.
A leitora Cristiane me enviou um artigo, publicado no blog de Luiz Nassif, com o depoimento de uma professora brasileira que não pode entrar na França. Ao chegar no aeroporto Charles de Gaulle ela ficou presa em uma sala e em seguida foi reconduzida ao Brasil.
Contatei a Embaixada da França no Brasil pedindo a lista dos documentos necessários, enquanto turista, para entrar na França. Me responderam fornecendo um link para o site da Embaixada onde encontrei as seguintes informações:
Todos os estrangeiros, submetidos ou não a um visto de curta duração, que desejarem ingressar na França, devem obrigatoriamente estar munidos de um seguro-saúde e de repatriamento no valor mínimo de 30.000 euros e que cubra todo o território “Schengen” (França, Alemanha, Grécia, Espanha, Itália, Áustria, Portugal, Finlândia, Suécia, Noruega, Bélgica, Holanda, Dinamarca, Islândia e Luxemburgo).
Todos os estrangeiros, submetidos ou não a um visto de curta duração, que desejarem ingressar na França para uma visita particular, familiar ou turística, devem estar de posse de uma reserva de hotel ou um atestado de acolhimento.
O atestado de acolhimento é solicitado pela pessoa que irá hospedar o estrangeiro à prefeitura de seu domicílio. O original desse atestado deverá ser assinado pelo prefeito que o concedeu e visado pelo serviço de vistos do Consulado Geral para aqueles que precisam de visto.
São dispensados de apresentar um atestado de acolhimento:
– os estrangeiros que desejarem efetuar na França uma estada de caráter humanitário ou cultural;
– os estrangeiros que se dirijam à França no contexto de uma emergência médica;
– os estrangeiros que se dirijam à França para os funerais de uma pessoa próxima;
– os familiares de franceses (cônjuge, filhos);
– os familiares de cidadãos da Comunidade Européia.
A Luciana M. do blog Dividindo Bagagem me informou que o Rodrigo Purish, do blog Aquela Passagem, tem um post sobre este assunto. Eu li, está ótimo, mas já teve uma modificação: a imigração não aceita mais uma carta do habitante dizendo que vai hospedar o turista. É preciso apresentar a declaração oficial dada pela Prefeitura.
Se alguém tiver informações complementares peço que nos informe. Porque atravessar o Atlântico, ser mal tratado e colocado de volta no primeiro vôo é uma experiência amarga.
Leia também:
- Documentos, vistos e malas
- Tudo o que você precisa saber para viajar com crianças para a Europa
- Conselhos da Receita Federal para turistas
- Para evitar aborrecimentos: informações sobre bagagens, produtos proibidos e limites da alfândega








1761 Comentários
carol
ola amigos recem fui deportada da españa e quero voltar.
por onde me aconselhariam que seria mais facil a minha entrada??
conexaoparis
Dalmo
Não ví. Mas acho que o mundo todo está tenso. Eu também.
Andreia
Rubens, tomo a liberdade de lhe informar que eu tomei a vacina na segunda-feira e ela começa a fazer efeito após 10 dias, que é quando vc pode ter reação. Espero não ter nada. A moça do posto disse que não precisa tomar essa vacina e meu médico também, mas do jeito que estão as coisas, é melhor.
Eu vou ao aeroporto pegar o comprovante internacional, mas vou aguardar um pouco, por causa dessa febre suína estou com receio de ir ao aeroporto agora.
Veja no site da Anvisa, ele explica direitinho. Se estiver em S.P. é em Congonhas e em Guarulhos, que é 24 horas. No posto de Guarulhos disseram para eu cadastrar o formulário pela net e salvar, e quando for ao aeroporto informar o CPF que eles fazem a busca. Pediram para fazer isso porque lá tem muita fila. Em Congonhas não pediram nada.
O site é http://www.anvisa.gov.br/viajante/. Entre pelo internet explorer, pois pelo Firefox não consegui fazer. Escreva um nome e uma senha, é tranquilo.
Abraço!
Andreia
Dalmo
Olá Lina. Como está o clima aí em Paris com todas estas notícias sobre a gripe suína. Tem gente andando de máscara cirúrgica pelas ruas?
Abraços, Dalmo.
rubem asis
lina… muinto obrigada, por sua atençao , tenho outra duvida quanto vacina , eso da febre amarela ou tem mais alguma , e ,,, comprovante internacinal e ese que foi citado ai pela andreia, brigado mais uma ves vc e d+ vlu >>>>>>>>>>>>>>>>>
Andreia
Cinthia, que será que eles procuram nesses passaportes???
Será que vôos internos, Porto Paris é menos complicado que S.P. Paris?
Eu tomei a vacina hoje e pegarei o comprovante internacional do aeroporto em breve.
Tenho tudo, menos um fax do hotel com a reserva, porque mandei um e-mail pedindo e até o momento não me responderam.
Abraço!
conexaoparis
Rubem
Os documentos são estes que citou.
Melhor ter tambem o certificado de vacina contra febre amarela.
conexaoparis
Luiza
Tenho amigos que passaram por Portugal antes de entrarem na França e não passaram pela imigração francesa. Outros fizeram o roteiro e passaram. Depende da lua (risos).
Por isto te aconselho ter sempre, todas as vezes que entrar em um país europeu, todos os documentos exigidos.
Luiza Corrêa
Querida Lina,
Preciso de sua ajuda…
Vou entrar na Europa por Portugal, passar pela imigração por lá, e uns 10 dias depois vou para Paris. Tenho a seguinte dúvida: ao chegar em Paris, deverei passar novamente pela imigração, ou pelo fato do meu voo ser de dentro da UE, não há necessidade?
Fui a Espanha e Portugal em 2007, como dessa também entrei por Portugal. Passei pela imigração em Lisboa, e de lá segui direto para Madrid. Chegando na Espanha não precisei passar pela imigração de novo. Alguns comentários me deixaram confusa quanto a esse aspecto, então peço a sua ajuda para sanar essa dúvida.
Desde já o meu muito obrigada!!!
Beijos.
rubem asis
fui barrado na frança , gos taria de saber quais documentos nessesarios para entar la ,eles ma diseram que era 5 intens nessesarios ,,, 1 passsaporte, 2 estadia em hotel correspondente com o dia da volta , 3 passagem de ida e volta ,4 seguro saude , 5 minimo 60 euros por dia .o valor depende de quantos dias vc vai ficar