.
A leitora Cristiane me enviou um artigo, publicado no blog de Luiz Nassif, com o depoimento de uma professora brasileira que não pode entrar na França. Ao chegar no aeroporto Charles de Gaulle ela ficou presa em uma sala e em seguida foi reconduzida ao Brasil.
Contatei a Embaixada da França no Brasil pedindo a lista dos documentos necessários, enquanto turista, para entrar na França. Me responderam fornecendo um link para o site da Embaixada onde encontrei as seguintes informações:
Todos os estrangeiros, submetidos ou não a um visto de curta duração, que desejarem ingressar na França, devem obrigatoriamente estar munidos de um seguro-saúde e de repatriamento no valor mínimo de 30.000 euros e que cubra todo o território “Schengen” (França, Alemanha, Grécia, Espanha, Itália, Áustria, Portugal, Finlândia, Suécia, Noruega, Bélgica, Holanda, Dinamarca, Islândia e Luxemburgo).
Todos os estrangeiros, submetidos ou não a um visto de curta duração, que desejarem ingressar na França para uma visita particular, familiar ou turística, devem estar de posse de uma reserva de hotel ou um atestado de acolhimento.
O atestado de acolhimento é solicitado pela pessoa que irá hospedar o estrangeiro à prefeitura de seu domicílio. O original desse atestado deverá ser assinado pelo prefeito que o concedeu e visado pelo serviço de vistos do Consulado Geral para aqueles que precisam de visto.
São dispensados de apresentar um atestado de acolhimento:
– os estrangeiros que desejarem efetuar na França uma estada de caráter humanitário ou cultural;
– os estrangeiros que se dirijam à França no contexto de uma emergência médica;
– os estrangeiros que se dirijam à França para os funerais de uma pessoa próxima;
– os familiares de franceses (cônjuge, filhos);
– os familiares de cidadãos da Comunidade Européia.
A Luciana M. do blog Dividindo Bagagem me informou que o Rodrigo Purish, do blog Aquela Passagem, tem um post sobre este assunto. Eu li, está ótimo, mas já teve uma modificação: a imigração não aceita mais uma carta do habitante dizendo que vai hospedar o turista. É preciso apresentar a declaração oficial dada pela Prefeitura.
Se alguém tiver informações complementares peço que nos informe. Porque atravessar o Atlântico, ser mal tratado e colocado de volta no primeiro vôo é uma experiência amarga.
Leia também:
- Documentos, vistos e malas
- Tudo o que você precisa saber para viajar com crianças para a Europa
- Conselhos da Receita Federal para turistas
- Para evitar aborrecimentos: informações sobre bagagens, produtos proibidos e limites da alfândega








1761 Comentários
Aline
Conexão Paris:
Obrigada pela dica,mas infelizmente acho q n vai ser possível mais fazer a carta,pois a viagem já está em cima da hora.Apenas rezarei para não me pegarem,e mesmo assim,terei todas as outras coisas q pedem(dinheiro,cartão internacional,cartão de vacinação,seguro saúde e passaporte,além de comprovante de vínculo no Brasil e a passagem de volta),só não a carta.Espero que eles se sensibilizem com o convite de casamento.De qualquer forma valeu,pois como escreveram lá em cima,depende da lua..rs..tem pessoas que eles deixam entrar apenas com endereço de onde vai ficar em mãos,como aconteceu com a mãe de uma colega minha,como também tem gente q eles n pedem nada.Já tem pessoas q não se dão tão bem.Bom,boa sorte a todos.
conexaoparis
Paulote
Não sei te responder, se uma reserva de 7 dias pode ser problemática.
Se a sua namorada for chamada diga ao agente que estão viajando juntos.
paulote capote
Pessoal, tenho um dúvida!
Vou para Portugual com minha namorada em agosto, comprei as 2 passagens de ida e volta com o meu cartão de crédito, pagarei a estadia em um albergue com o meu cartão e levaremos aproximadamente 2.000 Euros mais 2 cartões de crédito internacionais em meu nome. Como não sou beneficiário do INSS, comprarei o seguro viagem na Flycard, ela se beneficiará do seguro viagem acordado entre os dois governos (Certificado de Direito à Assistência Médica). Ficaremos 28 dias lá!
O hotel em que ficarei só aceita reservas para 7 dias, será que isso pode ser um problema se o agente da imigração pedir algum comprovante e ver que só tenho reserva para 7 dias?
Como iremos viajar juntos, como devo proceder se somente a minha namorada for chamada pelo agente para responder questionários e tudo mais?
Obrigado!
Natália
Olá,
Eu vou fazer um curso de francês por duas semanas e vou ficar hospedada na residência do curso, e a outra semana vou ficar num albergue… com a reserva no meu nome! Espero que nao tenha nenhum problema!
Bjos.
conexaoparis
Aline
Peça ao seu cunhado para pedir em outra Prefecture. Se ele for atendido por uma pessoa simpática e feliz vai conseguir o documento mais rápido.
conexaoparis
Natália
Se tiver todos os documentos que enumerou deve ser suficiente. Você tem reserva em hotel? No seu nome? por tres semanas?
Tudo tem que estar muito certo.
Natália
Olá!! Adorei o blog, ele está me ajudando mto!
Mas estou com mto medo de nao conseguir entrar! Vou a França no dia 06/Junho por 3 semanas.
Sobre os documentos necessários, tenho que levar os 60 EUR em dinheiro mais o cartao internacional?
Estou com uma dúvida: eu juntei todo o meu dinheiro para essa viagem com uma renda de estágio.. com isso nao tenho como comprovar uma alta renda por exemplo com contra-cheque e tal. Vcs acham que eles chegam nesse nível de detalhe, ou tendo o dinheiro, cartao de credito, seguro viagem e hospedagem é suficiente?
Obrigada pela ajuda!!!
Aline
Olá para todos.Estarei indo para a França dia 29 de maio ficar na casa de minha irmã e do namorado dela.Eles vão se casar e vou para o casamento.Quando meu cunhado foi fazer a tal carta convite eles disseram que ela tem q ser feita com 3 meses de antecedência!!!Estou arrasada,com medo de me voltarem por isso.Levarei o convite do casamento e o endereço apenas.Para quem ainda tem tempo de fazer a carta,ai está a notícia.Fiquei surpresa com isso,pois me disseram q era super simples para fazer e q recebia na hora.Alguém tem alguma informação a respeito disso?
Grata.
conexaoparis
Ana
Pode passar de novo pela imigração.
ana claudiaq
lina
entrarei na europa por lisboa
depois passarei na imigração da frança novamente?
obrigada ela atenção