Este texto é uma colaboração do leitor Ricardo Cardozo.
Qual a novidade?
Os aparelhos vendidos no Brasil eram bloqueados e só funcionavam com o chip da operadora que vendia o aparelho.
Isto é passado. As operadoras agora, à pedido do usuário, desbloqueiam os aparelhos que passam a funcionar com chip vendido por qualquer operadora.
E daí?
Daí que isto possibilita a quem vai viajar para o exterior, levar seu aparelho e chegando ao país de destino adquirir um chip de uma operadora local e ter um número de telefone local, pré-pago, para falar ou acessar internet conforme as promoções ou pacotes de serviços adquiridos.
Isto funciona na França?
Sim. As principais operadoras da França, a Orange e a SFR (Vodafone) comercializam chips na categoria pré-pagos, sem qualquer tipo de obrigação, somente com a apresentação de um documento de indentidade válido (passaporte).
Onde posso obter mais informações?
Será que vale a pena?
Bem, aí vale a decisão de cada um. Posso falar no meu caso, que uso um iPhone 3GS. Para mim o ponto principal é o acesso a internet. Na Itália, em 2009, antes de comprar o chip da TIM italiana, só acessava internet nos locais de WIFI grátis. Depois que comprei o chip tudo mudou. O acesso a internet foi massivo com uso intensivo de Google maps para me locomover, além de ligar para reservar restaurante, para saber horários, etc. Ainda tive a sorte de comprar uma promoção que permitia ligar para o Brasil por €0.70 o minuto.
E em Paris?
Para quem usa o iPhone é uma festa. Tem um aplicativo da AppleStore sobre Paris. Um dos melhores é o da RATP que coloca todo o sistema de transporte público de Paris no seu aparelho. Mas só é possível usar com acesso a internet.
E quem não tem iPhone?
A rede das operadoras na França é no mínimo igual ( estou sendo bonzinho com as nossas operadoras) a do Brasil. Se possuir um aparelho compatível (tri-band) e com tecnologia GSM, GSPR, EDGE ou 3G, que também temos no Brasil, a operação será similar a do Brasil. Quem possuir um smartphone, que tenha acesso a internet no Brasil, poderá acessar de forma similar em outros países também.
E as tarifas?
Visitem os seguintes endereços:
Orange: htp://boutique.orange.fr
Sfr: www.sfr.fr
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
|
279 Comentários
Ricardo Cardozo
Marçal, o link da appstore é o seguite: http://www.apple.com/iphone/apps-for-iphone, mas como disse o Marcello, o correto é acessar pelo iTunes criando uma conta, de preferência internacional.
Rafael, os aparelhos de operadoras nacionais não precisam ser declarados. Quanto ao roaming de dados, estando sua linha desbloqueada para roaming internacional, com certeza deve ser desativado, senão sua conta vira um poço sem fundo. O uso do Wi-Fi free não gera nenhuma cobrança.
Marcello, boa. A lista tá legal.
Renata
Marcello
Obrigada pela lista, com certeza buscarei esses aplicativos para me ajudar na viagem. Dica super útil !
Rafael,
Ja usei o Wi-Fi em Buenos Aires a pouco tempo atrás e não veio nenhuma cobrança. Sei pq, apesar de eu ter um pacote de dados, se usarmos fora do país a tarifa é diferente (liguei na Vivo e perguntei … ). A dica de bloqueio do Roaming vc encontra na página da Apple.
Nessa mesma viagem para Buenos Aires fui na Receita declarar o Iphone (e uma maquina fotografica básica) e me disseram que não precisava.
abraços
Marcello Brito
E nesses tempos de cinzas ao léu, o aplicativo dos aeroportos de paris são imprescindiveis: fornecem tudo: se o voo está no horario, se foi cancelado, quais os voos exsitentes para tal lugar, como chegar, como sair do aeroporto e etc…
Marcello Brito
Vale acrescentar que mesmo os pagos valem muito a pena e não são caros, por volta de 5 dolares.
O da Taschen é o que há. INCRIVEL!!!
Marcello Brito
Renata e amigos do Blog,
Vou listar abaixo os aplicativos que nao podem faltar no Iphone sobre Paris. Todos são achados na propria loja virtual do Itunes ou no icone aplicativos que vem no proprio iphone.
Mas como tudo na vida, existe uma pegadinha!!!!
existem muito aplicativos bacanas sobre Paris que simplesmente nao tem para baixar na versão brasileira da loja virtual do itunes ou via iphone made in brazil.
Como fazemos? simples! na hora do cadastro do iphone na loja virtual, coloquem um email terminado com ” .com” e ponham um endereço qualquer internacional. e cadastrem um cartão de credito internacional para os aplicativos pagos.
segue a lista dos que eu descobri sobre Paris e que são Barbaros:
1- Lonely Planet – Paris : pago
2- Top Ten Paris Dorling Kindersley: pago
3- Frommers Paris: pago
4- Wallpaper Paris city guide: pago
5- Aéroports de Paris: Free
6- RATP (metro, onibus…): Free – versão completa:pago
7- Michelin Rouge France: Pago – só em lojas virtuais fora da brasileira
8- Taschen Paris: Pago – só em lojas virtuais fora da brasileira
9- Louvre
10- Paris a pied
11- Relais & Chateau – free
12 -Chateaux e Hotels collection – free
Quem acrescenta mais??
RAFAEL TOSH
Precisa declarar na receita o telefone?
Será que desativando o roaming de dados, e só usando o wi-fi não haverá cobrança de nenhuma taxa da operadora aqui do Brasil?
Também vou levar o meu com os app carregados.
Abraço,
o blog é ótimo
Loulou
Serviço de utilidade pública! Muito obrigada pela valiosa dica!
Renata
Vou para Paris com meu IPhone já carregado de aplicativos (do Metrô, Paris à pied e Louvre). Gostei muitos das dicas mas como meu francês é deplorável acho pouco provavel que eu consiga comprar um chip corretamente ! rs
Por causa disso já vi (dica desse blog maravilhoso) os pontos de wi-fi na cidade e achei que conseguirei me virar bem com eles.
Tbem vi que o ideal, para não nos assustarmos com a conta ao voltarmos ao Brasil, é manter o item “roaming de dados” desativado.
Marçal
Oi Ricardo, obrigado pela colaboração.
Vc tem o link desse aplicativo da AppleStore sobre Paris??
obrigado
Augusto Serra Negra
Muito boa dica !! Merci.