.
A leitora Cristiane me enviou um artigo, publicado no blog de Luiz Nassif, com o depoimento de uma professora brasileira que não pode entrar na França. Ao chegar no aeroporto Charles de Gaulle ela ficou presa em uma sala e em seguida foi reconduzida ao Brasil.
Contatei a Embaixada da França no Brasil pedindo a lista dos documentos necessários, enquanto turista, para entrar na França. Me responderam fornecendo um link para o site da Embaixada onde encontrei as seguintes informações:
Todos os estrangeiros, submetidos ou não a um visto de curta duração, que desejarem ingressar na França, devem obrigatoriamente estar munidos de um seguro-saúde e de repatriamento no valor mínimo de 30.000 euros e que cubra todo o território “Schengen” (França, Alemanha, Grécia, Espanha, Itália, Áustria, Portugal, Finlândia, Suécia, Noruega, Bélgica, Holanda, Dinamarca, Islândia e Luxemburgo).
Todos os estrangeiros, submetidos ou não a um visto de curta duração, que desejarem ingressar na França para uma visita particular, familiar ou turística, devem estar de posse de uma reserva de hotel ou um atestado de acolhimento.
O atestado de acolhimento é solicitado pela pessoa que irá hospedar o estrangeiro à prefeitura de seu domicílio. O original desse atestado deverá ser assinado pelo prefeito que o concedeu e visado pelo serviço de vistos do Consulado Geral para aqueles que precisam de visto.
São dispensados de apresentar um atestado de acolhimento:
– os estrangeiros que desejarem efetuar na França uma estada de caráter humanitário ou cultural;
– os estrangeiros que se dirijam à França no contexto de uma emergência médica;
– os estrangeiros que se dirijam à França para os funerais de uma pessoa próxima;
– os familiares de franceses (cônjuge, filhos);
– os familiares de cidadãos da Comunidade Européia.
A Luciana M. do blog Dividindo Bagagem me informou que o Rodrigo Purish, do blog Aquela Passagem, tem um post sobre este assunto. Eu li, está ótimo, mas já teve uma modificação: a imigração não aceita mais uma carta do habitante dizendo que vai hospedar o turista. É preciso apresentar a declaração oficial dada pela Prefeitura.
Se alguém tiver informações complementares peço que nos informe. Porque atravessar o Atlântico, ser mal tratado e colocado de volta no primeiro vôo é uma experiência amarga.
Leia também:
- Documentos, vistos e malas
- Tudo o que você precisa saber para viajar com crianças para a Europa
- Conselhos da Receita Federal para turistas
- Para evitar aborrecimentos: informações sobre bagagens, produtos proibidos e limites da alfândega








1761 Comentários
myrela cabral
e tbm gostaria de saber c e mais facil ir direto a portugal .ow fazer conexao em paris .
myrela cabral
oi lina ? estou indo para portugal lisboa . so que a minha passagem faz escala em paris .como e a minha primeira viagem , fico com receio de da errado como e o tratamento com os turistas ? tenho medo de ir e naum conseguir entrar .pq sempre quiz conhecer portugal agora que ganhei a passagem do meu pai fico com medo ..me ajude .
bjusss
Camille
Fui para a França em setembro de 2007, o que pude perceber:
mulheres jovens quase sempre são “barradas”, eu apesar de não ser tão jovem (38 anos na época) também fui,(duas amigas minhas que tem pouco mais de 50 anos não) mas já havia me prevenido, estava com o “atestado de acolhimento” de uma amiga que é francesa, passagem de ida e volta e o seguro de 30.000 EUR, mesmo assim a agente (super ríspida) fez várias perguntas(isso logo na saída do avião) , olhou e revirou meu passaporte e até questionou por que eu não estava com bagagem de mão, apesar disso não pediu que eu mostrasse dinheiro ou cartão de crédito , confesso que fiquei aflita achando que teria que voltar, por fim deixou que eu passasse, a mesma sorte não tiveram outras moças que foram encaminhadas para outro local……. e eu ainda iria depois pra Londres de Eurostar, mas dessa vez foi mais tranquilo apesar de pedirem para ver minha passagem de volta ao Brasil.
conexaoparis
Gabi
Voce deve ter uma reserva para todo o período. Para um dia só eles não aceitam.
Flavia Ferreira
Paulo, eu liguei para o BB para saber, eles cobram uma taxa de 4% do valor total, o mínimo desta taxa é de R$120,00 e o máximo é R$250,00, mesmo ultrapassando o valor máximo eles só cobram isto. Para trocar precisa mostrar passagens ida e volta, e dizer o motivo da viagem, se for para estudar ou etc.. tem que mostrar algum comprovante provando, se for turismo a passagem de volta serve.
