.
A leitora Cristiane me enviou um artigo, publicado no blog de Luiz Nassif, com o depoimento de uma professora brasileira que não pode entrar na França. Ao chegar no aeroporto Charles de Gaulle ela ficou presa em uma sala e em seguida foi reconduzida ao Brasil.
Contatei a Embaixada da França no Brasil pedindo a lista dos documentos necessários, enquanto turista, para entrar na França. Me responderam fornecendo um link para o site da Embaixada onde encontrei as seguintes informações:
Todos os estrangeiros, submetidos ou não a um visto de curta duração, que desejarem ingressar na França, devem obrigatoriamente estar munidos de um seguro-saúde e de repatriamento no valor mínimo de 30.000 euros e que cubra todo o território “Schengen” (França, Alemanha, Grécia, Espanha, Itália, Áustria, Portugal, Finlândia, Suécia, Noruega, Bélgica, Holanda, Dinamarca, Islândia e Luxemburgo).
Todos os estrangeiros, submetidos ou não a um visto de curta duração, que desejarem ingressar na França para uma visita particular, familiar ou turística, devem estar de posse de uma reserva de hotel ou um atestado de acolhimento.
O atestado de acolhimento é solicitado pela pessoa que irá hospedar o estrangeiro à prefeitura de seu domicílio. O original desse atestado deverá ser assinado pelo prefeito que o concedeu e visado pelo serviço de vistos do Consulado Geral para aqueles que precisam de visto.
São dispensados de apresentar um atestado de acolhimento:
– os estrangeiros que desejarem efetuar na França uma estada de caráter humanitário ou cultural;
– os estrangeiros que se dirijam à França no contexto de uma emergência médica;
– os estrangeiros que se dirijam à França para os funerais de uma pessoa próxima;
– os familiares de franceses (cônjuge, filhos);
– os familiares de cidadãos da Comunidade Européia.
A Luciana M. do blog Dividindo Bagagem me informou que o Rodrigo Purish, do blog Aquela Passagem, tem um post sobre este assunto. Eu li, está ótimo, mas já teve uma modificação: a imigração não aceita mais uma carta do habitante dizendo que vai hospedar o turista. É preciso apresentar a declaração oficial dada pela Prefeitura.
Se alguém tiver informações complementares peço que nos informe. Porque atravessar o Atlântico, ser mal tratado e colocado de volta no primeiro vôo é uma experiência amarga.
Leia também:
- Documentos, vistos e malas
- Tudo o que você precisa saber para viajar com crianças para a Europa
- Conselhos da Receita Federal para turistas
- Para evitar aborrecimentos: informações sobre bagagens, produtos proibidos e limites da alfândega








1761 Comentários
conexaoparis
Amada
A lei diz que a pessoa que vai te hospedar deve pedir na prefeitura um atestado d’hébérgement..
conexaoparis
Paula
Está tudo em ordem. O documento que descrevo aqui é uma exigência do governo francês. Não sei se é uma exigência de todos os governos europeus. A França pede ao estrangeiro que não tenha reservas ou apartamentos alugados, uma carte d’hébérgement que é fornecida pela prefeitura do bairro onde mora a pessoa que vai hospedá-la.
Te aconselho perguntar no consulado do país onde vai ficar 35 dias quais os documentos necessários.
Paula
Olá!! Me chamo Paula, estou muito preocupada com minha viagem que farei agora em fevereiro de 2010,pões estou ouvindo muitos comentarios absurdos de agencias e pessoas,então se possivel me responda por favor. Eu vou para Zurich,mas minha conexão é por Madri,ficarei 2horas esperando voo,então ficarei na suiça por 35dias,quero saber de voce, se estou em ordem com documentação:Já tenho passaporte legalizado,passagem de ida e volta marcada,tenho seguro total dos 35dias, e 500euros,mas cartão poupança visa internacional do banco do brasil,.Primeira pergunta:
1)- Meu cartão é poupança internacional visa pode ser?tenho euros.
2)-meu noivo mora em Zurich,a necessidade tanta assim de 35dias apenas de uma carta convite oficial?
3)Onde ele registra autentica para mim esta carta convite,e indiomo pode ser em ingles?Se é feita em Prefeitura onde faz isso, ?
4)Pode ser uma carta com todos os dados meus e dele me convidando responsabilizando-se,e mandar p mim por e-mail para eu imprimir,sem ser autenticada,digo:uma carta simples,apenas para certificarem que estou residindo mesmo na casa dele?
Grata!!! Paula. 08/01/10
Amara Graziella
Estou indo a 1º vez para europa especificamente em Paris , mesmo tendo cartões internacionais será preciso ter dinheiro?, e queria saber se é obrigatorio a hospedagem? Pois estou indo para casa de um amigo! Ele tem que me mandar alguma coisa? Ou se eu tiver o endereço dele em mãos com telefone eu consigo entrar sem problemas?
conexaoparis
Rafael
Um atestado com o nome de todas as pessoas que vai acolher.
Rafael
OK. Mas é um atestado por pessoa que ele irá acolher ou pode ser um atestado para várias pessoas???
ana
Muito obrigada pela resposta!
Já estava agoniada. Ontem estava lendo uns artigos e disseram que poderia ter problemas por causa de não ter o carimbo de entrada. Meu passaporte é limpinho, nenhum carimbo de nenhum pais.
conexaoparis
Denise
Vá a prefeitura do bairro onde mora e peça uma attestation d’hébérgement. É a prefeitura que vai te dar um documento oficial. E demora. Acho que custa em torno de 50 euros.
conexaoparis
Ana
Não terá problemas.
Pode ficar tranquila.
Para sair é fácil.
conexaoparis
Rafael
O atestado deve ser pedido na prefeitura do bairro onde reside a pessoa que vai te hospedar. Acho que custa em torno de 50 euros.