.
A leitora Cristiane me enviou um artigo, publicado no blog de Luiz Nassif, com o depoimento de uma professora brasileira que não pode entrar na França. Ao chegar no aeroporto Charles de Gaulle ela ficou presa em uma sala e em seguida foi reconduzida ao Brasil.
Contatei a Embaixada da França no Brasil pedindo a lista dos documentos necessários, enquanto turista, para entrar na França. Me responderam fornecendo um link para o site da Embaixada onde encontrei as seguintes informações:
Todos os estrangeiros, submetidos ou não a um visto de curta duração, que desejarem ingressar na França, devem obrigatoriamente estar munidos de um seguro-saúde e de repatriamento no valor mínimo de 30.000 euros e que cubra todo o território “Schengen” (França, Alemanha, Grécia, Espanha, Itália, Áustria, Portugal, Finlândia, Suécia, Noruega, Bélgica, Holanda, Dinamarca, Islândia e Luxemburgo).
Todos os estrangeiros, submetidos ou não a um visto de curta duração, que desejarem ingressar na França para uma visita particular, familiar ou turística, devem estar de posse de uma reserva de hotel ou um atestado de acolhimento.
O atestado de acolhimento é solicitado pela pessoa que irá hospedar o estrangeiro à prefeitura de seu domicílio. O original desse atestado deverá ser assinado pelo prefeito que o concedeu e visado pelo serviço de vistos do Consulado Geral para aqueles que precisam de visto.
São dispensados de apresentar um atestado de acolhimento:
– os estrangeiros que desejarem efetuar na França uma estada de caráter humanitário ou cultural;
– os estrangeiros que se dirijam à França no contexto de uma emergência médica;
– os estrangeiros que se dirijam à França para os funerais de uma pessoa próxima;
– os familiares de franceses (cônjuge, filhos);
– os familiares de cidadãos da Comunidade Européia.
A Luciana M. do blog Dividindo Bagagem me informou que o Rodrigo Purish, do blog Aquela Passagem, tem um post sobre este assunto. Eu li, está ótimo, mas já teve uma modificação: a imigração não aceita mais uma carta do habitante dizendo que vai hospedar o turista. É preciso apresentar a declaração oficial dada pela Prefeitura.
Se alguém tiver informações complementares peço que nos informe. Porque atravessar o Atlântico, ser mal tratado e colocado de volta no primeiro vôo é uma experiência amarga.
Leia também:
- Documentos, vistos e malas
- Tudo o que você precisa saber para viajar com crianças para a Europa
- Conselhos da Receita Federal para turistas
- Para evitar aborrecimentos: informações sobre bagagens, produtos proibidos e limites da alfândega








1761 Comentários
Marina
Eles pedem um roteiro de viagem,como o faço, n serve somente a reserva da passagem?
bjs
conexaoparis
Marina
Não entendi sua pergunta.
conexaoparis
Caio
Tem companhias que oferecem este seguro. Uma delas é a Europe Assistance.
Peça a qualquer agente de viagem o nome de uma destas companhias. Conheço somente esta acima.
Caio
Bom dia, gostaria de me informar como fazer esse seguro de viagem.
Obrigado
Marina
Como fazer o roteiro para apresentar no pedido de visto, no caso para estrangeiro..
Obrigada.
ANA
OLA MARILENE DE OLIVEIRA ,ESTOU EM GENEVE MAIS SEMPRE QUE VOU AO BRASIL QUANDO VOLTO ENTRO PELA FRANçA ,E NUNCA TIVE PROBLEMA ,FUI NA AGENCIA DE VIAGEM ESSA SEMANA PQ PRETENDO IR AO BRASIL E ME DISSERAM QUE AGORA FRANçA ESTAO PEDINDO SEGURO -VIAGEM + RESERVA DE HOTEL ETC…VC QUE CHEGOU RECENTEMENTE NA FRANçA QUAIS OS DOCUMENTOS QUE LEVOU CONTIGO COMO VC DISSE NUNCA SE SABE OU ALGUEM QUE TENHA CHEGADO RECENTEMENTE PODE ME DIZER COMO FOI A ENTRADA??
Franciane
Estou com uma duvida cruel , comprei o pacote de viagem de 5 dias para a França mas irei fazer a conexão na Espanha para pegar outro vôo para o destino Final porem a minha viagem esta marcada para dia 12 de março e o meu passaporte ( a data de expiração ) vai acontecer em 12/06/2010. A minha duvida e justamente essa . Terei problemas ao entrar ou embarcar ou preciso ter outro passaporte.
Lembrando que tenho a passagem ida e volta + o seguro + hotel + cartao de credito e dinheiro . Sera que poderei ser barrada.
mUITO obrigada
Tks
Maria
Olá, vou viajar pela primeira vez a Paris, ficaremos 5 dias, como esta viagem foi um premio já temos reserva de hotel.
Estamos pensando em passar um dia na Espanha, teremos de voltar a Paris para retornar sem problemas ou podemos marcar passagem de volta pela Espanha?
Precisamos de alguma altorização especial para isso ou não?
conexaoparis
Claudinha
Não deixe um porteiro estúpido estragar sua viagem. Olhe com indiferença isto e continue a vida. Com certeza ele foi massacrado a vida toda e agora desconta. A sua vingança é tirar isto da cabeça.
Claudinha
obrigada por responder, já estou aqui. tudo lindo entrei sem nenhum stress! O povo está sendo muito educado, mas quero pedir mais uma ajuda, fui as compras hoje, “presentinhos” mas aconteceu um coisa muito chata, tive a infeliz ideia de entrar na C&a para comprar uns lenços acabei gastando uns 250 euros, mas na hora de sair da loja o alarme apitou eu logicamente voltei e passei novamente, ai um segurança pegou minha sacola e minha nota na porta da loja pelo lado de dentro perguntou de onde eu era, e começou a tirar peça por peça da sacola e conferir com a nota, como não achou nada voltei ao caixa pedindo que ele me desse minhas compras e nada o infeliz não parou com o que tava fazendo maior cena de horror da minha vida, a moça do caixa deu um ok na minha nota e falou para ele parar mas nada o homem tava afim de me humilhar e conseguiu, resumo da opera sai da loja chorando e não recebi nem um pedido de desculpa, agora quero saber se devo procurar meu advogado na volta para o brasil e tentar uma retratação.ou ou deixar assim e esperar o proximo brasileiro ser humilhado! Vou falar que estragou o meu dia e parte da minha viagem, nunca pensei em passar por isso. E vou relatar isso quando chegar no Brasil, nada como a casa da gente!