.
A leitora Cristiane me enviou um artigo, publicado no blog de Luiz Nassif, com o depoimento de uma professora brasileira que não pode entrar na França. Ao chegar no aeroporto Charles de Gaulle ela ficou presa em uma sala e em seguida foi reconduzida ao Brasil.
Contatei a Embaixada da França no Brasil pedindo a lista dos documentos necessários, enquanto turista, para entrar na França. Me responderam fornecendo um link para o site da Embaixada onde encontrei as seguintes informações:
Todos os estrangeiros, submetidos ou não a um visto de curta duração, que desejarem ingressar na França, devem obrigatoriamente estar munidos de um seguro-saúde e de repatriamento no valor mínimo de 30.000 euros e que cubra todo o território “Schengen” (França, Alemanha, Grécia, Espanha, Itália, Áustria, Portugal, Finlândia, Suécia, Noruega, Bélgica, Holanda, Dinamarca, Islândia e Luxemburgo).
Todos os estrangeiros, submetidos ou não a um visto de curta duração, que desejarem ingressar na França para uma visita particular, familiar ou turística, devem estar de posse de uma reserva de hotel ou um atestado de acolhimento.
O atestado de acolhimento é solicitado pela pessoa que irá hospedar o estrangeiro à prefeitura de seu domicílio. O original desse atestado deverá ser assinado pelo prefeito que o concedeu e visado pelo serviço de vistos do Consulado Geral para aqueles que precisam de visto.
São dispensados de apresentar um atestado de acolhimento:
– os estrangeiros que desejarem efetuar na França uma estada de caráter humanitário ou cultural;
– os estrangeiros que se dirijam à França no contexto de uma emergência médica;
– os estrangeiros que se dirijam à França para os funerais de uma pessoa próxima;
– os familiares de franceses (cônjuge, filhos);
– os familiares de cidadãos da Comunidade Européia.
A Luciana M. do blog Dividindo Bagagem me informou que o Rodrigo Purish, do blog Aquela Passagem, tem um post sobre este assunto. Eu li, está ótimo, mas já teve uma modificação: a imigração não aceita mais uma carta do habitante dizendo que vai hospedar o turista. É preciso apresentar a declaração oficial dada pela Prefeitura.
Se alguém tiver informações complementares peço que nos informe. Porque atravessar o Atlântico, ser mal tratado e colocado de volta no primeiro vôo é uma experiência amarga.
Leia também:
- Documentos, vistos e malas
- Tudo o que você precisa saber para viajar com crianças para a Europa
- Conselhos da Receita Federal para turistas
- Para evitar aborrecimentos: informações sobre bagagens, produtos proibidos e limites da alfândega








1761 Comentários
conexaoparis
Fabricio
Se tiver todos os documentos enumerados acima não terá problemas.
Não precisa a vacina.
Fabricio
bom dia irei de lua de mel em junho para um roteiro em paris e roma , tenho medo pois é minha primeira viage internacional, me ajude com dicas e me diga se casais em lua de mel é mais facil ou mais dificil e se os casais sao entrevistados juntos ou separados? grato e me ajude e a idade pesa? tenho 23anos,sou formado em turismo e hotelaria, minha formaçao me ajuda a entrar ? grato
Dayse
Olá Carol!
O atestado foi solicitado na prefeitura da cidade onde meu namorado mora, assim que ele pediu o atestado, no mesmo dia entregaram para ele, e também já foi preenchido…. foi tão rápido.
Na verdade, a prefeitura da cidade dele, informou que eu não precisava, mas acompanhando as informações, percebi que realmente eu precisava do atestado, e pedi para o meu namorado insistir para a prefeitura. E ele falou que depois, os funcionários de lá, pediram até desculpas po ter passado informações erradas.
Mas agora tá tudo certinho.
Tudo de bom para você tbm.
Bjos.
Dayse
Carolina Vaz
Gente, obrigadinha!!!!
Eu estou analisando a possibilidade de reservar um hostel só p não dar mais trabalho a minha amiga… será q é seguro?
Dayse: em qnto tempo fica pronto o atestado??
Bjs
Carol
Dayse
Oi Carolina!
Eu estava com a mesma duvida, em relação se daria tempo de receber o atestado de acolhimento. O meu namorado enviou no dia 12/03 e o atestado chegou no dia 26/03, ou seja, se vc for no dia 09/04, terá tempo de chegar em sua residência.
Tenta pedir via correio. Boa sorte.
Dayse
Oi Marilene!
Obrigada pelo toque. Mas o meu namorado enviou via correio, e o atestado chegou esta semana.
Estou mais tranquila, no dia 8 vou pegar o vôo.
Tudo de bom.
Dayse
conexaoparis
Carolina
Não sei te responder.
Nunca tive relatos de pessoas que passaram com um cópia escaneada.
Melhor isto do que nada.
Fique calma.
Carolina Vaz
Olá!!! Sensacional o blog!!!!
Bem, vou para Paris dia 09/04/10 e já tenho a passagem de volta comprada.
Farei conexão em Madrid, vou pela companhia IBERIA. O controle de imigração será feito em Madrid??? Estou com muuuito medo, estarei sozinha tbm…
Posso receber o atestado de acolhimento por email, escaneado?? Acredito que não haverá tempo de recebê-lo pelo correio…
Preciso de uma ajuda!!!
Obrigada!!
Carol
conexaoparis
Claudinha
Está tudo em ordem.
Claudinha
Olá, estou fazendo a minha primeira viagem para fora do brasil, vou ficar 4 dias em paris, já tenho reserva do hotel passagem para lisboa na volta que pretendo ficar mais 3 dias e voltar para o brasil, todas as passagens compradas, o seguro saude tmb, to levando 700 euros , mas não tenho cartão internacional e não falo ingles, isso pode atrapalhar minha entrada!
minha amiga que está na minha espera fala ingles e vai me buscar no aeroporto, minhas vacinas estão em dia.