Sobre a minha ida, a minha cunhada já deu entrada no documento (o de acolhimento) na prefeitura onde ela mora e vai enviar para mim, para eu mostrar em Lisboa.
Gabi
Oi Lina, obrigada pela resposta, também tenho o mesmo medo.
E se eu fizer reservas em um albergue/hotel? Pq existem alguns que mesmo debitando a primeira diária da reserva (por cancelar depois), ficam mais baratos e menos complicado do que ir atrás do atestado. Será que isso talvez solucionaria o problema do último documento necessário para hospedagem?
conexaoparis
Gabi
Se tudo fosse administrado pela razão te diria que não precisa de mais nenhum documento. Mas a administração de um país pode ser irracional.
Mas, a história da professora que foi impedida de entrar na França, é mais ou menos como a sua. Faltava apenas um documento.
Por isto fico com medo de te dizer que não precisa do atestado de hebergement.
Gabi B.
Oi Lina, boa tarde!
Tenho 23 anos, e estou indo a Paris agora dia 8 julho, pela Iberia, que vai parar em Madrid, aonde assim que chegar, vou ter que trocar de avião para chegar no Charles de Gaulle em Paris, ou seja, talvez passe em duas alfândegas, né?
Bom, estou viajando por turismo mesmo, mas em Paris vou ficar num apartamento de uma amiga minha por 7 dias, também brasileira, que está morando apenas esse ano em Paris por estar fazendo um curso na Sorbonne (nós duas fazemos faculdade aqui), ou seja, não fiz reserva em hotel em Paris. Mas depois de 7 dias irei a Barcelona, aonde já comprei a passagem de aviao e já tenho reserva de hotel, e depois irei pra Nice, aonde tb já tenho passagem de aviao (de Barcelona p/ Nice), e depois Biarritz e Bordeaux, aonde já tenho reservas de hotel e passagens de trem compradas. E no ultimo dia, passagem de trem de volta a Paris já comprada tb, voltarei pra Paris, pra pegar meu voo de volta ao Brasil no dia 31 de julho, q tb já está comprado.
Entrei no site da prefeitura de Paris, aonde eles falam q o atestado custa 45 euros, e que é necessário para quem está indo a França por visita pessoal ou familiares, o que não é o meu caso, pq minha intenção é turismo.
Já tenho seguro no valor requisitado, passagem de ida e volta ao Brasil, dinheiro em cash/traveller check + cartao de credito mais do que suficiente para os dias q eu vou ficar, atestado de matricula da minha faculdade de Medicina (o qual, alias, vc acha que é melhor eu traduzir? Ou eles tem um tradutor no aeroporto??), no meu passaporte tenho visto para Eua e visto para o Mexico com viagens parea outros países, e no meu passaporte antigo tenho carimbos de viagens antigas para Europa (será melhor levar??), tenho tb a vacina td certo (apesar de nao ser necessario), mais as reservas dos hoteis das outras cidades, com passagens de aviao e trem ja compradas, declaração da minha amiga q eu vou ficar lá na casa dela por 7 dias, mais cópia do passaporte dela e do aluguel de seu apartamento.
Entao, minha duvida é a seguinte: mesmo com todos esses documentos em mãos, vc acha necessário eu pagar esse atestado de acolhimento, mais o correio rapido ( o que nao vai ficar tao barato, mais ou menos 70 euros), sendo q vou ficar apenas os 7 dias iniciais na casa da minha amiga em Paris e todos os outros dias estarei viajando??
Ps: Falo inglês e alemão fluentemente, e estou indo viajar sozinha (vou encontrar minha amiga lá no aeroporto de Paris).
Andreia
Paulo, já estou ciente disto.
Quis informar sobre o cartão Itaú Gold, que algumas pessoas disseram ter seguro.
Andreia
paulote capote
Pessoal,
Alguém sabe quais as taxas para compra de euros no BB? Encontrei este link mas ele não ajuda muito e, por incrível que pareça, falei com 2 atendentes que não souberam me passar as informações corretas. Uns diziam que preciso das passagens, outros não.
http://www.bb.com.br/portalbb/page56,112,4110,15,0,1,3.bb?codigoNoticia=1739&codigoMenu=1465
A minha dúvida na real é com relação à taxas, valores máximos, mínimos, etc.
Obrigado.