.
A leitora Cristiane me enviou um artigo, publicado no blog de Luiz Nassif, com o depoimento de uma professora brasileira que não pode entrar na França. Ao chegar no aeroporto Charles de Gaulle ela ficou presa em uma sala e em seguida foi reconduzida ao Brasil.
Contatei a Embaixada da França no Brasil pedindo a lista dos documentos necessários, enquanto turista, para entrar na França. Me responderam fornecendo um link para o site da Embaixada onde encontrei as seguintes informações:
Todos os estrangeiros, submetidos ou não a um visto de curta duração, que desejarem ingressar na França, devem obrigatoriamente estar munidos de um seguro-saúde e de repatriamento no valor mínimo de 30.000 euros e que cubra todo o território “Schengen” (França, Alemanha, Grécia, Espanha, Itália, Áustria, Portugal, Finlândia, Suécia, Noruega, Bélgica, Holanda, Dinamarca, Islândia e Luxemburgo).
Todos os estrangeiros, submetidos ou não a um visto de curta duração, que desejarem ingressar na França para uma visita particular, familiar ou turística, devem estar de posse de uma reserva de hotel ou um atestado de acolhimento.
O atestado de acolhimento é solicitado pela pessoa que irá hospedar o estrangeiro à prefeitura de seu domicílio. O original desse atestado deverá ser assinado pelo prefeito que o concedeu e visado pelo serviço de vistos do Consulado Geral para aqueles que precisam de visto.
São dispensados de apresentar um atestado de acolhimento:
– os estrangeiros que desejarem efetuar na França uma estada de caráter humanitário ou cultural;
– os estrangeiros que se dirijam à França no contexto de uma emergência médica;
– os estrangeiros que se dirijam à França para os funerais de uma pessoa próxima;
– os familiares de franceses (cônjuge, filhos);
– os familiares de cidadãos da Comunidade Européia.
A Luciana M. do blog Dividindo Bagagem me informou que o Rodrigo Purish, do blog Aquela Passagem, tem um post sobre este assunto. Eu li, está ótimo, mas já teve uma modificação: a imigração não aceita mais uma carta do habitante dizendo que vai hospedar o turista. É preciso apresentar a declaração oficial dada pela Prefeitura.
Se alguém tiver informações complementares peço que nos informe. Porque atravessar o Atlântico, ser mal tratado e colocado de volta no primeiro vôo é uma experiência amarga.
Leia também:
- Documentos, vistos e malas
- Tudo o que você precisa saber para viajar com crianças para a Europa
- Conselhos da Receita Federal para turistas
- Para evitar aborrecimentos: informações sobre bagagens, produtos proibidos e limites da alfândega








1761 Comentários
elizangela figueredo
gostaria de saber se ra entrando por madri comprei um pacote com passagem hotel queria saber se falta alguma coisa ainda pra mim entra sera que consigo entrar
Vivian Mara Côrtes Camargo
Gabriela
voltamos há pouco de viagem e um dos meus filhos estava preocupado
com a foto do passaporte, pois estava bem cabeludo (ele é músico) e agora está com cabelos bem curtinhos. Aconteceu o seguinte: a pessoa da imigração nos ouviu falar em português e perguntou em espanhol aonde íamos; como respondi em francês ele foi muito amável, brincou com a aparencia diferente do filho e não pediu que apresentássemos nenhum comprovante, apenas desejou boa viagem.
Detalhe: estávamos tranquilos com todos os documentos, passagens, reservas, seguros, tudo em ordem para apresentar caso nos fossem pedidos.
paulote capote
Cláudia,
Somente os cartões Platinium e Infinite tem o seguro gratuito. Condições no site (você deve pagar o valor integral das passagem com o CC).
http://visa.com.br/conteudo.asp?pg=1344
http://visa.com.br/conteudo.asp?pg=112
Claudia
Meu cartão é itaucard visa internacional. Entrei em contato novamente e eles deram a mesma informação.
paulote capote
Cláudia,
O e-ticket serve sim! Qual o teu cartão de crédito? (se é que você pode responder).
Juliana,
O atestado não é necessário quando se aluga um imóvel ou quarto, você precisará do contrato ou de algum outro comprovante.
Juliana
Olá Lina!
Acompanho seu blog e devo lhe agradecer pelas ótimas dicas. Aluguei um apartamento para fevereiro (meuparis) e gostaria de saber se no caso de aluguel também é necessário o atestado de acolhimento. Ah, comprei seu guia de 4 dias…depois lhe darei um feedback!
Obrigada!!
Claudia
Estou organizando minha viagem para Paris em Março e estou encontrando alguns problemas. Comprei minhas passagens pela internet e só tenho como comprovante de volta o e-ticket que me mandaram por e-mail. Eles aceitam e-mail como comprovante de volta? O outro problema é quanto ao seguro viagem: tenho seguro viagem pelo cartão de crédito, mas entrando em contato com o SAC eles informaram q n enviam comprovante do seguro e que eu deveria imprimir a página da internet q cita o seguro viagem como benefício. Será que terei problemas em provar o seguro viagem com uma página da internet?
conexaoparis
Danielle
Se seu passaporte é brasileiro não pode entrar na fila dos europeus. Se tiver problemas, chame-o.
conexaoparis
Camila
Peça ao seu namorado para te mandar uma cópia do contrato de aluguel. Assim poderá mostrar ao pessoal da imigração.
paulote capote
Camila,
Não sei se você deixou de mencionar, mas faltou o valor em Euros correspondente ao tempo que ficará lá. Não sei o que diz esse contrato de aluguel, mas seria bom ter o telefone do locatário para a imigração poder ligar se ficarem desconfiados, e é bom deixar o locatário a par de que você ficará hospedada com seu namorado, para o caso do pessoal da imigração querer entrar em contato com o locatário.
abs,
Paulo.