.
A leitora Cristiane me enviou um artigo, publicado no blog de Luiz Nassif, com o depoimento de uma professora brasileira que não pode entrar na França. Ao chegar no aeroporto Charles de Gaulle ela ficou presa em uma sala e em seguida foi reconduzida ao Brasil.
Contatei a Embaixada da França no Brasil pedindo a lista dos documentos necessários, enquanto turista, para entrar na França. Me responderam fornecendo um link para o site da Embaixada onde encontrei as seguintes informações:
Todos os estrangeiros, submetidos ou não a um visto de curta duração, que desejarem ingressar na França, devem obrigatoriamente estar munidos de um seguro-saúde e de repatriamento no valor mínimo de 30.000 euros e que cubra todo o território “Schengen” (França, Alemanha, Grécia, Espanha, Itália, Áustria, Portugal, Finlândia, Suécia, Noruega, Bélgica, Holanda, Dinamarca, Islândia e Luxemburgo).
Todos os estrangeiros, submetidos ou não a um visto de curta duração, que desejarem ingressar na França para uma visita particular, familiar ou turística, devem estar de posse de uma reserva de hotel ou um atestado de acolhimento.
O atestado de acolhimento é solicitado pela pessoa que irá hospedar o estrangeiro à prefeitura de seu domicílio. O original desse atestado deverá ser assinado pelo prefeito que o concedeu e visado pelo serviço de vistos do Consulado Geral para aqueles que precisam de visto.
São dispensados de apresentar um atestado de acolhimento:
– os estrangeiros que desejarem efetuar na França uma estada de caráter humanitário ou cultural;
– os estrangeiros que se dirijam à França no contexto de uma emergência médica;
– os estrangeiros que se dirijam à França para os funerais de uma pessoa próxima;
– os familiares de franceses (cônjuge, filhos);
– os familiares de cidadãos da Comunidade Européia.
A Luciana M. do blog Dividindo Bagagem me informou que o Rodrigo Purish, do blog Aquela Passagem, tem um post sobre este assunto. Eu li, está ótimo, mas já teve uma modificação: a imigração não aceita mais uma carta do habitante dizendo que vai hospedar o turista. É preciso apresentar a declaração oficial dada pela Prefeitura.
Se alguém tiver informações complementares peço que nos informe. Porque atravessar o Atlântico, ser mal tratado e colocado de volta no primeiro vôo é uma experiência amarga.
Leia também:
- Documentos, vistos e malas
- Tudo o que você precisa saber para viajar com crianças para a Europa
- Conselhos da Receita Federal para turistas
- Para evitar aborrecimentos: informações sobre bagagens, produtos proibidos e limites da alfândega








1761 Comentários
conexaoparis
Maria Eduarda
Pode ficar tranquila. Você tem todos os documentos necessários.
MARIA EDUARDA
Oi Lina, e todo o pessoal que acompanha o blog (suuuuper util pra minha viagem!)
Estou indo pra Europa dia 02/03 (ai que friooo na barriga!) chegando por Paris, aonde vou passar seis noites com hotel reservado ja.
Tenho passaporte valido,
seguro de 30000 e afins,
voucher do hotel para seis noites em Paris (depois vou pra amsterdam e ja tenho o bilhete de trem em maos),
voucher da passagem de volta para 15 dias depois,
cartao de credito internacional com um limite meio baixo
meu cartao de debito tambem eh internacional
e estava pensando em levar uns 400 euros so em cash.
Aparentemente tenho todo o necessario ne? Sera que levo mais dinheiro em especie?
Estou MORRENDO de medo, porque vou chegar la sozinha e encontrar minha irma no aeroporto (partimos do brasil de cidades diferentes), tenho 19 anos e cara de 13, e agora sou soh estudante, sem vinculo empregaticio no momento! E a unica frase que sei em frances eh “vc fala ingles?”
Alguem tem alguma dica sobre como me portar ou me vestir ou o que mais levar?
Um comprovante de matricula em portugues da minha universidade ajuda?
Obrigada desde ja!
paulote capote
Bruna Thayane,
Se faltar documento, o risco é grande independente do país que escolha desembarcar. Quais documentos a Espanha lhe pediu que você não tinha?
Marilene de Oliveira
Dayse o atestado sai rapido e ele pode mandar por iamil, e so ecannear; Boa sorte
Marilene de Oliveira
Gente estou aqui em Paris, hoje esta com nove dias que cheguei. Ja tinha vindo outra vez, so que entrei por Portugal, e em nehum das vezez me pediram nada, a nao ser o passaporte, graças a Deus. Mas tinha todos os documentos certos, caso precisace, graçad a Deus foi super tranquilo. Nao importa se vao pedir ou nao, o importante é te-los caso eles peçam. Beijos a todos!
Bruna Thayane
i tbm a reserva de hotel tem q ser em paris?
Bruna Thayane
Ola fui dia 11/02/10 para espanha ver minha mae, e fui deportada, nao me deixeirao nem ver a minha mae!
carimbaram meu passaporte, e gostaria de saber se posso voltar la com o mesmo passaporte? e os docomentos certos para nao dar nada errado de novo!
e queria saber se passar por paris é melhor e mais seguro?
obrigado!
conexaoparis
Dayse
Peça o original via correio.
Por Amesterdam não sei o que pode acontecer.
Dayse
Olá!
Que pena Tom.
No dia 8 de março, irei para Paris com conexão em Amsterdan. Na primeira vez não me pediram nada, mas a minha estadia seria de 10 dias para passar o final de ano em 2008. E agora vou ficar 3 meses na casa do meu noivo na França.
O meu noivo fez o atestado de acolhimento, ele deve enviar via correio ou pode ser via e-mail por scanner? E pela entrada por Amsterdan, eu corro o risco de ser deportada?
Desde já agradeço, e gostei muito de conhecer seu Blog.
Dayse
conexaoparis
Nathalia
Você não vai ficar na França, faz somente conexão. Se tem todos os papéis para a Suécia, tudo está em ordem. Não precisa de seguro.