.
A leitora Cristiane me enviou um artigo, publicado no blog de Luiz Nassif, com o depoimento de uma professora brasileira que não pode entrar na França. Ao chegar no aeroporto Charles de Gaulle ela ficou presa em uma sala e em seguida foi reconduzida ao Brasil.
Contatei a Embaixada da França no Brasil pedindo a lista dos documentos necessários, enquanto turista, para entrar na França. Me responderam fornecendo um link para o site da Embaixada onde encontrei as seguintes informações:
Todos os estrangeiros, submetidos ou não a um visto de curta duração, que desejarem ingressar na França, devem obrigatoriamente estar munidos de um seguro-saúde e de repatriamento no valor mínimo de 30.000 euros e que cubra todo o território “Schengen” (França, Alemanha, Grécia, Espanha, Itália, Áustria, Portugal, Finlândia, Suécia, Noruega, Bélgica, Holanda, Dinamarca, Islândia e Luxemburgo).
Todos os estrangeiros, submetidos ou não a um visto de curta duração, que desejarem ingressar na França para uma visita particular, familiar ou turística, devem estar de posse de uma reserva de hotel ou um atestado de acolhimento.
O atestado de acolhimento é solicitado pela pessoa que irá hospedar o estrangeiro à prefeitura de seu domicílio. O original desse atestado deverá ser assinado pelo prefeito que o concedeu e visado pelo serviço de vistos do Consulado Geral para aqueles que precisam de visto.
São dispensados de apresentar um atestado de acolhimento:
– os estrangeiros que desejarem efetuar na França uma estada de caráter humanitário ou cultural;
– os estrangeiros que se dirijam à França no contexto de uma emergência médica;
– os estrangeiros que se dirijam à França para os funerais de uma pessoa próxima;
– os familiares de franceses (cônjuge, filhos);
– os familiares de cidadãos da Comunidade Européia.
A Luciana M. do blog Dividindo Bagagem me informou que o Rodrigo Purish, do blog Aquela Passagem, tem um post sobre este assunto. Eu li, está ótimo, mas já teve uma modificação: a imigração não aceita mais uma carta do habitante dizendo que vai hospedar o turista. É preciso apresentar a declaração oficial dada pela Prefeitura.
Se alguém tiver informações complementares peço que nos informe. Porque atravessar o Atlântico, ser mal tratado e colocado de volta no primeiro vôo é uma experiência amarga.
Leia também:
- Documentos, vistos e malas
- Tudo o que você precisa saber para viajar com crianças para a Europa
- Conselhos da Receita Federal para turistas
- Para evitar aborrecimentos: informações sobre bagagens, produtos proibidos e limites da alfândega








1761 Comentários
Danielle
Lina,
Vou viajar em novembro para portugal, porém vou fazer conexão em Paris, portanto passarei na imigração lá. Gostaria de saber se a vacina é realmente necessária, visto que no link citado em seu blog pelo Marcos, não aparece a França como um pais que faz essa exigência. Além disso, vou estar com carta convite da minha amiga
conexaoparis
Paty
Os cidadãos europeus não precisam dos documentos acima.
Paty
Lina, para quem tem cidadania européia, não precisa dos documentos acima citados, né?
Obrigada!
SILVIA
Sobre o seguro saúde, alguém conhece o seguro da World Nomads? Encontrei esse em um blog, com bons preços, mas no site dele não há essa determinação de 30 mil euros. Parte das coberturas é apresentada em percentual, como hospitalização 100% e máxima cobertura é respondida como ilimitada. Se alguém souber de alguma informação, favor responder aqui. Obrigada.
Andreia
Boa noite!
Entramos em Paris por Portugal. Nenhuma imigração, até achei estranho.
De Paris para Londres (trêm), apenas mostrar passagens e perguntas como trabalho e tempo em Londres. Nada mais.
Em nenhum momento nos pediram seguro ou dinheiro.
Levamos tudos que podíamos para nos garantir e tivemos sorte, pois nada nos foi pedido.
Nos pediram mais informações no Porto, pois entramos 2 vezes, mas como tenho família lá, foi tranquilo.
Não sei se é sorte ou se é a cara e aspecto da pessoa, ou ambos.
Boa sorte!
conexaoparis
Brunno
Não conheço a imigração de Frankfurt ou Amsterdam
O importante é ter os documentos pedidos. Cartões internacionais, seguro de viagem, reservas em hotéis, passagem de ida e volta, euros nas carteiras.
Brunno
Ola, Lina
Bom dia
Eu e meu namorado estamos pretendendo ir a Paris
entre o dia 20/80 à 08/09
provavelmente faremos conexões em Frankfurt ou Amsterdam
gostaria de saber se passarei pela imigração onde estamos fazendo conexão ou somente em Paris e qual desses dois paises é mais facil a imigrçaõ tenho um pouco de medo pelo preconceito por sermos um casal gay iremos de lua d mel, e levaremos o nosso documento de comunhão estavel.
V c acha que corremos algum risco ou seria melhor fazermos um vôo direto?!
atenciosamente Bruno silva
desde já um muito obrigado
conexaoparis
José Carlos
Comece pesquisando se o seu cartão de crédito te cobre com um seguro. Certos cartões dão um seguro viagem quando a passagem é comprada com este cartão.
Eu respondo os comentário somente no blog.
Jose Carlos Reis
Boa noite/Bom dia.
Dentro de quatro meses eu e a minha mulher estaremos indo até Paris. Li alguns comenta´rios sobre o seguro obrigatório que eremos que fazer para entrar em território frances. Visitei vários sites sobre isso mas não obtive uma informação satisfatória. Alguem poderia informar lgo sobre esse seguro. Seu nós temos que fazer quando chegar mais próxima a viagem ou podemos fazer agora? Onde fazer esse seguro? Como fazzer e qual o custo para se fazer o seguro?
Agradecemos uma resposta para o meu e-mail [email protected]
Atenciosamente,
Jose Carlos
conexaoparis
luciana
Não tem problema nenhum.