.
A leitora Cristiane me enviou um artigo, publicado no blog de Luiz Nassif, com o depoimento de uma professora brasileira que não pode entrar na França. Ao chegar no aeroporto Charles de Gaulle ela ficou presa em uma sala e em seguida foi reconduzida ao Brasil.
Contatei a Embaixada da França no Brasil pedindo a lista dos documentos necessários, enquanto turista, para entrar na França. Me responderam fornecendo um link para o site da Embaixada onde encontrei as seguintes informações:
Todos os estrangeiros, submetidos ou não a um visto de curta duração, que desejarem ingressar na França, devem obrigatoriamente estar munidos de um seguro-saúde e de repatriamento no valor mínimo de 30.000 euros e que cubra todo o território “Schengen” (França, Alemanha, Grécia, Espanha, Itália, Áustria, Portugal, Finlândia, Suécia, Noruega, Bélgica, Holanda, Dinamarca, Islândia e Luxemburgo).
Todos os estrangeiros, submetidos ou não a um visto de curta duração, que desejarem ingressar na França para uma visita particular, familiar ou turística, devem estar de posse de uma reserva de hotel ou um atestado de acolhimento.
O atestado de acolhimento é solicitado pela pessoa que irá hospedar o estrangeiro à prefeitura de seu domicílio. O original desse atestado deverá ser assinado pelo prefeito que o concedeu e visado pelo serviço de vistos do Consulado Geral para aqueles que precisam de visto.
São dispensados de apresentar um atestado de acolhimento:
– os estrangeiros que desejarem efetuar na França uma estada de caráter humanitário ou cultural;
– os estrangeiros que se dirijam à França no contexto de uma emergência médica;
– os estrangeiros que se dirijam à França para os funerais de uma pessoa próxima;
– os familiares de franceses (cônjuge, filhos);
– os familiares de cidadãos da Comunidade Européia.
A Luciana M. do blog Dividindo Bagagem me informou que o Rodrigo Purish, do blog Aquela Passagem, tem um post sobre este assunto. Eu li, está ótimo, mas já teve uma modificação: a imigração não aceita mais uma carta do habitante dizendo que vai hospedar o turista. É preciso apresentar a declaração oficial dada pela Prefeitura.
Se alguém tiver informações complementares peço que nos informe. Porque atravessar o Atlântico, ser mal tratado e colocado de volta no primeiro vôo é uma experiência amarga.
Leia também:
- Documentos, vistos e malas
- Tudo o que você precisa saber para viajar com crianças para a Europa
- Conselhos da Receita Federal para turistas
- Para evitar aborrecimentos: informações sobre bagagens, produtos proibidos e limites da alfândega








1761 Comentários
Valter
Olá, estou viajando para França nesta proxima sexta feira, queria saber o que preciso, ou melhor, não tenho tempo para correr atras de vacina, também não quero pagar seguro, e vou ficar na casa de uns amigos, tenho passagem de ida e volta, com tempo de 30 dias entre elas, não posso e nao pretendo ficar mais que este tempo, pois são minhas ferias aqui do brasil, depois o trampo volta e tenho que estar de volta, tenho passport, passagem (ida e volta), ecomo nao tenho cartão de credito enviei 900 euros para uma amiga que vai estar la com os outros me esperando no aeroporto.
também não tivemos tempo de pegar documento de acolhimento, será que eu passo?
ou vão mandar eu “sair” de lá?
rubem asis
oi pessoal , alquem pode me responder ,qual a diferença em viajar com a tam e a air france, ese quem ja foi barrado la corre o o risco de eles nao deixarem entrar novamente , mesmo com todos os documentos ? grato pela atençao
conexaoparis
Virgínia
Não precisa de mais nada.
Andreia
Olá Cláudia!
Obrigada, isso me deixa menos louca 🙂
Pois é, minha tia mandará um documento para mim, no consulado de Portugal pedem isso, para eu não ter problemas, no caso de pedirem reserva de hotéis.
Eu irei de TAP para o Porto, ficarei lá e depois Porto Paris descendo em Orly. Depois irei de trem para Londres e voltarei para o Porto.
Espero que seja como você, que não peçam nada 🙂 e que tudo dê certo para nós.
Conformo dicas, levarei a minha pasta com cópias de documentos.
Abraço!
Cláudia Oiticica
Andrea, semana passada fiz o vôo Porto/Paris pela Tap, chegando no aeroporto Charles de Gaulle e não foi preciso fazer imigração. Fiquei alguns dias no Porto, não foi uma conexão imediata, não sei se isso tem alguma coisa a ver.Mas é como a Lina diz, nunca se sabe, é bom estar sempre com toda a documentação. Eu sou prevenida, meu passaporte era novo, então levei também o antigo para qualquer eventualidade. Quando fiz São Paulo/Porto, a única pergunta que me fizeram na imigração foi quanto tempo eu ía passar lá.Não me pediram nenhum documento.
Virginia
Novas dúvidas!
Pessoal,
Eu e meu filho temos passaporte válido om visto americano válido, seguro saúde emitido pelo catão com cobertura de 30.000 euros, pacote de turismo comprado com a Specialtoours para todo o período da viagem, adquirido via operadora de turismo no Brasil, passagem de ida e volta e os euros necessários, o que mais precisamos para provar que realmente só queremos fazer turismo?
Outra questão: Entramos por Paris, mas nosso segundo país de visita é a Inglaterra, estaremos com o grupo da viagem, que tipo de problemas poderemeos enfrentar? Seguindo, iremos para a Bélgica, Holanda, Alemanha, Austria e Itália de onde pegamos o avião de regresso ao Brasil.
Todas as dicas serão bem recebidas!
Quanto à vacina, eu e meu filho tomamos a vacina da febre amarela e acho que não custa nada transformá-la em internacional e levar conosco o comprovante.
Mais uma vez,
Obrigada
rubem asis
oi andrea te passei um email , respo. tinha sim so faltava a estadia em hotel , e ke eu ia ficar 10 dias eso tinha feito a reserva de 2 noites , por iso fui barrado
se vc tiver sorte , eles so olham passaporte e mando vc passar , se eles te parar eles te pedem 5 itens.
Adriana
Olá Rubem! Quando vc foi barrado? Na Espanha ou na França? Vc não tinha os documentos???
E em qual companhia aerea, vc voou?
Andreia
Rubens, não tenho nenhuma outra info. que não tenha sido dita aqui. Eu também tenho muitas dúvidas, pois será minha primeira vez fora do Brasil.
Precisando, manda e-mail para [email protected] e coloca conexão paris para eu não deletar.
Att.
rubem asis
brigada andreia , se vc podese conversar comigo para derrepente, se tiver mais alguma informaçao,,,,,, [email protected].