A Ellen Bileski, nossa querida relações públicas, passou um mês em Paris em janeiro para fazer um curso intensivo e aprimorar o seu francês – que aliás já era muito bom. Como boa roqueira, foi atrás dos principais endereços rock n’ roll da cidade. Pedimos a ela para compartilhar conosco seus achados. Aí está:
Por Ellen Bileski, diretora da eComunica, agência de relações públicas.
Paris é um caldeirão de cultura alternativa. Além de ser uma das cinco cidades onde há mais arte urbana em todo mundo – leia mais neste post –, concentra bares e pubs com uma agenda agitada de performances de Djs e bandas de indie rock.
Na minha estadia de um mês na cidade para um intensivo de francês, conheci alguns dos principais endereços rock n’ roll parisienses. Posso dizer que a cena rock de Paris tem sua própria identidade e charme. Tem uma despretensão que me agrada e lembra um pouco a cena berlinense.
A principal região que concentra esses endereços vai da Bastille até o metrô Jaurès, passando pela rua Oberkampf e Belleville. Há também alguns locais de rock alternativo no Quartier Latin, como o Piano Vache. Este “boteco” fica ao lado do Pantheon. É um bar bem apertado, mas com um ambiente amigável e frequência animada de estudantes da Sorbonne.
Diz a lenda que Johnny Deep, quando vai a Paris, toma sua cerveja no Piano Vache. Uma taça de um Bordeaux honesto custa 3 euros. Ouvi de Radiohead a Black Keys nas duas horas em que fiquei lá com uma amiga brasileira.
Le Piano Vache: 8 rue Laplace | 75005 | Tel.: +33 (0)1 46 33 75 03 | www.lepianovache.fr
Outro lugar que gostei bastante foi o Café Cherie. É um bar vermelho – por fora e por dentro.
Enquanto o som ambiente toca uma seleção de brit pop, as paredes informam sobre a programação dos próximos dias, com uma noite especial de quinta chamada “London Calling”. Uma taça de Chardonnay custa 3 euros e o lugar oferece cervejas clássicas de pubs.
Café Cherie: 44 boulevard de la Villette | 75019 | Tel.: +33 (0)1 42 02 02 05 | lecafecherie.blogspot.com.br
Falando em pubs, Paris tem centenas de pubs irlandeses para quem está procurando uma Guinness, ou, no meu caso, um chopp de sidra (em Paris, peça un cidre pression!) com um pouco de rock n’ roll. Com tantos bares que servem vinhos franceses e sidras da Normandia, pode parecer um sacrilégio estar em Paris e pedir bebidas tipicamente irlandesas. Eu não acho, se esta não é sua primeira visita à Paris. Os Irish Pubs parisienses tem todo um charme francês, aliados à animação tipicamente irlandesa. Além disso, é possível ouvir a apresentações de música folk e, nos intervalos, uma coletânea de clássicos dos anos 80 e 90. Meus Irish Pubs preferidos em Paris são: Green Linnet: 8 avenue Victoria | 75004 | Tel.: +33 (0)1 42 74 62 85 e o Corcoran’s Grands Boulevards: 23 boulevard Poissonière | 75002.
Para quem está mais no espírito de dançar, há dois endereços que gostei bastante. O L’Internacional é uma casa noturna agitada no maior estilo garagem – as bandas se apresentam literalmente no porão do estabelecimento. De terça a domingo a casa traz bandas e DJs que tocam rock, funk, hip hop e disco. Visitei o local em um sábado à noite. A casa estava cheia e animada com a apresentação de uma banda de rock francesa e público de todas as tribos e nacionalidades.
L’Internacional: 5/7 rue Moret | 75011 | Tel.: +33 (0)1 49 29 76 45 | www.linternational.fr
Outro lugar próximo ao L’Internacional que recomendo é o Le 114. É bem menos underground que seu vizinho. A bebida é um pouco mais cara – uma taça de vinho custa em média 6 euros – mas é uma opção mais pop e moderna. No sábado em que visitei o 144, ouvi de Alicia Keys a Jet. O local serve petiscos e há algumas mesas longe da pista para quem quiser engrenar em um papo com os amigos.
Le 114: 144 rue Oberkampf | 75011 | www.le-114.fr
Um dos principais locais da cena alternativa de Paris é o Point Ephemère, que une arte urbana, gastronomia e música. Fica às margens do Canal Saint Martin. A chegada ao Point já é uma experiência. O contraste da beleza natural do canal com as artes contemporâneas estampadas nos muros ao lado do espaço é deslumbrante. No Point Ephèmere é possível tomar um brunch no domingo, com bom rock indie de fundo. Há também uma programação noturna de “comida de rua” (food truck) e uma agenda de shows bastante agitada.
Point Ephemère: 200 quai de Valmy | 75010 | Tel.: + 33 (0)1 40 34 02 48 | www.pointephemere.org
Para sair em Paris à noite é bom ter em mente que a maioria dos shows começa por volta das 20h. Alguns bares fecham por volta de 1 da manhã e outros, como o Le 144, ficam até às 5h. Por isso, é importante checar a programação do dia. Depois das 22h, eu recomendo voltar de táxi, principalmente das regiões que vão da Bastille ao metrô Jaurès, apenas por precaução.
Leia também: Onde assistir shows de rock em Paris
Acesse nosso novo site Minha Viagem a Paris para descobrir e reservar passeios incríveis em Paris e no interior da França.
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
|
33 Comentários
Rosália Velloso
Também gostei muito do seu post, Ellen.
Ellen Bileski
Antonio, fiz meu curso na France Langue http://www.france-langue.fr/. Foi ótimo. Em breve, teremos um post no Conexão sobre isso!
Ariane
Muito boas dicas.
Estou procurando lugares como esses para ir nas minhas noites em Paris…
Merci!!
Mauricio Christovao
Roqueiro não fica velho, vira dinossauro… Muito bom o post!!!
Evandro Barreto (Dodô)
Ellen, excelente a sua “Voyage au bout de la nuit”!
Janaina
Adorei a dica do Le Piano Vache. Ficarei hospedada no Marignan na R. Sommerd e amei saber que há um lugar bacana assim por perto. Certamente irei.
Antonio
Ótimo post…queria saber da Ellen onde fez o curso de francês..
Madá
Gostei do seu mapeamento da cena Ellen e adorei seu texto!
Daniela Bertollini
Ellen Bileski = bom gosto = melhores dicas! Adorei!
Marcello Brito
Post Obrigatório! Muito bom!!