.
A leitora Cristiane me enviou um artigo, publicado no blog de Luiz Nassif, com o depoimento de uma professora brasileira que não pode entrar na França. Ao chegar no aeroporto Charles de Gaulle ela ficou presa em uma sala e em seguida foi reconduzida ao Brasil.
Contatei a Embaixada da França no Brasil pedindo a lista dos documentos necessários, enquanto turista, para entrar na França. Me responderam fornecendo um link para o site da Embaixada onde encontrei as seguintes informações:
Todos os estrangeiros, submetidos ou não a um visto de curta duração, que desejarem ingressar na França, devem obrigatoriamente estar munidos de um seguro-saúde e de repatriamento no valor mínimo de 30.000 euros e que cubra todo o território “Schengen” (França, Alemanha, Grécia, Espanha, Itália, Áustria, Portugal, Finlândia, Suécia, Noruega, Bélgica, Holanda, Dinamarca, Islândia e Luxemburgo).
Todos os estrangeiros, submetidos ou não a um visto de curta duração, que desejarem ingressar na França para uma visita particular, familiar ou turística, devem estar de posse de uma reserva de hotel ou um atestado de acolhimento.
O atestado de acolhimento é solicitado pela pessoa que irá hospedar o estrangeiro à prefeitura de seu domicílio. O original desse atestado deverá ser assinado pelo prefeito que o concedeu e visado pelo serviço de vistos do Consulado Geral para aqueles que precisam de visto.
São dispensados de apresentar um atestado de acolhimento:
– os estrangeiros que desejarem efetuar na França uma estada de caráter humanitário ou cultural;
– os estrangeiros que se dirijam à França no contexto de uma emergência médica;
– os estrangeiros que se dirijam à França para os funerais de uma pessoa próxima;
– os familiares de franceses (cônjuge, filhos);
– os familiares de cidadãos da Comunidade Européia.
A Luciana M. do blog Dividindo Bagagem me informou que o Rodrigo Purish, do blog Aquela Passagem, tem um post sobre este assunto. Eu li, está ótimo, mas já teve uma modificação: a imigração não aceita mais uma carta do habitante dizendo que vai hospedar o turista. É preciso apresentar a declaração oficial dada pela Prefeitura.
Se alguém tiver informações complementares peço que nos informe. Porque atravessar o Atlântico, ser mal tratado e colocado de volta no primeiro vôo é uma experiência amarga.
Leia também:
- Documentos, vistos e malas
- Tudo o que você precisa saber para viajar com crianças para a Europa
- Conselhos da Receita Federal para turistas
- Para evitar aborrecimentos: informações sobre bagagens, produtos proibidos e limites da alfândega








1761 Comentários
Carolina
Sou brasileira residente em Portugal,tenho seguro saúde unimed,este é válido para entrada na França?
Alexia
Ola! parabens pelo blog! muito informativo!
Bom estou indo passar 7 dias em Paris, mas vivo e trabalho em Shanghai (china).
Minha duvida e a seguinte:
Nao tenho cartao de credito internacional (vivo fora do Brasil ha quase 10 anos), aqui na China estrangeiro nao tem direito a cartao de credito, somente cartao de debito.
Poderei apresentar somente os Euros? estou pensando em levar 1000 Euros e mais o cartao de debito.
Tenho o seguro, atestado de acolhimento da prefeitura (meu namorado e frances), bilhetes de volta.
Outras questoes: devo dizer que vou a turismo ou vou pra visitar o namorado? Devo levar contrato do meu emprego ou qualquer documento que comprove que eu trabalho aqui? No meu passaporte tem o visto de residencia especificando que estou aqui a trabalho, mas e em chines….Devo levar comprovante de salario?
Obrigada!
paulote capote
William,
Eu entendi o que quis dizer com declaração. Ela (a declaração) e os documentos anexos podem até funcionar, mas ainda sim eu preferiria fazer uma reserva.
Abs,
Paulo.
