.
A leitora Cristiane me enviou um artigo, publicado no blog de Luiz Nassif, com o depoimento de uma professora brasileira que não pode entrar na França. Ao chegar no aeroporto Charles de Gaulle ela ficou presa em uma sala e em seguida foi reconduzida ao Brasil.
Contatei a Embaixada da França no Brasil pedindo a lista dos documentos necessários, enquanto turista, para entrar na França. Me responderam fornecendo um link para o site da Embaixada onde encontrei as seguintes informações:
Todos os estrangeiros, submetidos ou não a um visto de curta duração, que desejarem ingressar na França, devem obrigatoriamente estar munidos de um seguro-saúde e de repatriamento no valor mínimo de 30.000 euros e que cubra todo o território “Schengen” (França, Alemanha, Grécia, Espanha, Itália, Áustria, Portugal, Finlândia, Suécia, Noruega, Bélgica, Holanda, Dinamarca, Islândia e Luxemburgo).
Todos os estrangeiros, submetidos ou não a um visto de curta duração, que desejarem ingressar na França para uma visita particular, familiar ou turística, devem estar de posse de uma reserva de hotel ou um atestado de acolhimento.
O atestado de acolhimento é solicitado pela pessoa que irá hospedar o estrangeiro à prefeitura de seu domicílio. O original desse atestado deverá ser assinado pelo prefeito que o concedeu e visado pelo serviço de vistos do Consulado Geral para aqueles que precisam de visto.
São dispensados de apresentar um atestado de acolhimento:
– os estrangeiros que desejarem efetuar na França uma estada de caráter humanitário ou cultural;
– os estrangeiros que se dirijam à França no contexto de uma emergência médica;
– os estrangeiros que se dirijam à França para os funerais de uma pessoa próxima;
– os familiares de franceses (cônjuge, filhos);
– os familiares de cidadãos da Comunidade Européia.
A Luciana M. do blog Dividindo Bagagem me informou que o Rodrigo Purish, do blog Aquela Passagem, tem um post sobre este assunto. Eu li, está ótimo, mas já teve uma modificação: a imigração não aceita mais uma carta do habitante dizendo que vai hospedar o turista. É preciso apresentar a declaração oficial dada pela Prefeitura.
Se alguém tiver informações complementares peço que nos informe. Porque atravessar o Atlântico, ser mal tratado e colocado de volta no primeiro vôo é uma experiência amarga.
Leia também:
- Documentos, vistos e malas
- Tudo o que você precisa saber para viajar com crianças para a Europa
- Conselhos da Receita Federal para turistas
- Para evitar aborrecimentos: informações sobre bagagens, produtos proibidos e limites da alfândega








1761 Comentários
Beth
Camila
Felizmente é sempre assim, risos. Eu acho que o pessoal da alfândega tem um certo “faro” para avaliar os passageiros em trânsito.
E com todos os documentos exigidos em mãos a gente viaja com muito mais tranquilidade…
Abs.
Camila
Olá!
Estive em Paris em março, fui sozinha e estava com medo de ter problemas na imigração, o fato de não falar nada de francês me deixava mais tensa ainda. Li os comentários deste post e me precavi, levei uma pastinha com tudo o que eles poderiam pedir: passagem de volta, várias reservas de albergues pois depois de Paris ainda ia para outras cidades, cartão de crédito internacional, fatura do cartão caso quisessem verificar o crédito, dinheiro e seguro. Chegando lá entreguei meu passaporte e nem deu tempo de abrir minha pasta, o agente deu uma folheada no meu passaporte (que estava zerado), carimbou, sorriu e desejou “bon jour”. Pronto! Não pediu nada! Aposto que se eu não estive com todos os documentos certinhos ele teria pedido algo, rs! Mas eu não teria coragem e não recomendo arriscar a viagem pela falta de algum destes documentos.
Ah, Paris é INCRÍVEL, amei! E continuo acessando o Conexão Paris pra matar saudade!
abs a todos
Gisele
Pessoal!!!VAMOS SER MAIS PRATICOS E ANTES DE FAZER SEMPRE AS MESMAS PERGUNTAS VAMOS LER OS POSTS.
SEGUINTE….
vou a Paris agora ver meu namorado. A mae dele que correu atrás para mim, do Atestado de acolhimento. QUERO FRISAR QUE ELA TRABALHA NA PREFEITURA E TEM QUER O ORIGINAL. É PAGO 40 EUROS E RECONHECIDO FIRMA. REPITO: NA IMIGRAÇÃO…ORIGINAL E PONTO. SE APESSOA NAO MANDOU..OU MANDOU E NAO CHEGOU, NEM COMPRE SUA PASSAGEM AÉREA.
CHECK LIST
– ATEST DE ACUILMENT – ORIGINAL – (CABEÇAS) rs
– CARTÃO CREDITO INTER (2 É MELHOR)
– VACINA CONTRA FEBRE AMARELA
– RESERVA EM HOTEL/ALBERGUE – caso nao for ficar em amigo
– ROTEIRO DE VIAGEM
– PASSAPORTE – BÁSICO NEH…
– TRAVEL CHEQUE – MINIMO 50 EUROS (HOTEL) E 30 EUROS (ATESTADO/AMIGO)
– SEGURO SAUDE – OBRIGATÓRIO – PENSE EM VC,NA SUA SEGURANÇA….NAO NA IMIGRAÇÃO
– SE TIVER DE FERIAS…LEVE A CTPS
– EXTRATO QUE VC PEDE PRO SEU GERENTEDO BANCO
GENTE…NAO TEM SEGREDO…..PARA ASMULHERES: VIAJE COM ROUPA CLÁSSICA, NADA DE ESTILO FUNKEIRA….QUE CHAME A ATENÇÃO…NAO FIQUEM NERVOSA….O QUE TIVER DE SER SERÁ..
