.
A leitora Cristiane me enviou um artigo, publicado no blog de Luiz Nassif, com o depoimento de uma professora brasileira que não pode entrar na França. Ao chegar no aeroporto Charles de Gaulle ela ficou presa em uma sala e em seguida foi reconduzida ao Brasil.
Contatei a Embaixada da França no Brasil pedindo a lista dos documentos necessários, enquanto turista, para entrar na França. Me responderam fornecendo um link para o site da Embaixada onde encontrei as seguintes informações:
Todos os estrangeiros, submetidos ou não a um visto de curta duração, que desejarem ingressar na França, devem obrigatoriamente estar munidos de um seguro-saúde e de repatriamento no valor mínimo de 30.000 euros e que cubra todo o território “Schengen” (França, Alemanha, Grécia, Espanha, Itália, Áustria, Portugal, Finlândia, Suécia, Noruega, Bélgica, Holanda, Dinamarca, Islândia e Luxemburgo).
Todos os estrangeiros, submetidos ou não a um visto de curta duração, que desejarem ingressar na França para uma visita particular, familiar ou turística, devem estar de posse de uma reserva de hotel ou um atestado de acolhimento.
O atestado de acolhimento é solicitado pela pessoa que irá hospedar o estrangeiro à prefeitura de seu domicílio. O original desse atestado deverá ser assinado pelo prefeito que o concedeu e visado pelo serviço de vistos do Consulado Geral para aqueles que precisam de visto.
São dispensados de apresentar um atestado de acolhimento:
– os estrangeiros que desejarem efetuar na França uma estada de caráter humanitário ou cultural;
– os estrangeiros que se dirijam à França no contexto de uma emergência médica;
– os estrangeiros que se dirijam à França para os funerais de uma pessoa próxima;
– os familiares de franceses (cônjuge, filhos);
– os familiares de cidadãos da Comunidade Européia.
A Luciana M. do blog Dividindo Bagagem me informou que o Rodrigo Purish, do blog Aquela Passagem, tem um post sobre este assunto. Eu li, está ótimo, mas já teve uma modificação: a imigração não aceita mais uma carta do habitante dizendo que vai hospedar o turista. É preciso apresentar a declaração oficial dada pela Prefeitura.
Se alguém tiver informações complementares peço que nos informe. Porque atravessar o Atlântico, ser mal tratado e colocado de volta no primeiro vôo é uma experiência amarga.
Leia também:
- Documentos, vistos e malas
- Tudo o que você precisa saber para viajar com crianças para a Europa
- Conselhos da Receita Federal para turistas
- Para evitar aborrecimentos: informações sobre bagagens, produtos proibidos e limites da alfândega








1761 Comentários
João
Oi, Lina,
Perdoe o engano — li Maria Lina e acabei misturando os dois nomes…
Mas as reservas das três diárias estão confirmadas, sim, mesmo que apenas parcialmente pagas. Não terei problemas, então?
Um abraço, muito obrigado e parabéns pelo excelente site,
João
conexaoparis
João
Me chamo Lina.
Não pagou mas tem uma reserva confirmada, não?
João
Oi, Marina, tudo bem?
Um dúvida: fiz uma reserva para três noites pelo site do hotel, mas apenas a primeira é paga antecipadamente. O pagamento das outras duas será feito no local. Você acha que isso pode me causar algum problema na imigração?
Um abraço e obrigado,
João
conexaoparis
Rom
O seguro do cartão é válido mas é preciso apresentar uma declaração dizendo que está coberto por este seguro. O seu cartão vai te fornecer esta declaração.
ROM
Lina,
Obrigado pelas informações diversas que tem me dado em diversos topicos. Pois bem, gostaria de saber no caso do Seguro Saude (30.000), necessário fazer.. ou o simples documento do Cartao de Credito, Visa ou Mastercard é válido? Grato.
conexaoparis
Juliana
Vocês podem avançar juntos. Se deixarem passar os dois… Não vai adiantar nada dizer que vai pedir a nacionalidade italiana. Fique tranquila, você tem os documentos necessários, com a reserva de hotéis.
juliana gomes
Oi!
Então eu vou com tudo isso, dinheiro a passagem ida e volta, seguro, cartao de credito internacional, as reservas vou fazer por precaução ja a carta ela vai ser mais um preventivo.
Minha duvidas é se no guiche da imigração posso ir junto com meu namorado ou um por vez?
E eu vou dar entrada na minha cidadania na italia depois de passar uns dias em Bruxelas, vc acha que se pintar algum perigo dizer e mostrar minha documentação toda correta que vou dar entrada ajudaria?
e como eu nao falo nada em outra lingua tenho medo de nao saber o que ele esta me pedindo.
Acha que corro risco de ser barrada?
Obrigada!
conexaoparis
juliana
Para entrar em Paris esta carta, se você for controlada, não vale nada.Tem que ser um documento da prefeitura. Você tem que ter este documento ou reservas em hotéis.
juliana gomes
Ola! estou vianjando pela 1º vez para europa em dezembro de 2009, vou sair de goiania / sao paulo e pegar o vou direto para paris e de la vou para bruxelas, um amigo vai ate fazer uma carta convite assumindo a responsabilidades sobre nossa estadia, vou levar todos os docs necessarios e cartoes, vou com meu namorado tenho inumeras duvidas e medo de sobra.
Queria saber se eu e meu namorado vamos juntos ao guiche ou um de cada vez?
por ser fim de ano a imigração fica mais severa?
Nao falo nada a nao ser o portugues, sera que isso vai atrapalhar? tenho medo de nao entender o que ele pedir
Vou dar entrada na minha cidadania italiana mas primeiro vou a bruxelas na casa deste amigo de la vou para italia, devo dizer que vou dar entrada a esta cidadania? tenho 25 anos e ele 26 namoramos a 8 anos e vamos casar depois que sair a cidadania.
Agradeço a atenção e aguardo a resposta
conexaoparis
Guilherme
Se for controlado no aeroporto de Paris e não tiver seguro, eles não vão te deixar entrar. Já aconteceu inúmeras vezes. Mas pode ter sorte e passar sem controle, mostrando somente o passaporte.