William
Paulo,
Eu não entendi o que você quis dizer com: “Não acho que a declaração dos pais dela valha alguma coisa.”. Essa declaração não tem nada a ver com o local de hospedagem. Ela é uma carta onde os pais de minha namorada se comprometem a garantir um mínino de 60 Euros por dia durante a estadia dela. Vocês (Paulo e Lina) acham que essa carta, que foi redigida em francês, assinada, e reconhecida em cartório, juntos com os cartões de crédito, a Declaração de Imposto de Renda dos pais dela e o Extrato Bancário dos pais dela, não comprovam que ela tem dinheiro suficiente para entrar na França?
Se não comprovam, o que é preciso fazer para comprovar?
Quanto ao alberque, acho que vou acabar reservando um mesmo. Não queror correr riscos. Prefiro perder 5% do valor de uma reserva de 60 dias a não deixarem ela entrar.
Obrigado pela ajuda.
conexaoparis
Carlos
Uma refeição barata custa 10 euros.
Entrada em museus, 8 euros.
Um ticket de metro 1.60 euros.
Mais o hotel.Fevereio faz frio, temperaturas entre 2 e 8 graus.
conexaoparis
William
Esta situação é uma roleta. Ela pode passar na alfândega ou não. Melhor ter todos os documentos necessários. Achei o conselho do Paulote pertinente. Se você não pode pedir um atestado de hébérgement, ela deveria ter uma reserva em albergues.
paulote capote
William,
Não acho que a declaração dos pais dela valha alguma coisa. Eu reservaria um albergue englobando os 2 meses de estadia dela. Sim, haverá um ‘desperdício’ de dinheiro, pois terá que pagar os 5% da reserva de 60 dias. Mas acho que é mais seguro do que a declaração dos pais dela…
Já pensou em se informar no próprio consulado?
Abs,
Paulo.
William
Lina,
Estou na França para estudar durante 1 ano. Para vir pra cá, fui no consulado francês e eles me concederam um visto de 1 ano. Minha namorada virá para cá me visitar em Dezembro e ficará aqui por 2 meses. Ela entra na Europa por Paris. Ela já comprou as passagens de ida e volta e fez o seguro saúde no valor de 30.000 Euros pelo cartão VISA. Ela vai trazer uns 400 Euros em espécie, 2 cartões de crédito internacionais, e uma declaracão em francês dos pais dela falando que eles se comprometem a garantir um mínimo de 60 Euros por dia durante sua estadia. Para comprovar os rendimentos dos pais, ela vai levar a declaração do Imposto de Renda e o Extrato Bancário deles. Até aí, acho que está tudo bem.
O problema é o atestado de acolhimento. Como eu não tenho um titre de séjour (pois tenho o visto que vale por 1 ano), eu não posso fazê-lo na mairie da cidade onde moro.
Eu separei vários documentos meus como: matrícula na faculdade francesa, carta de aceite da faculdade francesa, comprovante de residencia francês, extrato bancário francês e uma carta convite, falando que eu vou recebe-la. Estou pensando em também pedir, junto à faculdade onde estudo, uma carta deles atestando que vou receber minha namorada em caráter visita turística.
Durante o tempo que ela ficará aqui, eu vou ter 2 semanas de férias e nós planejamos uma viagem. Já até reserveis os hotéis.
O que você me aconselha a fazer?
Será que ela passa na imigração com os documentos que eu separei? Seria bom ela mostrar as reservas dos hotéis, mesmo não cubrindo todo o tempo em que ela vai ficar aqui? Ou eu devo reservar um hostel para os outros dias da estadia dela?
Por favor, me ajude. Estou preocupado porque ela fala inglês razoavelmente, mas não fala nada de francês.
Abrigado.
Carlos MG
Quanto em dinheiro é necessário ter para passar 5 dias em Paris? Duas pessoas. Durante meados de fevereiro qual é o clima por lá? Obrigado
conexaoparis
João.
Não terá problemas.