.
A leitora Cristiane me enviou um artigo, publicado no blog de Luiz Nassif, com o depoimento de uma professora brasileira que não pode entrar na França. Ao chegar no aeroporto Charles de Gaulle ela ficou presa em uma sala e em seguida foi reconduzida ao Brasil.
Contatei a Embaixada da França no Brasil pedindo a lista dos documentos necessários, enquanto turista, para entrar na França. Me responderam fornecendo um link para o site da Embaixada onde encontrei as seguintes informações:
Todos os estrangeiros, submetidos ou não a um visto de curta duração, que desejarem ingressar na França, devem obrigatoriamente estar munidos de um seguro-saúde e de repatriamento no valor mínimo de 30.000 euros e que cubra todo o território “Schengen” (França, Alemanha, Grécia, Espanha, Itália, Áustria, Portugal, Finlândia, Suécia, Noruega, Bélgica, Holanda, Dinamarca, Islândia e Luxemburgo).
Todos os estrangeiros, submetidos ou não a um visto de curta duração, que desejarem ingressar na França para uma visita particular, familiar ou turística, devem estar de posse de uma reserva de hotel ou um atestado de acolhimento.
O atestado de acolhimento é solicitado pela pessoa que irá hospedar o estrangeiro à prefeitura de seu domicílio. O original desse atestado deverá ser assinado pelo prefeito que o concedeu e visado pelo serviço de vistos do Consulado Geral para aqueles que precisam de visto.
São dispensados de apresentar um atestado de acolhimento:
– os estrangeiros que desejarem efetuar na França uma estada de caráter humanitário ou cultural;
– os estrangeiros que se dirijam à França no contexto de uma emergência médica;
– os estrangeiros que se dirijam à França para os funerais de uma pessoa próxima;
– os familiares de franceses (cônjuge, filhos);
– os familiares de cidadãos da Comunidade Européia.
A Luciana M. do blog Dividindo Bagagem me informou que o Rodrigo Purish, do blog Aquela Passagem, tem um post sobre este assunto. Eu li, está ótimo, mas já teve uma modificação: a imigração não aceita mais uma carta do habitante dizendo que vai hospedar o turista. É preciso apresentar a declaração oficial dada pela Prefeitura.
Se alguém tiver informações complementares peço que nos informe. Porque atravessar o Atlântico, ser mal tratado e colocado de volta no primeiro vôo é uma experiência amarga.
Leia também:
- Documentos, vistos e malas
- Tudo o que você precisa saber para viajar com crianças para a Europa
- Conselhos da Receita Federal para turistas
- Para evitar aborrecimentos: informações sobre bagagens, produtos proibidos e limites da alfândega








1761 Comentários
maria do carmo correia
Olá amigos e em especial a LINA (tão atenciosa com todos),
Pretendo viajar para Paris no dia 25/12/09 onde ficarei até o dia 05/01/10. Tenho acompanhado todas as observações do site e, inclusive, optei pelo aluguel de um studio.
Estou preocupada, pois alguns amigos me falaram que o voo da TAP com conexão em Lisboa não é a melhor opção, sobretudo porque a chegada é no aeroporto de ORLY.
É verdade que chegar pelo aeroporto de ORLY é muito pior do que pelo CDG???
O nosso studio é em montparnasse, 14eme, é verdade que terei que pegar um Õnibus até denfert rocheraux + 1rer ligne B até chalete e + 1 rer ligne 01??????????????
Se eu fosse por CDG seria mais fácil????
Bom, agradeço pela ajuda.
Feliciadades a todos.
Maria/Brasília.
conexaoparis
Prisce
Esta família deve pedir na prefeitura do bairro que mora um atestado de hébergement. Sem este atestado você não entra na França. Você deve ter uma soma que corresponda ao gasto de 60 euros por dia.
prisce
olá ,estive na frança em junho/ago-2009, em julho fiz um curso intensivo d efranc^s, gostaria de concluir este curso ,na mesma escola(, que é cadastrada no campus france..) num periodo de seis meses… quanro devo ter para mostrar que posso me bancar por lá neste periodo? e qnt ao hebergement , fui convidada para ficar na casa dessa familia amiga ,que me hospedou nos dois meses e meio que estive por aí..será que isso é o suficiente para dar entrada e conseguir o visto?????
conexaoparis
Viviane
Está tudo bem assim. Você vai somente fazer translado na França. Estes documentos bastam.
paulote capote
Só pra constar… Fui com a minha namorada pra Portugal em agosto pela TAP, a agente da imigração só perguntou quantos dias íamos ficar e onde nos hospedaríamos, mostrei pra ela a reserva de 30 dias num albergue e fui liberado (a pasta cheia de documentos não foi necessária, hehe). Eu fiquei num quarto alugado/compartilhado, mas fiz a reserva no albergue só por precaução…
abs.
Viviane Silva
Olá Gente!
Estou indo a Portugal no dia 05 de outubro para ficar por 60 dias com meu namorado que mora lá, ele é Português. Cotando passagens, as empresas mais baratas que vi foram: Iberia com conexão em Madrid e Air France com conexão em Paris. Gostaria de saber se podem me ajudar respondendo se nas conexões em um desses locais se é pedido algum documento… mesmo que o destino não seja para esses locais.
Quanto ao que estou levando para estar em Portugal é: passagem de ida e volta (60 dias) travelers cheques totalizando 2500 euros, seguro viagem pela mondial travel, carta convite do meu namorado e passaporte com data de válida bem superior ao tempo que irei ficar.
Muito obrigada pela ajuda.
Abraços,
Viviane
conexaoparis
Lívia
Melhor pedir outro. A data de validade do passaporte deve ser superior a tres meses da data da estadia na França.
LÍVIA
Lina,
Vou para Paris dia 30 de setembro e o meu passaporte vence em novembro. Tenho que tirar outro mesmo estando esse válido. Fiquei sem entender a exigência de tres meses. Vou entrar por Portugal. Aguardo resposta.
conexaoparis
Danielle
Não precisa de vacina.
Se for fazer conexão em Paris, não sairá da área reserva para passageiros em conexão. Só se for recuperar suas malas e fazer novo registro de viagem. Neste caso passa pela imigração. Não precisa traduzir. Mostra a passagem e diz que está indo para Portugal.
Danielle
Danielle
Lina,
Vou viajar em novembro para portugal, porém vou fazer conexão em Paris, portanto passarei na imigração lá. Gostaria de saber se a vacina é realmente necessária, visto que no link citado em seu blog pelo Marcos, não aparece a França como um pais que faz essa exigência? Além disso, vou estar com carta convite da minha amiga que reside em Portugal, devo fazer a tradução desta carta para o inglês, visto que vou passar pela imigração na França?
Grata