.
A leitora Cristiane me enviou um artigo, publicado no blog de Luiz Nassif, com o depoimento de uma professora brasileira que não pode entrar na França. Ao chegar no aeroporto Charles de Gaulle ela ficou presa em uma sala e em seguida foi reconduzida ao Brasil.
Contatei a Embaixada da França no Brasil pedindo a lista dos documentos necessários, enquanto turista, para entrar na França. Me responderam fornecendo um link para o site da Embaixada onde encontrei as seguintes informações:
Todos os estrangeiros, submetidos ou não a um visto de curta duração, que desejarem ingressar na França, devem obrigatoriamente estar munidos de um seguro-saúde e de repatriamento no valor mínimo de 30.000 euros e que cubra todo o território “Schengen” (França, Alemanha, Grécia, Espanha, Itália, Áustria, Portugal, Finlândia, Suécia, Noruega, Bélgica, Holanda, Dinamarca, Islândia e Luxemburgo).
Todos os estrangeiros, submetidos ou não a um visto de curta duração, que desejarem ingressar na França para uma visita particular, familiar ou turística, devem estar de posse de uma reserva de hotel ou um atestado de acolhimento.
O atestado de acolhimento é solicitado pela pessoa que irá hospedar o estrangeiro à prefeitura de seu domicílio. O original desse atestado deverá ser assinado pelo prefeito que o concedeu e visado pelo serviço de vistos do Consulado Geral para aqueles que precisam de visto.
São dispensados de apresentar um atestado de acolhimento:
– os estrangeiros que desejarem efetuar na França uma estada de caráter humanitário ou cultural;
– os estrangeiros que se dirijam à França no contexto de uma emergência médica;
– os estrangeiros que se dirijam à França para os funerais de uma pessoa próxima;
– os familiares de franceses (cônjuge, filhos);
– os familiares de cidadãos da Comunidade Européia.
A Luciana M. do blog Dividindo Bagagem me informou que o Rodrigo Purish, do blog Aquela Passagem, tem um post sobre este assunto. Eu li, está ótimo, mas já teve uma modificação: a imigração não aceita mais uma carta do habitante dizendo que vai hospedar o turista. É preciso apresentar a declaração oficial dada pela Prefeitura.
Se alguém tiver informações complementares peço que nos informe. Porque atravessar o Atlântico, ser mal tratado e colocado de volta no primeiro vôo é uma experiência amarga.
Leia também:
- Documentos, vistos e malas
- Tudo o que você precisa saber para viajar com crianças para a Europa
- Conselhos da Receita Federal para turistas
- Para evitar aborrecimentos: informações sobre bagagens, produtos proibidos e limites da alfândega








1761 Comentários
Camila
Olá Lina,
Acompanho seu blog, desde de agosto de 2009 quando meu namorado foi fazer um intercâmbio em Paris. Pois bem, comprei minha passagem em outubro, e desde de lá já vinha me programando para fazer tudo correto ( seguro viagem, passagens de ida/volta, hotel), só que eis o problema : íamos ficar em hotel, mas agora vamos alugar um apartamento, queria saber se mostrando o contrato de aluguel no nome do meu namorado, é válido pra mim também na hora de lidar com a imigração. Estou com medo também de ser parada ( pelo fato de estar viajando sozinha, sem nenhum carimbo no passaporte, e de ter 20 anos e aparentar 15), caso eu seja parada o que faço? Eles falam o francês? Posso pedir um tradutor? Como devo me portar? Com a proximidade da data da viagem chegar ( viajo dia 08.02.10 e volto dia 22.02.10) Estou ficando nervosa com tanta burocracia francesa. Só mais uma coisa, estou indo de AirFrance isso ajuda ou dificulta? Saio de São Saulo e Chego direto no CDG.
Parabéns pelo blog!
Abraço, de uma turista muito ansiosa e com medo ….
danielle
Oi Lina,
Daqui 2 dias vou para paris é minha primeira viagem, irei com o meu companheiro que é espanhol , temos uma filha seria interessante levar a
copia autenticada de nascimento dela , para comprovar a nossa relaçao, tenho todos os documentos necessários como o seguro, os vouchers do hotel e passagens de ida e volta.Como devo proceder???evo entrar com ele na fila de membros da uniao europeia??? Obrigada
Danielle
conexaoparis
Renato
Não se confirma. Eu reservo hotéis na França dando o meu número de cartão de crédito como garantia. Não pago nada adiantado.
Quanto a lei para entrar na França ela pede a reserva.
Renato
Prezados,
Sobre a questão da estadia… Uma vez li que no caso de hospedagem em hotel era necessário que pelo menos metade do tempo estivesse já pago e não apenas os 10% da reserva. Isso se confirma?
conexaoparis
Amara
Acho que pode.
conexaoparis
Thais
Também não sei te dizer com certeza se terá problemas ou não. Mas acho que se explicar seu caso (isto se eles perguntarem) eles vão entender.
conexaoparis
Gabriela
Não sei te responder. Não tenho conhecimento de nada semelhante.
Gabriela
Olá Lina,
Viajarei à Paris em Abril e tenho uma certa dúvida em relação à imigração…Em meu passaporte, estou loira (agora estou morena) e tenho receio de que encrequem com a minha foto. Gostaria de saber se é de seu conhecimento alguma história de alguém que tenha sido barrado pela foto não estar atualizada. Seria melhor tirar outro passaporte?
Atenciosamente,
Thais
Verifiquei que os documentos necessários para entrada na França são seguro viagem, comprovante de reserva de hotel e passagem aérea ida e volta.
As minhas passagens foram emitidas atraves do sistema de concessão de funcionários da TAM e devido ao valor do desconto a passagem é sem assento garantido ou seja não tem data confirmada, pois se o voo está lotado preciso esperar o proximo.
Vc sabe me dizer como a volta para o Brasil, não estara confirmada se posso ter algum tipo de problema para entrar no país?
Amara Graziella
ok mais eu tenho uma carta de onde irei me hospedar em lisboa. a minha entrada la sei que sera mais facil, queria saber se estando em lisboa com o visto eu posso pegar uma condução para frança especificamente Toulose? Posso entrar assim sem medo?