.
A leitora Cristiane me enviou um artigo, publicado no blog de Luiz Nassif, com o depoimento de uma professora brasileira que não pode entrar na França. Ao chegar no aeroporto Charles de Gaulle ela ficou presa em uma sala e em seguida foi reconduzida ao Brasil.
Contatei a Embaixada da França no Brasil pedindo a lista dos documentos necessários, enquanto turista, para entrar na França. Me responderam fornecendo um link para o site da Embaixada onde encontrei as seguintes informações:
Todos os estrangeiros, submetidos ou não a um visto de curta duração, que desejarem ingressar na França, devem obrigatoriamente estar munidos de um seguro-saúde e de repatriamento no valor mínimo de 30.000 euros e que cubra todo o território “Schengen” (França, Alemanha, Grécia, Espanha, Itália, Áustria, Portugal, Finlândia, Suécia, Noruega, Bélgica, Holanda, Dinamarca, Islândia e Luxemburgo).
Todos os estrangeiros, submetidos ou não a um visto de curta duração, que desejarem ingressar na França para uma visita particular, familiar ou turística, devem estar de posse de uma reserva de hotel ou um atestado de acolhimento.
O atestado de acolhimento é solicitado pela pessoa que irá hospedar o estrangeiro à prefeitura de seu domicílio. O original desse atestado deverá ser assinado pelo prefeito que o concedeu e visado pelo serviço de vistos do Consulado Geral para aqueles que precisam de visto.
São dispensados de apresentar um atestado de acolhimento:
– os estrangeiros que desejarem efetuar na França uma estada de caráter humanitário ou cultural;
– os estrangeiros que se dirijam à França no contexto de uma emergência médica;
– os estrangeiros que se dirijam à França para os funerais de uma pessoa próxima;
– os familiares de franceses (cônjuge, filhos);
– os familiares de cidadãos da Comunidade Européia.
A Luciana M. do blog Dividindo Bagagem me informou que o Rodrigo Purish, do blog Aquela Passagem, tem um post sobre este assunto. Eu li, está ótimo, mas já teve uma modificação: a imigração não aceita mais uma carta do habitante dizendo que vai hospedar o turista. É preciso apresentar a declaração oficial dada pela Prefeitura.
Se alguém tiver informações complementares peço que nos informe. Porque atravessar o Atlântico, ser mal tratado e colocado de volta no primeiro vôo é uma experiência amarga.
Leia também:
- Documentos, vistos e malas
- Tudo o que você precisa saber para viajar com crianças para a Europa
- Conselhos da Receita Federal para turistas
- Para evitar aborrecimentos: informações sobre bagagens, produtos proibidos e limites da alfândega








1761 Comentários
paulote capote
Andreia, leia os comentários deste post:
http://www.aquelapassagem.com.br/europa-reforca-a-cobraca-de-pre-requsitos-para-obtencao-de-visto-atencao/
Andreia
Isso é para todos, sobre SEGURO do ITAUCARD.
Eu estava na espera de um documento dos cartões Mastercard e Visa, com informações do Seguro Viagem. Me disseram que mandariam em 15 dias úteis. Hoje faz 1 mês e 50 dias e nada. Liguei no Itaucard e tive a surpresa de descobrir que esse seguro nos Visa e Mastercard GOLD, não servem. Estou me sentindo uma palhaça. Após muita reclamação, a superintendente disse que vai verificar o motivo da informação errada.
O seguro cobre algumas despesas sim, mas ele não dá o valor pedido, que é de 30 mil euros, então eu correria o risco de ser barrada por informações erradas.
O Itaucard disse que o Personalité Gold dá o seguro no valor total de 30 mil euros, mas para os mais pobrinhos, só GOLD (haha), não dá. Então fiquem atentos a isso.
Por sorte eu ainda tenho tempo de pedir o seguro da Mafre e ir em segurança.
Abraço!
Marcio
Fui pra França pela Air France e não sei se pq tinha poucos brasileiros ou por sorte, passamos pela imigração e carimbaram prontamente o passaporte e entramos no país. Tinhamos tudo, euro, cartão de crédito, reserva de hotel, passagme de volta, vacina,…tudo dentro de uma pasta qie voltou intacta.
