.
A leitora Cristiane me enviou um artigo, publicado no blog de Luiz Nassif, com o depoimento de uma professora brasileira que não pode entrar na França. Ao chegar no aeroporto Charles de Gaulle ela ficou presa em uma sala e em seguida foi reconduzida ao Brasil.
Contatei a Embaixada da França no Brasil pedindo a lista dos documentos necessários, enquanto turista, para entrar na França. Me responderam fornecendo um link para o site da Embaixada onde encontrei as seguintes informações:
Todos os estrangeiros, submetidos ou não a um visto de curta duração, que desejarem ingressar na França, devem obrigatoriamente estar munidos de um seguro-saúde e de repatriamento no valor mínimo de 30.000 euros e que cubra todo o território “Schengen” (França, Alemanha, Grécia, Espanha, Itália, Áustria, Portugal, Finlândia, Suécia, Noruega, Bélgica, Holanda, Dinamarca, Islândia e Luxemburgo).
Todos os estrangeiros, submetidos ou não a um visto de curta duração, que desejarem ingressar na França para uma visita particular, familiar ou turística, devem estar de posse de uma reserva de hotel ou um atestado de acolhimento.
O atestado de acolhimento é solicitado pela pessoa que irá hospedar o estrangeiro à prefeitura de seu domicílio. O original desse atestado deverá ser assinado pelo prefeito que o concedeu e visado pelo serviço de vistos do Consulado Geral para aqueles que precisam de visto.
São dispensados de apresentar um atestado de acolhimento:
– os estrangeiros que desejarem efetuar na França uma estada de caráter humanitário ou cultural;
– os estrangeiros que se dirijam à França no contexto de uma emergência médica;
– os estrangeiros que se dirijam à França para os funerais de uma pessoa próxima;
– os familiares de franceses (cônjuge, filhos);
– os familiares de cidadãos da Comunidade Européia.
A Luciana M. do blog Dividindo Bagagem me informou que o Rodrigo Purish, do blog Aquela Passagem, tem um post sobre este assunto. Eu li, está ótimo, mas já teve uma modificação: a imigração não aceita mais uma carta do habitante dizendo que vai hospedar o turista. É preciso apresentar a declaração oficial dada pela Prefeitura.
Se alguém tiver informações complementares peço que nos informe. Porque atravessar o Atlântico, ser mal tratado e colocado de volta no primeiro vôo é uma experiência amarga.
Leia também:
- Documentos, vistos e malas
- Tudo o que você precisa saber para viajar com crianças para a Europa
- Conselhos da Receita Federal para turistas
- Para evitar aborrecimentos: informações sobre bagagens, produtos proibidos e limites da alfândega








1761 Comentários
Roberta
Muita obrigada pelas informações. Gostaria de saber se poderia falar espanhol com o agente da imigração, pois domino mais este idioma do que o inglês.
Quero também aproveitar a oportunidade para elogiar a estrutura deste site, bem como a empenho de seus administradores no atendimento das solicitações dos leitores.
conexaoparis
Roberta
O Asterix custa 25 euros se reservar uma semana antes, pelo site. Não sei te dizer qual é melhor. Digamos que o Asterix é bem francês e o outro americano. Veja o Asterix na França e depois o Disney nos Estados Unidos.
Se vier de férias em família pode ficar tranquila que ninguem vai te incomodar. Basta ter os documentos necessários.
Eles questionam jovens sozinhas e sozinhos.
Maio a temperatura está normalmente em torno de 13 e 20.
Roberta
Bom dia a todos!
Alguém poderia me informar se os agentes da imigração se recusam a falar outro idioma que não seja o francês. É que só falo um pouco de inglês e espanhol.
Gostaria também de saber em torno de quantos graus fica a temperatura de Paris no mês de maio, se o passeio à Eurodisney é mais interessante do que o Parque Asterix para as crianças e em torno de quanto é a entrada.
Grata,
Roberta
conexaoparis
Maria do Carmo
Ele é bem localizado. Está perto da torre Eiffel, o bairro é residencial, tem metro e ônibus. Tudo certo.
maria do carmo correia
Lina, muito obrigada mesmo!
Passagens compradas e com chegada em Orly, lá vou eu a esta primeira aventura em Paris em pleno inverno…
O studio fica em Paris 15, rue fondary. Vc pode me falar se é bem localizado e de fácil locomoção???
Enfim, aguardo resposta e suas preciosas dicas para o reveillon.
Bj.
MC
conexaoparis
Maria do Carmo.
Primeira vez que ouço isto. O aeroporto de Orly é perto de Paris, o taxi fica mais barato, vocë chega mais cedo no hotel, o trajeto costuma ser menos congestionado que o do CDG. So tem vantagem chegar por Orly.
Em Orly você pega o Orlybus e chega em Denfert que é ao lado de Montparnasse, grudado em Montparnasse.
conexaoparis
Juliana
Se for passageiro em trânsito no aeroporto de Paris, eles não vão exigir o atestado de acolhimento para a França. Mas eu não sei sei se a Suécia pede os mesmos documentos. A questão é esta: os documtos são os mesmos para todos os paises da Europa?
paulote capote
Juliana,
Pela regra, sem a reserva de hotel ou o atestado de acolhimento, você terá problemas sim! Faça um reserva num albergue e vá tranquila.
Juliana
Ahh esqueci de comentar tenho 31 anos estou indo sozinha e é a primeira vez que viajo para fora do Brasil, será que eles vão incomodar pelo fato de eu ser nova?
Um abraço e espero seu retorno
Juliana
Olá Lina!
Estou indo para Estocolmo(Suécia) no domingo dia 20/09/09 com conexão em Paris, para ficar 1 mês e meio, estou indo para visitar uma amiga com passagem de ida e volta, seguro-saúde, atestado de vacina, alguns cartões de creditos e em torno de uns 800 euros em dinheiro, mas sem o atestado de acolhimento e sem reservas de hotel, minha dúvida se a imigração vai ser em Paris, se eu passo sem o atestado de acolhimento e se alguns dos documentos que estou levando tem que ser traduzido para o inglês ou frânces.
Obrigada
Um abraço