.
A leitora Cristiane me enviou um artigo, publicado no blog de Luiz Nassif, com o depoimento de uma professora brasileira que não pode entrar na França. Ao chegar no aeroporto Charles de Gaulle ela ficou presa em uma sala e em seguida foi reconduzida ao Brasil.
Contatei a Embaixada da França no Brasil pedindo a lista dos documentos necessários, enquanto turista, para entrar na França. Me responderam fornecendo um link para o site da Embaixada onde encontrei as seguintes informações:
Todos os estrangeiros, submetidos ou não a um visto de curta duração, que desejarem ingressar na França, devem obrigatoriamente estar munidos de um seguro-saúde e de repatriamento no valor mínimo de 30.000 euros e que cubra todo o território “Schengen” (França, Alemanha, Grécia, Espanha, Itália, Áustria, Portugal, Finlândia, Suécia, Noruega, Bélgica, Holanda, Dinamarca, Islândia e Luxemburgo).
Todos os estrangeiros, submetidos ou não a um visto de curta duração, que desejarem ingressar na França para uma visita particular, familiar ou turística, devem estar de posse de uma reserva de hotel ou um atestado de acolhimento.
O atestado de acolhimento é solicitado pela pessoa que irá hospedar o estrangeiro à prefeitura de seu domicílio. O original desse atestado deverá ser assinado pelo prefeito que o concedeu e visado pelo serviço de vistos do Consulado Geral para aqueles que precisam de visto.
São dispensados de apresentar um atestado de acolhimento:
– os estrangeiros que desejarem efetuar na França uma estada de caráter humanitário ou cultural;
– os estrangeiros que se dirijam à França no contexto de uma emergência médica;
– os estrangeiros que se dirijam à França para os funerais de uma pessoa próxima;
– os familiares de franceses (cônjuge, filhos);
– os familiares de cidadãos da Comunidade Européia.
A Luciana M. do blog Dividindo Bagagem me informou que o Rodrigo Purish, do blog Aquela Passagem, tem um post sobre este assunto. Eu li, está ótimo, mas já teve uma modificação: a imigração não aceita mais uma carta do habitante dizendo que vai hospedar o turista. É preciso apresentar a declaração oficial dada pela Prefeitura.
Se alguém tiver informações complementares peço que nos informe. Porque atravessar o Atlântico, ser mal tratado e colocado de volta no primeiro vôo é uma experiência amarga.
Leia também:
- Documentos, vistos e malas
- Tudo o que você precisa saber para viajar com crianças para a Europa
- Conselhos da Receita Federal para turistas
- Para evitar aborrecimentos: informações sobre bagagens, produtos proibidos e limites da alfândega








1761 Comentários
Tom
Todas as tres vezes que fui a Paris nãotive problem a com imigraçao, noa me pediram nada em uma das vezes nem meu passaporte carimbaram na entrada. Creio que a frança esta vivendo uma lua de mel diplomatica com o Brasil no atual momento, e isso tem facilitado a cordialidade doa franceses aos brasileiros.
E peço que evitem de toda forma entrarem por Madri, fui deportado agora no mes de janeiro, estav com todos os documentos exigidos e não me alegaram nada ,apenas que eu não iria entrar no pais.
Nathalia
Olá, fui pra Estocolmo em julho/09 e entrei na Europa pela França. Eu tinha seguro saúde e endereço de onde eu iria ficar. Fiz somente conexão na França.
Este mês estou indo morar na Suécia com meu filho. É preciso fazer um seguro saúde para esta viagem também? Vou morar lá, já tenho visto de 2 anos e terei direito à saúde como se fosse cidadã sueca.
Aguardo resposta pois tenho medo de ser deportada! Abs, Nathalia
conexaoparis
Mauro
Em Paris também.
MAURO
LINA
Desde já agradecendo a gentileza ao responder com atenção e, claro, parabenizando-o pelo excelente blog, retifico minha pergunta anterior: meu vôo será pela TAP, mas com conexão ( e não escala ) em Lisboa : O controle efetuado pela imigração será feito somente em Portugal, ou em Portugal e também no desembarque em Paris/ORLY?
Dayse
Ok, Obrigada.
Eu o informei para solicitar na Prefeitura e Mairie do departement dele.
Abraços
conexaoparis
Dayse
Não sei qual o prazo de entrega. Ele tem que pedir na prefeitura do bairro em que mora.
Dayse
Olá! Meu namorado é Francês, e já fui para a França duas vezes, mesmo viajando sozinha, nunca me pediram esses documentos, mas também a minha estadia era somente de 10 ou 15 dias. Desta vez, eu vou agora em Março e irei para ficar durante 3 meses e ficaremos noivos lá. Estou com receio deles solicitarem todos esses documentos, e o meu namorado estará providenciando o atestado de acolhimento, porém gostaria de saber se demora para fazer o atestado ou ele consegue com muita facilidade? Estou com receio dele não conseguir enviar a tempo.
Abraços.
Dayse
Renato
Olá a todos,
Cheguei em Paris hoje para passar 3 meses… Chegando na imigração eles só pediram o passaporte, depois carimbaram e pronto… Não fizeram nehum tipo de pergunta.
Mais isso não quer dizer que os documentos não são necessários.
Abraços.
Marilene de Oliveira
Obrigada pela reposta! Esse blog é muito show…parabéns!
conexaoparis
Marilene
Se tiver todos os documentos: passaporte, seguro, reserva hotel, cartões de créditos não vai ter entrevista nenhuma.