.
A leitora Cristiane me enviou um artigo, publicado no blog de Luiz Nassif, com o depoimento de uma professora brasileira que não pode entrar na França. Ao chegar no aeroporto Charles de Gaulle ela ficou presa em uma sala e em seguida foi reconduzida ao Brasil.
Contatei a Embaixada da França no Brasil pedindo a lista dos documentos necessários, enquanto turista, para entrar na França. Me responderam fornecendo um link para o site da Embaixada onde encontrei as seguintes informações:
Todos os estrangeiros, submetidos ou não a um visto de curta duração, que desejarem ingressar na França, devem obrigatoriamente estar munidos de um seguro-saúde e de repatriamento no valor mínimo de 30.000 euros e que cubra todo o território “Schengen” (França, Alemanha, Grécia, Espanha, Itália, Áustria, Portugal, Finlândia, Suécia, Noruega, Bélgica, Holanda, Dinamarca, Islândia e Luxemburgo).
Todos os estrangeiros, submetidos ou não a um visto de curta duração, que desejarem ingressar na França para uma visita particular, familiar ou turística, devem estar de posse de uma reserva de hotel ou um atestado de acolhimento.
O atestado de acolhimento é solicitado pela pessoa que irá hospedar o estrangeiro à prefeitura de seu domicílio. O original desse atestado deverá ser assinado pelo prefeito que o concedeu e visado pelo serviço de vistos do Consulado Geral para aqueles que precisam de visto.
São dispensados de apresentar um atestado de acolhimento:
– os estrangeiros que desejarem efetuar na França uma estada de caráter humanitário ou cultural;
– os estrangeiros que se dirijam à França no contexto de uma emergência médica;
– os estrangeiros que se dirijam à França para os funerais de uma pessoa próxima;
– os familiares de franceses (cônjuge, filhos);
– os familiares de cidadãos da Comunidade Européia.
A Luciana M. do blog Dividindo Bagagem me informou que o Rodrigo Purish, do blog Aquela Passagem, tem um post sobre este assunto. Eu li, está ótimo, mas já teve uma modificação: a imigração não aceita mais uma carta do habitante dizendo que vai hospedar o turista. É preciso apresentar a declaração oficial dada pela Prefeitura.
Se alguém tiver informações complementares peço que nos informe. Porque atravessar o Atlântico, ser mal tratado e colocado de volta no primeiro vôo é uma experiência amarga.
Leia também:
- Documentos, vistos e malas
- Tudo o que você precisa saber para viajar com crianças para a Europa
- Conselhos da Receita Federal para turistas
- Para evitar aborrecimentos: informações sobre bagagens, produtos proibidos e limites da alfândega








1761 Comentários
Michelli
Olá gente! Sei que não tem muito a ver com assunto aqui tratado, mas gostaria de pedir opinião de quem já foi para Paris no voo da TAP que sai de Brasília, para saber se o intervalo de uma hora para a conexão é suficiente.
Compramos os bilhetes pela cvc e vi no próprio site que a TAP vende bilhetes com a chegada em Lisboa às 6h20 e saída para Paris às 7h20.
Agora estou muito tensa com medo de não dar tempo, embora a própria empresa venda os bilhetes com esse pequeno intervalo.
Muito obrigada!
Michelli
Ge
Oi!
Gostaria de saber o mínimo de euros que tenho q levar para uma viagem de 5 dia para não ser barrada no aeroporto. Obrigada.
conexaoparis
Cassius
Seguro saúde: uma agencia de viagem pode te dar o nome das seguradoras que vendem este seguro.
Leia a categoria hoteis baratos do blog.
Cassius Diniz
Olá!
Pretendo passar 5 dias de Ferias em Paris !
vou comprar minhas passagens na TAM !
e queria saber se alguem pode me ajudar ?
como faço para conceguir o SEGURO-SAÚDE aqui no Brasil ???
e se alguem sabe de alguma Pousada (Baratinha) la em Paris !
aguardo respostas !
OBRIGADO.
Ana
Conexaoparis,
vou a Paris em agosto(passarei o mês todo lá), para fazer um curso de francês. Esta viagem também é considerada turismo?
Preciso de algum visto?!
Muito obrigada desde já e parabéns pelo blog!!! EStá ajudando muito nos preparativos.
conexaoparis
Cibele
Se tiver o correspondente a 60 euros por dia de estadia e se for controlada não terá problemas.
Cibele
Olá Pessoal!!!
Parabéns pelo site… tudo MARA! Ajuda muito!
Estou indo a Paris em Junho, e a intenção e disponibilidade é de ficar apenas 08 dias! “Peninha” mas tudo bem… Estou com tudo praticamente encaminhado e organizado.
Só nao levarei Cartao de Crédito… Isto implica problemas na entrada do país? Levarei dinheiro em especie, em torno de 1000 euros….
Grande abraço e até a próxima!!!
conexaoparis
Catarina
Sua amiga tem que pedir este atestado na prefeitura do bairro onde mora.
Está tudo explicado acima.
catarina cezario
como faço pra ter esse atestado?? e se minha amiga da frança pode me enviar pela internet,pois a carta que minha amiga de portugal me enviou foi pela internet com a copia da seu documento,sera que vou ter algum problema em relaçao a essa carta emitida pela internet???? aiaiiaia sao tantas duvidas,por favor me responda
desde ja te agradeço
grande abraço
conexaoparis
Catarina
A lei diz que o turista deve ter ou reserva em hotel, ou contrato de aluguel de apartamento ou atestado de acolhimento. Esta é a lei francesa.
Imagine que deva ter um para Paris.