.
A leitora Cristiane me enviou um artigo, publicado no blog de Luiz Nassif, com o depoimento de uma professora brasileira que não pode entrar na França. Ao chegar no aeroporto Charles de Gaulle ela ficou presa em uma sala e em seguida foi reconduzida ao Brasil.
Contatei a Embaixada da França no Brasil pedindo a lista dos documentos necessários, enquanto turista, para entrar na França. Me responderam fornecendo um link para o site da Embaixada onde encontrei as seguintes informações:
Todos os estrangeiros, submetidos ou não a um visto de curta duração, que desejarem ingressar na França, devem obrigatoriamente estar munidos de um seguro-saúde e de repatriamento no valor mínimo de 30.000 euros e que cubra todo o território “Schengen” (França, Alemanha, Grécia, Espanha, Itália, Áustria, Portugal, Finlândia, Suécia, Noruega, Bélgica, Holanda, Dinamarca, Islândia e Luxemburgo).
Todos os estrangeiros, submetidos ou não a um visto de curta duração, que desejarem ingressar na França para uma visita particular, familiar ou turística, devem estar de posse de uma reserva de hotel ou um atestado de acolhimento.
O atestado de acolhimento é solicitado pela pessoa que irá hospedar o estrangeiro à prefeitura de seu domicílio. O original desse atestado deverá ser assinado pelo prefeito que o concedeu e visado pelo serviço de vistos do Consulado Geral para aqueles que precisam de visto.
São dispensados de apresentar um atestado de acolhimento:
– os estrangeiros que desejarem efetuar na França uma estada de caráter humanitário ou cultural;
– os estrangeiros que se dirijam à França no contexto de uma emergência médica;
– os estrangeiros que se dirijam à França para os funerais de uma pessoa próxima;
– os familiares de franceses (cônjuge, filhos);
– os familiares de cidadãos da Comunidade Européia.
A Luciana M. do blog Dividindo Bagagem me informou que o Rodrigo Purish, do blog Aquela Passagem, tem um post sobre este assunto. Eu li, está ótimo, mas já teve uma modificação: a imigração não aceita mais uma carta do habitante dizendo que vai hospedar o turista. É preciso apresentar a declaração oficial dada pela Prefeitura.
Se alguém tiver informações complementares peço que nos informe. Porque atravessar o Atlântico, ser mal tratado e colocado de volta no primeiro vôo é uma experiência amarga.
Leia também:
- Documentos, vistos e malas
- Tudo o que você precisa saber para viajar com crianças para a Europa
- Conselhos da Receita Federal para turistas
- Para evitar aborrecimentos: informações sobre bagagens, produtos proibidos e limites da alfândega








1761 Comentários
Marilene de Oliveira
Por favor me esclareça essa duvida urgente. Já fui a França em Agosto, mas fui pela TAP e entrei por Portugal, e foi super tranquilo. Agora estou voltando novamente dia 9 de fevereiro, mas vou entrar pela França mesmo, e estou apavorada, pois meu Francês não é lá essas coisas. Como eles fazem com turistas que não sabem falar o Francês na ora da entrevista? Por favor me responda o mais rápido que puder! Desde já obrigada!
conexaoparis
Mauro
O controle será efetuado em Paris.
Não se preocupe com os 60 euros. Se tiver cartão de crédito internacional, não terá problemas.
Ele é aceito. Peça um documento dizendo que está coberto por este seguro.
Emails aceitos sem problemas.
Orly/Paris em torno de 30 euros. Mas vai depender dos congestionamentos.
MAURO
LINA
Viajo agora,em fevereiro ( 12 a 19 ), com mulher e filho de 12a, pela TAP, com escala em Lisboa e desembarque, em Paris, em Orly. A última vez que estive em Paris foi em…..1996!….daí o fato de estar um pouco inseguro, me sentindo meio ‘marinheiro de primeira viagem’ ).
Pergunto:
1- O controle efetuado pela imigração será efetuado somente em Portugal, ou em Portugal e também no desembarque em Paris/ORLY?
2- A exigência dos 60 euros por dia / por pessoa, em espécie, é exigida rigorosamente, ou pode ser suprida parcialmente pelo limite dos cartões de crédito internacionais ( meu e de minha esposa) ?
OBS: claro que pretendo levar certa quantidade em espécie, para as despesas iniciais.
3- O seguro emitido pelo cartão Platinnum, do Banco do Brasil é mesmo aceito sem problemas?
4 – A pergunta é meio bobinha, mas como viajo com meu filho, e desejo evitar quaisquer imprevistos, lá vai: os e-mails impressos de confirmação de reserva do hotel e da Cia Aérea são aceitos sem problemas?
5- Para não ter a sensação de, logo ao chegar, estar sendo achacado pelo taxista, qual o preço médio de uma corrida de Orly até o hotel, que fica na rue Buffault ( próx Metrô – estação Cadet )
Desde já agradeço.
conexaoparis
Blenksprado
Não precisa.
blenksprado
Pessoal, vou pra França em março de lua-de-mel. Eu tenho emprego público aqui no Brasil porém minha minha noiva não tem. Vou evar a certidão de casamento pra provar o nosso vínculo. Será que eu preciso traduzir esta certidão para o francês?
Raiza
Percebi que Simone havia feito a mesma pergunta, desculpe incomodar.
Obrigada.
Beijos.
Raiza
Maria lina, descobri seu blog através do viaje na viagem de Ricardo Freire. Estou gostando muito e esse blog tem me ajudado muito c/ dicas que serão essenciais para minha viagem a paris.
Minha duvida é a seguinte:
Vamos em Junho, eu, minha mãe, meu pai e minha irmã para paris estou preocupada com nossa entrada pois só temos hotel reservado nos 4 dias que passaremos em paris, pois depois vamos até a itália, de onde voltaremos para o brasil, temos passagem de ida e volta, mas vamos passar 15 dias e n temos todos esses dias reservados em hoteis.
será que teremos problemas?
Agradeço desde já, por essa ajuda e pelas outras.
Beijos
conexaoparis
Somine
Não terá problemas não. Fique tranquila.
simone
Gente, no meu caso alugarei um carro,e não fiz todas as reservas de Hotel, somente dos dias que passarei em Paris e no Vale do Loire. Dos 15 dias só tenho reserva para 08. Levarei o voucher da reserva do carro que já está pago aqui no Brasil. Será que terá algum problema?
conexaoparis
Elizangela
Você tem seguro saude de viagem?