.
A leitora Cristiane me enviou um artigo, publicado no blog de Luiz Nassif, com o depoimento de uma professora brasileira que não pode entrar na França. Ao chegar no aeroporto Charles de Gaulle ela ficou presa em uma sala e em seguida foi reconduzida ao Brasil.
Contatei a Embaixada da França no Brasil pedindo a lista dos documentos necessários, enquanto turista, para entrar na França. Me responderam fornecendo um link para o site da Embaixada onde encontrei as seguintes informações:
Todos os estrangeiros, submetidos ou não a um visto de curta duração, que desejarem ingressar na França, devem obrigatoriamente estar munidos de um seguro-saúde e de repatriamento no valor mínimo de 30.000 euros e que cubra todo o território “Schengen” (França, Alemanha, Grécia, Espanha, Itália, Áustria, Portugal, Finlândia, Suécia, Noruega, Bélgica, Holanda, Dinamarca, Islândia e Luxemburgo).
Todos os estrangeiros, submetidos ou não a um visto de curta duração, que desejarem ingressar na França para uma visita particular, familiar ou turística, devem estar de posse de uma reserva de hotel ou um atestado de acolhimento.
O atestado de acolhimento é solicitado pela pessoa que irá hospedar o estrangeiro à prefeitura de seu domicílio. O original desse atestado deverá ser assinado pelo prefeito que o concedeu e visado pelo serviço de vistos do Consulado Geral para aqueles que precisam de visto.
São dispensados de apresentar um atestado de acolhimento:
– os estrangeiros que desejarem efetuar na França uma estada de caráter humanitário ou cultural;
– os estrangeiros que se dirijam à França no contexto de uma emergência médica;
– os estrangeiros que se dirijam à França para os funerais de uma pessoa próxima;
– os familiares de franceses (cônjuge, filhos);
– os familiares de cidadãos da Comunidade Européia.
A Luciana M. do blog Dividindo Bagagem me informou que o Rodrigo Purish, do blog Aquela Passagem, tem um post sobre este assunto. Eu li, está ótimo, mas já teve uma modificação: a imigração não aceita mais uma carta do habitante dizendo que vai hospedar o turista. É preciso apresentar a declaração oficial dada pela Prefeitura.
Se alguém tiver informações complementares peço que nos informe. Porque atravessar o Atlântico, ser mal tratado e colocado de volta no primeiro vôo é uma experiência amarga.
Leia também:
- Documentos, vistos e malas
- Tudo o que você precisa saber para viajar com crianças para a Europa
- Conselhos da Receita Federal para turistas
- Para evitar aborrecimentos: informações sobre bagagens, produtos proibidos e limites da alfândega








1761 Comentários
conexaoparis
Ricardo
Tudo que puder provar que você tem dinheiro e que não é candidato a ser imigrante em busca de emprego na Europa, ajuda.
Ricardo
Ah, Lina, desculpe, chamei vc de Nassif, foi mals!
Outra: suponhamos que eu tenha 1.000 Euros em dinheiro para passar seis dias na França. É obrigatório eu estar de posse de um cartão de crédito para apresentar na imigração?
Abraços a todos, e este fórum está muito bom, muita dúvida minha tah sendo tirada.
Davisom Trevizan
Boa noite a todos.
Em primeiro lugar, adoro este site, é muito bom e me ajudou muito a criar meu roteiro de viagem em Paris.
Bom, eu e minha esposa estivemos em Paris, Roma e Milão há 30 dias atras. Entramos na europa por Madrid, pois voamos de Ibéria. Tínhamos pouco tempo para fazer a nossa conexão para Paris e a idéia de ser barrado na minha primeira viagem para europa me deixou por várias semanas aflito. Enfim, fiz a famosa pastinha de documentos (comprovante de residência no Brasil, comprovante de que possuia um emprego fixo, certidão de casamento, passagem de volta, hospedagem em hotel, etc, etc, etc), enfim.. além, claro, do famoso seguro viagem.
Levei uma boa quantia de dinheiro em espécie (o que foi loucura..), 4 cartões internacionais e um cartão VTM. Chegamos ao guichê da agente de imigração (era uma mulher), ela pegou meu passaporte e da minha esposa, fez um famoso “cara, crachá, cara, crachá, cara crachá”, perguntou “O que veio fazer na europa”.. eu disse: “turismo”.. “quanto tempo?” – voltou a perguntar.. “12 dias” – respondi.
PÁH… tacou o carimbão no passaporte e pronunciou um maravilhoso “SEJAM BEM VIDOS”…
O processo todo não durou 10 segundos…
bom.. é isso, boa viagem para quem pretende ainda visitar Paris, foi minha primeira visita, e espero fazer muitas outras, pois Paris é realmente maravilhosa.
ps: ao contrário do que dizem, os franceses são muito, muito simpáticos.
http://flickr.com/davisom
Abraço.
Ricardo
Nossa, Suely, que post legal o seu. Vou a Paris agora dia 14 de julho. Apesar de eu ir ficar na casa de amigos, fiz reserva de hotel, pois foi uma decisão meio que de última hora ir pra lá e acho que não deva dar tempo de receber a “déclaration d’hébergement”, até perguntei acima sobre isso e Nassif me respondeu. Já tenho a passagem ida e volta, a reserva do hotel (que recebi por e-mail, espero que aceitem), os Euros e o seguro-saude.
Vou pra lá a turismo, espero mesmo que na imigraçao ocorra tudo bem, pois é a primeira vez que vou ao exterior, e não quero mesmo ter experiências desagradáveis.
Abraços!
suely
Oi pessoal
Estivemos em Londres e Paris agora em junho,levamos todos os documentos em pastinhas para no caso de pedirem,estávamos em 3 pessoas da mesma família e passamos juntas na imigração dos dois paises.
Não nos pediram nada apenas as passagens de volta.Foi muito tranquilo.Observei algumas pessoas respondendo perguntas aos agentes mas não vi ninguém ser barrado.
Se a intenção é mesmo turismo podem ir sossegados,o turista é sempre bem vindo.Abraços…
Ricardo
Obrigado, Nassif! Abraços!
conexaoparis
Ricardo
Custa entre 30 e 40 euros. Não sei quanto tempo ela leva para ser emitida. Isto depende de cada prefeitura. Eu consegui um certificado em 1 hora, porque pedi em uma pequena cidade da Córsega. Em Paris, não sei quanto tempo leva.
Você deve apresentar o original
Ricardo
Ah, esqueci: se eu levarei uma cópia dela ou tem de ser a original?
Ricardo
Pessoal, tudo bem?
Gostaria de saber exatamente quanto custa a “Carta Convite” emitida pela prefeitura da cidade (no caso, Paris) e quanto tempo ela leva para ser emitida.
Abraços!
conexaoparis
Pedro Henrique
A vacina não é obrigatória.
Não precisa de comprovante de faculdade traduzido.
Basta carteira de estudante brasileira.