.
A leitora Cristiane me enviou um artigo, publicado no blog de Luiz Nassif, com o depoimento de uma professora brasileira que não pode entrar na França. Ao chegar no aeroporto Charles de Gaulle ela ficou presa em uma sala e em seguida foi reconduzida ao Brasil.
Contatei a Embaixada da França no Brasil pedindo a lista dos documentos necessários, enquanto turista, para entrar na França. Me responderam fornecendo um link para o site da Embaixada onde encontrei as seguintes informações:
Todos os estrangeiros, submetidos ou não a um visto de curta duração, que desejarem ingressar na França, devem obrigatoriamente estar munidos de um seguro-saúde e de repatriamento no valor mínimo de 30.000 euros e que cubra todo o território “Schengen” (França, Alemanha, Grécia, Espanha, Itália, Áustria, Portugal, Finlândia, Suécia, Noruega, Bélgica, Holanda, Dinamarca, Islândia e Luxemburgo).
Todos os estrangeiros, submetidos ou não a um visto de curta duração, que desejarem ingressar na França para uma visita particular, familiar ou turística, devem estar de posse de uma reserva de hotel ou um atestado de acolhimento.
O atestado de acolhimento é solicitado pela pessoa que irá hospedar o estrangeiro à prefeitura de seu domicílio. O original desse atestado deverá ser assinado pelo prefeito que o concedeu e visado pelo serviço de vistos do Consulado Geral para aqueles que precisam de visto.
São dispensados de apresentar um atestado de acolhimento:
– os estrangeiros que desejarem efetuar na França uma estada de caráter humanitário ou cultural;
– os estrangeiros que se dirijam à França no contexto de uma emergência médica;
– os estrangeiros que se dirijam à França para os funerais de uma pessoa próxima;
– os familiares de franceses (cônjuge, filhos);
– os familiares de cidadãos da Comunidade Européia.
A Luciana M. do blog Dividindo Bagagem me informou que o Rodrigo Purish, do blog Aquela Passagem, tem um post sobre este assunto. Eu li, está ótimo, mas já teve uma modificação: a imigração não aceita mais uma carta do habitante dizendo que vai hospedar o turista. É preciso apresentar a declaração oficial dada pela Prefeitura.
Se alguém tiver informações complementares peço que nos informe. Porque atravessar o Atlântico, ser mal tratado e colocado de volta no primeiro vôo é uma experiência amarga.
Leia também:
- Documentos, vistos e malas
- Tudo o que você precisa saber para viajar com crianças para a Europa
- Conselhos da Receita Federal para turistas
- Para evitar aborrecimentos: informações sobre bagagens, produtos proibidos e limites da alfândega








1761 Comentários
conexaoparis
Norma
Não precisa da vacina da f.a.para entrar na França.
Insista para ter um email de confirmação da sua reserva. Sem ele, não terá nenhuma garantia.
norma regina iorio
Olá Lina
Estou preocupada com a vacina da febre amarela. Ano passado eu e meus filhos tomamos a vacina, mas sabe como é posto na época da vacinação… um papelzinho na mão e só… Será que teremos de tomarnovamente a vacina? Uma declaração, em francês, do nosso médico de família servirá?
Comprei hoje o seu guia.Tenho certeza que será ótimo para nossa estadia. Iremos à Grenoble também. Mandarei fotos para seu blog.
Sóuma coisa me preocupa: fiz reserva on line no Hotel Batignolles Villiers, 11 Rue des Batignolles 75017 Paris 33145225058. Como já escrevi para confirmar e não obtive resposta, estou com receio de chegar em Paris e não ter a reserva efetivamente…
Um grande beijo(meu e-mail [email protected])
alexandre
Ola, estou indo para a Coreia do Sul e meu voo faz conexao na Franca, ‘e necessario algum documento ou apenas passaporte e passagem com o destino final ?
‘E necessario alguma vacina?
conexaoparis
Juliana
Para a Suécia não sei.
Na França a carta não é válida. Aleiexige um documento pedido na prefeitura, dizendo que o fulano de tal vai te hospedar.
Juliana R S
Lina
Estou na Suécia väo completar 3 meses em dezembro agora, como näo tenho visto permanente ainda, volto para o Brasil em dezembro, tenho um namorado aqui e pretendo voltar p cá em fevereiro, além da carta convite do meu namorado, passagem de ida/volta, passaporte, é necessário os outros documentos que säo exigidos como se fosse entrar pela primeira vez na Europa?
miriam collares
Irei a Paris em janeiro 2010, com marido e dois filhos , por uma semana, depois de passar 15 dias em Lisboa e a caminho da Alemana. Estou alugando um apto. e minha duvida é : terei que ter também o tal atestado de acolhimento?
conexaoparis
Farreiro
Não sei. Você deve perguntar ao consulado.
farreiro
casei com um francesa,,mas descobri q so casando nao posso trab na frança,,,quaispapeis sao preciso p que eu esteja legal no pais,,
conexaoparis
Alexia
Você já tem os documentos necessários. Diga que vem a turismo. Se puder trazer comprovação que mora e trabalha em outro país, seria mais uma segurança.
conexaoparis
Carolina
Você precisa de um seguro de viagem internacional.