.
A leitora Cristiane me enviou um artigo, publicado no blog de Luiz Nassif, com o depoimento de uma professora brasileira que não pode entrar na França. Ao chegar no aeroporto Charles de Gaulle ela ficou presa em uma sala e em seguida foi reconduzida ao Brasil.
Contatei a Embaixada da França no Brasil pedindo a lista dos documentos necessários, enquanto turista, para entrar na França. Me responderam fornecendo um link para o site da Embaixada onde encontrei as seguintes informações:
Todos os estrangeiros, submetidos ou não a um visto de curta duração, que desejarem ingressar na França, devem obrigatoriamente estar munidos de um seguro-saúde e de repatriamento no valor mínimo de 30.000 euros e que cubra todo o território “Schengen” (França, Alemanha, Grécia, Espanha, Itália, Áustria, Portugal, Finlândia, Suécia, Noruega, Bélgica, Holanda, Dinamarca, Islândia e Luxemburgo).
Todos os estrangeiros, submetidos ou não a um visto de curta duração, que desejarem ingressar na França para uma visita particular, familiar ou turística, devem estar de posse de uma reserva de hotel ou um atestado de acolhimento.
O atestado de acolhimento é solicitado pela pessoa que irá hospedar o estrangeiro à prefeitura de seu domicílio. O original desse atestado deverá ser assinado pelo prefeito que o concedeu e visado pelo serviço de vistos do Consulado Geral para aqueles que precisam de visto.
São dispensados de apresentar um atestado de acolhimento:
– os estrangeiros que desejarem efetuar na França uma estada de caráter humanitário ou cultural;
– os estrangeiros que se dirijam à França no contexto de uma emergência médica;
– os estrangeiros que se dirijam à França para os funerais de uma pessoa próxima;
– os familiares de franceses (cônjuge, filhos);
– os familiares de cidadãos da Comunidade Européia.
A Luciana M. do blog Dividindo Bagagem me informou que o Rodrigo Purish, do blog Aquela Passagem, tem um post sobre este assunto. Eu li, está ótimo, mas já teve uma modificação: a imigração não aceita mais uma carta do habitante dizendo que vai hospedar o turista. É preciso apresentar a declaração oficial dada pela Prefeitura.
Se alguém tiver informações complementares peço que nos informe. Porque atravessar o Atlântico, ser mal tratado e colocado de volta no primeiro vôo é uma experiência amarga.
Leia também:
- Documentos, vistos e malas
- Tudo o que você precisa saber para viajar com crianças para a Europa
- Conselhos da Receita Federal para turistas
- Para evitar aborrecimentos: informações sobre bagagens, produtos proibidos e limites da alfândega








1761 Comentários
Luciana
Oi Lina,
Escrevo para dizer que cheguei em Paris ontem. Nao sei se por causa q a conexao era de Roma, nem passei pela imigracao (nao vi e ninguem nem me abordou). Peguei as malas e simplesmente sai…perguntei para uma policial como pegar o trem, ela me falou e nem perguntou nada…nao sei se isso eh normal.
O mais estranho eh que nem em Roma, nem em Paris, eles carimbaram meu passaporte. Tenho comigo apenas o ticket do boqrding pass.
Vc poderia me dizer se havera algum problema para ir a outro pais? estou querendo me programar para viajar no final de semana…
Bjos
conexaoparis
Hosanah
Não precisa de vacina.
Em princípio 60 euros por dia por pessoa.
Mas se tiver cartões de crédito, esta formalidade não é muito importante.
conexaoparis
Evemiraldo
Claro que não. Mostre todos os documentos e pronto.
evemiraldo
oi lina , falo somente o portugues , posso ser barrado por nao entender o que o policial está perguntando , apesar de estar com toda documentaçao exigida : reserva de hotel , passagem , cartao credito , euros para o periodo, seguro saude ?
hosanah
oi lina , bom dia , estou indo para paris em outubro/09 , moro em salvador , tenho que tomar alguma vacina ? se tiver qual ? estou levando , passaporte , seguro saude , hotel reservado , cartao de credito , tem exigencia de quanto devo ter de euros para entrar no pais ?
conexaoparis
Carmem
Em Paris você mostra os comprovantes de Paris.
Carmen Mattos
Boa tarde Lina…
Estou indo para a Europa em fins de agosto. Minha chegada será em Paris, onde permaneço por 03 dias e depois sigo viagem para Roma, Veneza e Barcelona. É necessário que eu apresente os comprovantes de hospedagem e transporte das outras cidades ou somente a hospedagem de Paris?
Grata
Carmen
Virginia
Olá Juliana,
Em nossa visita à europa optamos por andar com as cópias autenticadas dos passaportes e manter os originais no cofre do hotel. Não tivemos problemas nas lojas com as cópias, em algumas só nos solicitavam o número do passaporte para preencher o tax free.
Saudações,
Virginia
conexaoparis
Juliana
Não estou sabendo se as lojas aceitam copias do passaporte. Devem aceitar. Afinal elas precisam deste documentos somente para a detaxe.
conexaoparis
Fernando
Fique tranquilo.
Peça à proprietária uma cópia do contrato de locação assinado por ela.
Existem contratos prontos, vendidos em papelarias especializadas. Se ela não tiver um deste tipo, peça que redija um contrato com nome, endereço, etc…Se póssivel que te envie também um fotocópia da sua carteira de identidade.
Assim não terá problema nenhum.