e outros não.
camille
olá,
li muito essa parte do site, pois tinha muito medo, de tanto que falam…
bom fui a paris em junho e passei 12 dias entre paris e londres.
no aeroporto de paris só pediram o passaporte e nada mais, mas estava com uma pastinha com muuuuitos documentos (reservas, passagens, faturas de cartão, declaração de renda, +-600 p/casal, vacinas,certificado schengen, cartão internacional, enfim tudo que provaria que voltaria, afinal, não custa e não pesa…)
quando peguei o trem para londres as autoridades londrinas pediram passagem de volta e só.
a imigração é um serviço um tanto quanto discricionário, então é meio que sorte ou azar passar por um fiscal mais rígido ou não.
boa viagem a todos e paris é liiiinda!!!!
Cláudia
Estou indo com ocartão do meu marido..pode sero dele?? ou tem que ser meu..com meu nome??
conexaoparis
Claudia
Isto não sei te dizer.
KArina Correia
Pessoal,
Estarei indo à Paris no dia 12 de agosto e irei com passagem volta, hotel ok, e quanto você acham que tenho que levar em mãos(euros)?
Em agosto e verão, o calor é igual ao nosso?
Ficarei 9 dias, quanto terei que quer em euros?
conexaoparis
Karina
consulte um site de meteorologia antes de viajar. Mais seguro.
A imigração calcula 60 euros por pessoa e por dia. Mas não precisa de tanto. É para te dar uma base.
RENATA
Boa noite,
estou bem preocupada…vou pra Paris em julho com meu namorado (que tem cidadania portuguesa). Ficaremos apenas 4 dias em Paris e realizaremos uma especie de mochilao pela europa, por mais 15 dias. Não temos reservas em hoteis nos outros países, apenas para o albergue na França. Será que há algum problema nisso? Quando perguntarem quanto tempo ficarei, é quanto tempo na França ou na europa toda?
Tenho que levar 1200 euros (60×20 dias) em espécie? não pode ser um pouco em dinheiro e o resto em cartão internacional ?
obrigada…
conexaoparis
Renata
A lei pede tudo isto. Mas no controle às vezes eles olham somente o passaporte. Tudo depende da sorte.
Não precisa ter exatamento 60 euros por dia. Pode ser um pouco em dinheiro e o resto em cartão.
Para a França, basta mostrar as reservas francesas.
Responda somente o tempo da estadia francesa.
Cláudia
Estou indo a Portugal em Julho visitar uma amiga, de lá vou a Cannes e queria saber se de Ônibus também precisa dessa burocracia toda. Outra duvida. Posso fazer uma reserva de hotel lá só para poder entrar? eles cobram se depois eu cancelar? teria prazo para o cancelamento da reserva? do restante da documentação está em ordem. Já fui vacinada ano passado. Não preciso mais acredito.
conexaoparis
Claudia
Não precisa de vacina.
O controle deve ser o mesmo independente do meio de transporte. Mas nunca entrei de ônibus na França por isto não posso ter certeza. O lei diz que o turista deve ter reserva para o tempo da estadia. Muitas vezes eles não pedem estes documentos. O problema é que quando pedem, se o turista não tiver…
Beth
Helio
De nada!
Mesmo que a vacina venha a ser exigida (e não vejo porque!) o órgão que emite os atestados daria uma solução para um caso como seu…
Quando eu tomei a vcina de cólera (porque o problema era lá) eu tive uma reação horrível, mais de uma semana com febre, etc.
Essas exigências das duanas em geral são muito neurotizantes, risos. É só vc estar com todos os documentos em ordem que eles nem olham para a gente, risos. Da última vez fiquei meio apreensiva por conta da idade da minha filha e genro (ainda jovens) mais filha e sogros (risos), eles poderiam achar que estaríamos tentando migrar…
Cada vez mais eu acho que esse pessoal da duana é muito bem treinado para identificar os viajantes de boa fé.
Abração