Este texto é uma colaboração do leitor Ricardo Cardozo.
Qual a novidade?
Os aparelhos vendidos no Brasil eram bloqueados e só funcionavam com o chip da operadora que vendia o aparelho.
Isto é passado. As operadoras agora, à pedido do usuário, desbloqueiam os aparelhos que passam a funcionar com chip vendido por qualquer operadora.
E daí?
Daí que isto possibilita a quem vai viajar para o exterior, levar seu aparelho e chegando ao país de destino adquirir um chip de uma operadora local e ter um número de telefone local, pré-pago, para falar ou acessar internet conforme as promoções ou pacotes de serviços adquiridos.
Isto funciona na França?
Sim. As principais operadoras da França, a Orange e a SFR (Vodafone) comercializam chips na categoria pré-pagos, sem qualquer tipo de obrigação, somente com a apresentação de um documento de indentidade válido (passaporte).
Onde posso obter mais informações?
Será que vale a pena?
Bem, aí vale a decisão de cada um. Posso falar no meu caso, que uso um iPhone 3GS. Para mim o ponto principal é o acesso a internet. Na Itália, em 2009, antes de comprar o chip da TIM italiana, só acessava internet nos locais de WIFI grátis. Depois que comprei o chip tudo mudou. O acesso a internet foi massivo com uso intensivo de Google maps para me locomover, além de ligar para reservar restaurante, para saber horários, etc. Ainda tive a sorte de comprar uma promoção que permitia ligar para o Brasil por €0.70 o minuto.
E em Paris?
Para quem usa o iPhone é uma festa. Tem um aplicativo da AppleStore sobre Paris. Um dos melhores é o da RATP que coloca todo o sistema de transporte público de Paris no seu aparelho. Mas só é possível usar com acesso a internet.
E quem não tem iPhone?
A rede das operadoras na França é no mínimo igual ( estou sendo bonzinho com as nossas operadoras) a do Brasil. Se possuir um aparelho compatível (tri-band) e com tecnologia GSM, GSPR, EDGE ou 3G, que também temos no Brasil, a operação será similar a do Brasil. Quem possuir um smartphone, que tenha acesso a internet no Brasil, poderá acessar de forma similar em outros países também.
E as tarifas?
Visitem os seguintes endereços:
Orange: htp://boutique.orange.fr
Sfr: www.sfr.fr
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
|
279 Comentários
Tatiana
Li o post e fiquei com uma dúvida, comprando o ship da Orange posso fazer ligações para o Brasl ou outro qq lugar mas imagino que, tratando-se de novo chip não receberei ligações no meu número (referente ao ship brasileiro), é isso? Salvo se informar meu número Orange..
Meu principal interesse seria falar com resto do meu grupo em Paris, o ship Orange ainda seria a melhor opção? Imagino que o ideal seria que todos também o tenham comprado, certo?
Obrigada.
conexaoparis
Tatiana
No fundo acho que a melhor solução é comprar um celular descartável da BIC. Ele custa 29 euros e é vendido em qualquer lugar, kiosque de jornal, livrarias… Assim cada um do grupo compra um e pronto.
Senão todos terão que fornecer o novo número.
Aurea Costa
Para quem vai ficar so seis dias na França (14 dias com Londres e Amsterdam) vale a pena o Bic Phone?
conexaoparis
Aurea
Depende do contexto. Se estiver com amigos, por exemplo, um telefone sempre ajuda para marcar o próximo passo.
Beth
Claudia
Essa dificuldade mais custo para se comunicar com a família aqui no Brasil sempre foi complicada, especialmente para quem (como nós) já estudou/morou fora, risos. Que sufoco! Idem quando foi a vez dos nossos filhos… Hoje eu acho facílimo e relativamente barato, quando não gratuito através de um simples notebook…
Abs.
EDJANE PADILHA
O celular é importante para você ser encontrado por um familiar no momento em que não esteja no hotel. A dica é usar voz moderadamente, recebendo ou fazendo ligação de no máximo um minuto, e utilizar SMS, que é bem mais em conta. Os sites das operadoras tem os valores para roaming internacional. Para conversas mais demoradas, ligar com cartão ou a cobrar via Brasil Direto. Contudo, mais barato do que isso é falar pelo netbook através do skype, com a possibilidade de ver o interlocutor. Nesse caso, é bom dar preferência a hotéis com wifi. Mesmo que não seja gratuito, compensa. Seguindo essas dicas, minha despesa com telefone quando fui a Paris foi muito pequena.
Cláudia Oiticica
Adriana,
realmente foi ótimo. Qual a operadora?
Em 2006 , na época da outra Copa, a Tim fez uma promoção para ligar para o Brasil por 0,99 centavos o minuto. Eu estava na França, acreditei e dansei bonitinho.
A conta veio nas alturas e só depois de um bom tempo é que eles fizeram um acordo comigo.
Eu gosto do chip francês porque não paga deslocamento, se receber chamadas.
Ano passado, levei netbook e fazia ligações pelo poivy, que para número fixo era de graça.
Bjs.
Adriana Pessoa
Cláudia,
fui em Paris no final do ano, liguei a cobrar para o meu marido no celular dele, imagino que umas 8 vezes, porque fiquei 10 dias. Ligações rápidas, para dar um olá, contar rapidamente o que fiz no dia, saber notícias do nosso filho, essas coisas. Fiquei surpresa com a conta da TIM no final do mês:
algo em torno de 50 reais. Achei que valeu muito a pena.
Bjs.
Cláudia Oiticica
Bresileiro ou Brasileiro?
A Oi eu não sei, mas a Tim cobrava até o ano passado, quando viajei, algo em torno de 15 reais. Acho um absurdo e o pior que se falar 10 segundos ou 50 segundos, o valor é o mesmo. É por isso que compro chip aí na França. Na próxima vez vou seguir o conselho da Lina e comprar um Bic Phone.
Bresileiro
Eu liguei da França para o Brasil (oi) e a oi esta me cobrando R$ 20.97 por minuto. Voces sabem como posso obter o valor real junto a Orange? Acho que a oi está enganada em relação a esses cálculos.
Rosinaldo Dourado da Fonseca Júnior
Obrigado pela resposta.
E filmar é permitido ?
Abraços
Rosinaldo Fonseca
Muito bom o blog!
Dúvidas para os tecnófilos de plantão:
1) Qual seria uma solução boa para conseguir enviar as fotos batidas (celular ou máquina digital) para publicar num site tipo Picasa, Facebook, do próprio local onde se bateu a foto ?
2) Ou seria melhor deixar para postar do hotel no final do dia usando um netbook ?
E uma dúvida em geral: há algum post aqui ou vocês indicam algum site que informe em quais locais se pode bater foto ou filmar nos pontos turísticos ? Ex: Louvre.
Muito obrigado.
conexaoparis
Rosinaldo
So posso te ajudar na questão de fotografar pontos turísticos.
Nos museus, de uma maneira geral, você pode fotografar sem flash.