.
A leitora Cristiane me enviou um artigo, publicado no blog de Luiz Nassif, com o depoimento de uma professora brasileira que não pode entrar na França. Ao chegar no aeroporto Charles de Gaulle ela ficou presa em uma sala e em seguida foi reconduzida ao Brasil.
Contatei a Embaixada da França no Brasil pedindo a lista dos documentos necessários, enquanto turista, para entrar na França. Me responderam fornecendo um link para o site da Embaixada onde encontrei as seguintes informações:
Todos os estrangeiros, submetidos ou não a um visto de curta duração, que desejarem ingressar na França, devem obrigatoriamente estar munidos de um seguro-saúde e de repatriamento no valor mínimo de 30.000 euros e que cubra todo o território “Schengen” (França, Alemanha, Grécia, Espanha, Itália, Áustria, Portugal, Finlândia, Suécia, Noruega, Bélgica, Holanda, Dinamarca, Islândia e Luxemburgo).
Todos os estrangeiros, submetidos ou não a um visto de curta duração, que desejarem ingressar na França para uma visita particular, familiar ou turística, devem estar de posse de uma reserva de hotel ou um atestado de acolhimento.
O atestado de acolhimento é solicitado pela pessoa que irá hospedar o estrangeiro à prefeitura de seu domicílio. O original desse atestado deverá ser assinado pelo prefeito que o concedeu e visado pelo serviço de vistos do Consulado Geral para aqueles que precisam de visto.
São dispensados de apresentar um atestado de acolhimento:
– os estrangeiros que desejarem efetuar na França uma estada de caráter humanitário ou cultural;
– os estrangeiros que se dirijam à França no contexto de uma emergência médica;
– os estrangeiros que se dirijam à França para os funerais de uma pessoa próxima;
– os familiares de franceses (cônjuge, filhos);
– os familiares de cidadãos da Comunidade Européia.
A Luciana M. do blog Dividindo Bagagem me informou que o Rodrigo Purish, do blog Aquela Passagem, tem um post sobre este assunto. Eu li, está ótimo, mas já teve uma modificação: a imigração não aceita mais uma carta do habitante dizendo que vai hospedar o turista. É preciso apresentar a declaração oficial dada pela Prefeitura.
Se alguém tiver informações complementares peço que nos informe. Porque atravessar o Atlântico, ser mal tratado e colocado de volta no primeiro vôo é uma experiência amarga.
Leia também:
- Documentos, vistos e malas
- Tudo o que você precisa saber para viajar com crianças para a Europa
- Conselhos da Receita Federal para turistas
- Para evitar aborrecimentos: informações sobre bagagens, produtos proibidos e limites da alfândega








1761 Comentários
conexaoparis
Rogerio
Não precisa de carteira de vacinas.
conexaoparis
Arimar
Compre quando estiver aqui, sua passagem de trem para Londres. Eles te darão a ficha na estação. Quando tiver embarcando ou na compra da passagem.
Não sei se vai passar de novo pela imigração.
Arimar França
Maria Lina
Já conheço a Europa, para onde comprei um pacote (nunca mais farei isso, não vi nada, só a paisagem da janelinha do ônibus).
Agora em julho irei novamente. Entrarei por Lisboa e ficarei 3 dias. Depois avião para Paris (20 dias); viajo de trem para Londres (5 dias) e retorno de avião para Lisboa (fico mais 4 dias) e finalmente Brasil.
Tenho a passagem de ida e volta, a reserva já paga dos hotéis em todos os lugares, o seguro viagem, dois cartões de crédito internacionais e mais de 100 euros/dia cash.
No entanto, tenho algumas dúvidas:
1) Ainda não comprei a passagem de trem Paris/Londres. Na sua opinião, eu acho lugar se deixar para comprar quando estiver aí?
2) Ao sair de Paris para Londres, na Gare du Nord, onde eu pego a ficha que tenho de preencher para poder entrar na Inglaterra?
3) Ao chegar em Lisboa (na segunda vez), vinda de Londres, tenho que passar pela imigração de novo?
Seu blog é único e por meio dele planejei todos meus passeios em Paris. Obrigada.
* Se alguém quiser dar alguns “pitacos”, aceito também.
Rogerio Araujo
Olá, vou a Paris no inicio de Junho, tenho 34 anos e não tenho mais a carteira de vacinas….eu preciso providenciar uma…em relação ao seguro é necessário……se sim com contrato esse seguro no Brasil, gostaria de ir 1 dia para Amsterdã….é complicado…..
Gostaria de deixar um grande abraço a vc~s do blog, pois estão sendo de grande utilidade publica.
conexaoparis
Clarissa
Não. É só explicar tudo.
Clarissa Fernandes
Olá!
Minha dúvida é a seguinte:
irei a Paris em 08/04, com volta em 23/04. Farei reserva do hotel em Paris para apenas 6 dias. O restante dos dias, gostaria de ir passear pelo Sul da França, várias cidades. Ainda não sei se farei isso de trem, avião ou carro. Pretendo fechar isso enquanto estiver em Paris (hotéis no sul da França e transporte).
Poderei ser barrada se entrar na França com reserva de apenas 6 dias de hotel, sendo que minha passagem de volta é para o dia 23/04??
Bjos
Clarissa
conexaoparis
Cibele
A vacina não é necessária.
Os documentos são aqueles do artigo.
Cibele
Olá!
Estou indo para a Europa agora em maio; entrarei por Lisboa e depois chegarei a Paris vindo de Milão. Gostaria de saber quais documentos são exigidos para a e ntrada na França. A vacina de febre amarela é exigida atualmente? Obrigada
ana
Bom dia,
Penso ir estudar na França, sou maior de idade, e meus pais não podem ser meus responsaveis financeiros, nem eu mesma. Gostaria de saber se na hora do pedido de visto de estudante uma outra pessoa poderia ser responsável financeiramente por mim, como primos, tios, etc..?? Eu mandei um email no consulado e eles disseram que só os pais podem, mas eu achei informações em outros sites dizendo o contrário.
Poderia me ajudar?
Obrigada!
conexaoparis
Marina
Nunca vi esta exigência no site do Consulado.
Eles pedem passagem ida e volta, seguro, cartões de crédito, dinheiro.