BOA SORTE PRA GENTE!!!!!!
–
conexaoparis
Todos e Gisele
A vacina contra febre amarela não é obrigatória.
Foi pedida a um dado momento, mas não é obrigatória nem pedida mais.
Beth
Jennypher
Não há necessidade de visto para entrar na França.
O seguro de saúde internacional é recomendável, vc pode comprar através de uma boa agência de turismo, É interessante vc levar também um comprovante de renda, carteira profissional etc e a quanria em cash exigida pela imigração por pessoa, algo como 50€/dia. Um vaucher de hotel ou prova de residência/hospedagem também é recomendável.
Nunca me pediram nada disso na alfândega, mas é bom estar prevenida.
Abs,
Dionisio Birnfeld
Sobre o assunto, quero transcrever aqui a resposta que recebi hoje do consulado geral francês em SP, sobre a necessidade da carta de acolhimento para quem ficará em apartamento alugado.
“Sim, o locador que o receberá deverá comprar na Prefeitura da cidade onde reside, um formulário chamado “Attestation d’Accueil”, preenche-lo e lhe enviar o original (a cópia não é aceita) pelo correio. Esse documento que irá suprir a necessidade de uma reserva de hotel.”
Jennypher
Lina,
bom dia 🙂
Tenho 22 anos e vou para Paris com a minha avó apenas no ano que vem (MAIO/2011), Esta é a nossa 1ª viagem internacional, por isso estou buscando algumas informações sobre albergues, hotéis ou apart para alugar, melhores locais para ficar, qual o melhor aeroporto e sobre a documentação, lógico.
Li quase todas as perguntas e respostas nos comentários, mas mesmo assim ainda tenho dúvidas, poderias saná-las? São elas:
1) É, realmente, necessário o seguro saúde? E como, onde faço?
2) Tenho um amigo que mora em Portugal e como vamos passar uns 15 dias na FRA, pensei em conhecer outros países da Europa (viagem terrestre mesmo) já que é “perto” uma da outra, então terei que fazer reserva de todos os dias? Ou posso fazer uma reserva de dias “partidos” (alguns dias no começo da viagem e depois do retorno à volta turística pelo resto da Europa)?
3) Falo o básico em Espanhol e comecei agora a estudar ING, será que terei problemas de comunicação na imigração? Eles falam apenas francês?
4) Como consigo o visto?
5) Poderias me dar dicas mais precisas sobre albergues, hotéis ou apart com preços mais acessíveis possível?
6) Tenho uma amiga que a cunhada mora em Paris, não no centro num bairro “próximo” (ñ sei como escrever o nome, acho que é ‘Grenoble’), ela poderia me enviar uma “carta assinada pelo prefeito” mesmo que eu não vá ficar na casa dela? (apenas para que eu possa realizar este tour pela Europa de trem, sem ter de pagar uma estadia que não irei usufruir).
Ficarei mt grata com as informações, desde já obga.
» MT BOM O SITE PARA TIRARMOS DÚVIDAS A RESPEITO DA VIAGEM OU MESMO DE PARIS, COM CERTEZA, ESCLARECEDOR. VC COM CERTEZA ESTÁ DE PARABÉNS PELO ÓTIMO TRABALHO!!
Rodrigo
Boa noite a todos,
pessoal tenho uma duvida muito grande.
Estou indo a paris pela primeira vez, pedi para um amigo que mora lá fazer o tal doc. da prefeitura, mas até agora ainda não chegou.
Caso esse bendito doc. não chegue a tempo eu conseguirei entrar apenas com uma carta convite?
PS: Ele irá me fazer a carta e me mandar por email.
Muito obrigado
Márcia
Bom dia, Lina
Essa é nossa segunda viagem para a Europa, sendo que em 2009 fomos de excursão pela CVC e Europamundo. Não tivemos qualquer problema . Este ano viajaremos em 28/08/2010. Vamos ficar em Paris por 5 noites, embarcando para Londres dia 03/09 via Eurostar, pemanecendo por 4 noites. Aonde faremos a imigração para a Inglaterra? Na França (ao pegar o trem ) ou em Londres quando chegarmos?
De lá voltaremos de TAP para Lisboa e pretendemos alugar um carro para ir a cidade do Porto nos hospedar em casa de amigos por 4 dias, sendo que estamos com todas as passagens marcadas.
Minha dúvida…Preciso de alguma documentação para a estadia no Porto, já que de Londres para Lisboa, faremos novamente imigração? Iremos nos hospedar por 1 dia em Lisboa.
conexaoparis
Márcia
Há um controle na saida da França.
Mas não me lembro mais se tem outro na chegada.
De todas as maneiras, se tiver passaporte, reservas, passagens ida e volta, não terá problemas com os controles.
Maria das Graças
Michelli, o que poderá acontecer é a sua mala ficar e ser entregue mais tarde, no seu hotel. Isso já me aconteceu em uma conexão em Paris para Londres, quando eu usava uma mala maior e tinha que embarcá-la. Agora, além de levar minha malinha na cabine dou preferência aos voos diretos, mesmo que sejam um pouquinho mais caros.
conexaoparis
Michelli
A tap já me vendeu passagens com 3 horas de espera. Para evitar a perda do avião.
Veja com a companhia o que eles acham.