.
A leitora Cristiane me enviou um artigo, publicado no blog de Luiz Nassif, com o depoimento de uma professora brasileira que não pode entrar na França. Ao chegar no aeroporto Charles de Gaulle ela ficou presa em uma sala e em seguida foi reconduzida ao Brasil.
Contatei a Embaixada da França no Brasil pedindo a lista dos documentos necessários, enquanto turista, para entrar na França. Me responderam fornecendo um link para o site da Embaixada onde encontrei as seguintes informações:
Todos os estrangeiros, submetidos ou não a um visto de curta duração, que desejarem ingressar na França, devem obrigatoriamente estar munidos de um seguro-saúde e de repatriamento no valor mínimo de 30.000 euros e que cubra todo o território “Schengen” (França, Alemanha, Grécia, Espanha, Itália, Áustria, Portugal, Finlândia, Suécia, Noruega, Bélgica, Holanda, Dinamarca, Islândia e Luxemburgo).
Todos os estrangeiros, submetidos ou não a um visto de curta duração, que desejarem ingressar na França para uma visita particular, familiar ou turística, devem estar de posse de uma reserva de hotel ou um atestado de acolhimento.
O atestado de acolhimento é solicitado pela pessoa que irá hospedar o estrangeiro à prefeitura de seu domicílio. O original desse atestado deverá ser assinado pelo prefeito que o concedeu e visado pelo serviço de vistos do Consulado Geral para aqueles que precisam de visto.
São dispensados de apresentar um atestado de acolhimento:
– os estrangeiros que desejarem efetuar na França uma estada de caráter humanitário ou cultural;
– os estrangeiros que se dirijam à França no contexto de uma emergência médica;
– os estrangeiros que se dirijam à França para os funerais de uma pessoa próxima;
– os familiares de franceses (cônjuge, filhos);
– os familiares de cidadãos da Comunidade Européia.
A Luciana M. do blog Dividindo Bagagem me informou que o Rodrigo Purish, do blog Aquela Passagem, tem um post sobre este assunto. Eu li, está ótimo, mas já teve uma modificação: a imigração não aceita mais uma carta do habitante dizendo que vai hospedar o turista. É preciso apresentar a declaração oficial dada pela Prefeitura.
Se alguém tiver informações complementares peço que nos informe. Porque atravessar o Atlântico, ser mal tratado e colocado de volta no primeiro vôo é uma experiência amarga.
Leia também:
- Documentos, vistos e malas
- Tudo o que você precisa saber para viajar com crianças para a Europa
- Conselhos da Receita Federal para turistas
- Para evitar aborrecimentos: informações sobre bagagens, produtos proibidos e limites da alfândega








1761 Comentários
guilhermeigs
Olá!
Que bom que esse post continua vivo! Até três dias atrás teve resposta, tomara que alguém me ajude também!
Estou indo dia 27 de novembro e ainda não fiz seguro viagem, segundo minha agente, o seguro até dia 1º/05/2010 ficou por U$707!!!!
Achei muito caro, eu chego no dia 27/11 e no mesmo dia vou pra Londres, passo 2 meses em londres e volto pra frança, fico 1 mês viajando pela europa (tudo reservado já) e volto pra inglaterra, onde fico até maio! Acho que vou fazer um seguro só até a segunda volta pra inglaterra, alguém sabe me dizer se pode dar problema?
Como disseram no começo, se for com intenção real de não ficar não há de ter problema, por isso fico mto preocupado, pois eu não quero ficar lá!! se ainda assim não me deixarem entrar, vou ficar beeem chateado!
conexaoparis
Reinaldo
Não precisa de vacina.
Vou corrigir o post.
reinaldo
Ola pessoal. Eu estou com a reserva de hotel, passaporte e passagem de ida e volta. É necessário ter carteira internacional de vacina para ingressar na França?? Nos lugares que pesquisei nao cita… faltou algo na “minha lista” ??? Grato.
rogerio
olá!
estou saindode Lisboa para Paris, vou chegar no aeroporto Orly… porem meu visto ja esta vencido a quase 2 anos… mas mesmo assim fui pra Italia e não tive problemas com minha entrada… nem me pediram passaporte!
será que vou ter a mesma sorte dessa vez?
agradesço desde ja a resposta!
obrigado!!!
Eliane
Bom dia Lina!
Moro na França desde 2006 e sou casada com um francês ha quatro meses (hoje completos exatamente), e tenho dois filhos em Salvador-Bahia, e pretendo trazê-los para morar comigo. Gostaria, de obter as informaçoes de todos documentos necessarios tanto pra mim, quanto pra eles, pois se possivel gostaria de que eles viesses sozinhos, (14 e 11 anos), mas me disseram que talvez eu tenha que estar la para assinar papéis, nao tenho certeza de como poderia fazer, se houver como me esclarecer, eu te agradeço imensamente!!
Estou sofrendo muito com a ausência deles e eles com a minha, eles estao morando com meu ex-companheiro e gostaria de trazê-los se possivel no fim deste ano, ou no mais tardar inicio de 2010, vai depender também do valor das passagens, se souber de sites ou empresas que tem descontos nesses casos, seria super bem vinda como informaçao!
Todas as informaçoes, mesmo sobre vacinas, autorizaçoes etc.. se puder me fornecer ficarei muito grata realmente!
Obrigada pela atençao Lina, e que Deus te abençoe!
Lia
Fatima
Amigos,
Estive na espanha, entrando por Portugal, não tive problema algum, porém, fiquei onze meses, portanto, ultrapassei um oito meses o visto que recebi que foi de turismo. No retorno, o passaporte foi carimbado logicamente com a data do retorno. Pergunta: agora pretendo ir a portugal visitar meu namorado, realmente será apenas visita, pois trabalho aqui no Brasil. Se usar o mesmo passaporte poderá haver problemas na entrada? Seria mais indicado tirar um passaporte novo?
grata, ficarei na espera de uma resposta.
Beth
Olá Lina
Fiquei fã de seu Blog e já coloquei nos meus favoritos.
E aproveito para fazer mais uma pergunta:
Viajo para Paris no final do ano com meu marido, filha, genro e neta. Já temos o voucher do Hotel, seguro saúde, cash e CC necessários, etc. Minha única preocupação é com os nossos passaportes. O meu, de meu marido e neta já são os digitais, mas o da filha e genro ainda são do modelo antigo. Uma vez que eles não falam francês, gostaríamos de passar pela Imigração juntos. Acha que haverá algum problema? Na última viagem que fiz havia uma triagem para passageiros com passaporte digital, que passavam por uma entrada separada.
Alguma sugestão?
Abs.
Vivian Mara Côrtes Camargo
Lina,
assim fico mais tranquila, obrigada!
conexaoparis
Vivian
Não tem problemas. Não fique preocupada. Passe junto com seus filhos.
Vivian Mara Côrtes Camargo
Lina, viajarei para Paris com meus filhos de 22 e 25 anos.
Temos toda a documentação exigida pela imigração, porém o contrato do aluguel de apartamento em Paris e reservas de hotel nos demais países europeus estão somente no meu nome.
Você acha que será suficiente que eles apresentem uma cópia destes comprovantes, mesmo estando em meu nome? eu falo francês mas eles não, se passarmos juntos ficará claro que somos uma familia? pergunto porque nos passaportes não consta mais a filiação, e com a viagem se aproximando as dúvidas aparecem…agradeço sua atenção, e mais uma vez a parabenizo pela qualidade do blog.