Vale a pena ter tudo certo pra não ter dor de cabeça!
conexaoparis
Flavia
Voce precisa mostrar a reserva que fez na pensao. Um copia do email com a confirmacao da reserva.
paulote capote
Flavia,
http://www.asseguresuaviagem.com/
Não sei as regras para Londres, mas esse site tem o seguro da Europa de 30,000 Euros.
Pessoal, tenho outra dúvida.
Irei a Portugal e no intuito de economizar ficarei numa pensão. Quanto ao ‘recibo’, precisa ser algo muito formal ou uma folha com endereço e telefone da pensão é o suficiente?
Obrigado.
Flavia Ferreira
Uma dúvida: alguém sabe o valor deste seguro viagem?
Eu queria fazer o cartão Visa, andei lendo no site, que para fazer este seguro, eu teria que ter pago as minhas passagens com o cartão, só que as minhas passagens já estão compradas e foram pagas em dinheiro.
Flavia Ferreira
Boa noite a todos!
Fui a Paris e Londres com meu marido em junho/julho/2007, minha cunhada mora em Paris e a tia dele em Londres. Não fizemos seguro viagem, nem tomamos nenhuma vacina, nem levamos a carta de acolhimento. (só levamos declarações de vínculo empregatício e de que estávamos de férias e claro passagens de ida e volta)
Em Lisboa, meu marido disse q estava acompanhado da esposa, o policial me chamou e fomos atendidos juntos no mesmo guiche. Perguntou onde ficaríamos, e preenchemos um papel colocando o endereço de Paris.
Em Orly não tivemos nenhum problema, niguém perguntou nada!!
Na saída de Paris para Londres, fomos de Eurostar, lá perguntaram profissão, tempo de permanencia e preenchemos um papel colocando o endereço onde ficaríamos.
Bem, estou indo novamente agora em junho, com a minha sogra, como eu soube da história da professora, fiquei receosa, e lendo alguns posts daqui fiquei mais preocupada.
Vou fazer um cartão internacional para mim, pois quando fui quem tinha era apenas meu marido, e vou ver a respeito deste seguro (a minha questão em relação a isto, é que eu não fiz da outra vez, e como estou economizando de todos os lados, não queria pagar este seguro). Vi no site da anvisa que como sou de Pernambuco não preciso tomar a bendita vacina, e vou no consulado para saber sobre esta carta de acolhimento.
Estou indo agora em junho 27 e fico até 26 de julho em Paris, depois vou para Londres de eurostar e fico até 02 de agosto. Estou levando 1500 euros em espécie.
Bem, espero não ter nehum problema este ano, acredito que como o meu passaporte já tem os carimbos, e no mesmo período, acho que já tenho um ponto a meu favor.
Uma coisa eu digo, se for acompanhado fiquem sempre juntos! E a roupa é importante sim, é bom ir arrumado, nada muito informal, mas também nada de paletó e gravata e roupa de gala!!!
Espero ter contribuido de alguma forma e aguardo notícias sobre mudanças que tiveram em 2008 e neste ano!
conexaoparis
Verônica
São 60 euros por dia e por pessoa, mais seguro saúde de 30.000 euros, mais reservas em hotéis.
Não sei te dizer se tem chances. Acho que tudo depende muito do humor do fiscal.
Verônica
Boa tarde a todos!
Esse blog é maravilhoso e bastante elucidativo. Não vi nenhum caso aqui igual ao meu. Sou mestranda e portanto não possuo vínculo empregatício. Pretendo ir a Paris em julho, durante o meu recesso, encontrar meu namorado que mora na Alemanha e vai me pegar de carro. Pretendemos ficar em Paris um dia e passear por Portugal e Espanha. Retornarei em 10 dias no máximo, passando os úlimos2 em Paris. Tenho cartao intenacional, ja tirei o passaporte e pelo que vejo necessito do seguro e algum dinheiro. Gostaria que me dissessem qto no mínimo e o lance da hospedagem. Ele vai fazer uma reserva em meu nome, mas por apenas um dia, porque depois seguiremos de trailler nosso passeio. O que vcs acham? Terei chances de entrar?
INÊS
Lina,
Você sabe quanto tempo demora pra eles darem o atestado de hebergement? Meu irmão mora em Paris (mas não é francês). Você acha melhor pedir o atestado a um amigo dele, francês?
Obrigada