.
A leitora Cristiane me enviou um artigo, publicado no blog de Luiz Nassif, com o depoimento de uma professora brasileira que não pode entrar na França. Ao chegar no aeroporto Charles de Gaulle ela ficou presa em uma sala e em seguida foi reconduzida ao Brasil.
Contatei a Embaixada da França no Brasil pedindo a lista dos documentos necessários, enquanto turista, para entrar na França. Me responderam fornecendo um link para o site da Embaixada onde encontrei as seguintes informações:
Todos os estrangeiros, submetidos ou não a um visto de curta duração, que desejarem ingressar na França, devem obrigatoriamente estar munidos de um seguro-saúde e de repatriamento no valor mínimo de 30.000 euros e que cubra todo o território “Schengen” (França, Alemanha, Grécia, Espanha, Itália, Áustria, Portugal, Finlândia, Suécia, Noruega, Bélgica, Holanda, Dinamarca, Islândia e Luxemburgo).
Todos os estrangeiros, submetidos ou não a um visto de curta duração, que desejarem ingressar na França para uma visita particular, familiar ou turística, devem estar de posse de uma reserva de hotel ou um atestado de acolhimento.
O atestado de acolhimento é solicitado pela pessoa que irá hospedar o estrangeiro à prefeitura de seu domicílio. O original desse atestado deverá ser assinado pelo prefeito que o concedeu e visado pelo serviço de vistos do Consulado Geral para aqueles que precisam de visto.
São dispensados de apresentar um atestado de acolhimento:
– os estrangeiros que desejarem efetuar na França uma estada de caráter humanitário ou cultural;
– os estrangeiros que se dirijam à França no contexto de uma emergência médica;
– os estrangeiros que se dirijam à França para os funerais de uma pessoa próxima;
– os familiares de franceses (cônjuge, filhos);
– os familiares de cidadãos da Comunidade Européia.
A Luciana M. do blog Dividindo Bagagem me informou que o Rodrigo Purish, do blog Aquela Passagem, tem um post sobre este assunto. Eu li, está ótimo, mas já teve uma modificação: a imigração não aceita mais uma carta do habitante dizendo que vai hospedar o turista. É preciso apresentar a declaração oficial dada pela Prefeitura.
Se alguém tiver informações complementares peço que nos informe. Porque atravessar o Atlântico, ser mal tratado e colocado de volta no primeiro vôo é uma experiência amarga.
Leia também:
- Documentos, vistos e malas
- Tudo o que você precisa saber para viajar com crianças para a Europa
- Conselhos da Receita Federal para turistas
- Para evitar aborrecimentos: informações sobre bagagens, produtos proibidos e limites da alfândega








1761 Comentários
catarina cezario
ola tudo bem??
estou indo viajar esse mes a europa,tenho uma carta de acolhimento para ficar em portugal na casa de amigos,so que depois queria ir a frança a casa de outra amiga,queria saber se e precizo tambem a carta de acolhimento da minha amiga da frança??
A carta que eu tenho minha amiga de protugal me enviou pela internet sera que vai ter algum problema na imigraçao??
desde ja agradeço
conexaoparis
Cynthia
Não é exigido por lei. Mas se levar pode sempre ajudar.
conexaoparis
Julianna
O seguro viagem é obrigado por lei.
Se tiver controle e faltar o seguro a imigração não te deixa entrar.
julianna
É REALMENTE NECESSARIO O SEGURO VIAGEM OU SEGURO SAUDE ? OBRIGADO
Cynthia
Oi Lina !!!
Ano passado você me deu várias dicas em relação à minha primeira viagem à França. Agora estou aqui de novo !!! Foi tudo maravilhoso, porém fiquei apenas 2 semanas.
Vou embarcar dia 27 de junho e voltar 25 de julho. !1 mês!
A primeira vez foi tudo tranquilo, passaporte,seguro, passagem de volta, dinheiro e pedi um atestado de trabalho, que por sinal ajudou muito!
Agora, não estou trabalhando. Irei providenciar tudo da mesma maneira,mas quero saber se pegando um atestado de estudante na minha universidade poderá ajudar?
Beijos
conexaoparis
Priscila
Não sei ao certo.
Alguma vezes passo pela imigração dentro deste espaço, outras não.
Não sei o que determina a diferença.
Priscila
Oi Lina
Mas eu passo pela imigracao novamente em Paris ou em Milao? Ou nao passo mais pela imigracao pelo fato de eu ja estar na area Schengen?
Obrigada
conexaoparis
Priscila
Não terá problemas não.
Priscila
Ah. ja estava me esquecendo, voce acredita que posso ter problema por na Franca nao terem carimbado meu passaporte?
Priscila
Oi Lina
Cheguei na Espanha dia 20/03/2010, passei por a imigracao em Paris (CDG e nao carimbaram meu passaporte, na segunda feira (29/03/2010) estou indo para a Milao-Italia(aeroporto linate) tenho as reservas de hoteis, pois vou ficar 3 noites em milao, 2 noites em veneza, 2 noites em Roma. Tenho o seguro internacional, cartao de credito internacional, passagem de volta para o Brasil, 60 euros por dia, enfim tudo que e necessario. Mas ai vai a pergunta, vou para Milao pela KLM embarco no aeroporto de Malaga-Espanha com conexao em Paris, entao eu passo pela imigracao novamente em Paris ou em Milao? Ou nao passo mais pela imigracao pelo fato de eu ja estar na area Schengen?
Muitissimo Obrigada