A estação de metro Châtelet e a estação de RER Châtelet les Halles contam com 750.000 viajantes por dia. As duas juntas representam uma das maiores estações subterrâneas do mundo em termos de números de trens e de viajantes. Elas se encontram no centro de Paris.
Na estação Châtelet passam 5 linhas de metro: 1, 4, 7, 11, 14. E na Châtelet Les Halles, 3 linhas de RER A, B, D.
A circulação dos usuários nestas duas estações não é fácil. Imagine o número de túneis necessários para interligar 8 linhas de metro e RER.
Sempre que posso, evito Châtelet. Meu marido é mais radical ainda. Se a passagem por Châtelet é obrigatória ela muda de meio de transporte ou de programa. Sério.
Quando sou obrigada a enfrentar este mundo à parte me preparo meticulosamente.
Alguns conselhos: se Châtelet for a sua estação de chegada, estude bem o google maps. Veja onde se encontra a sua rua e saiba se orientar.
Châtelet possui várias saídas e muitas vezes me encontrei no lado oposto ao desejado o que pode ser desagradável com chuva, com sacolas pesadas ou tarde da noite.
Antes de sair do metrô procure o mapa – veja acima – indicando todas as saídas. Ciente da localização do seu endereço, encontrar a saída correta ficará mais fácil.
Se você for obrigado a fazer uma correspondência em Châtelet, fique calmo. Ao calcular o tempo do transporte, dê um prazo a mais para se localizar no emaranhado dos túneis.
Todas as linhas estão indicadas pelo número e pela côr. Basta procurar com calma a sua correspondência.
Châtelet possui um tapete rolante para facilitar a vida dos usuários nos longos percursos.
E pense sempre na sua bolsa, nos bolsos e pertences. Os assaltos violentos são raros. Não se preocupe. Mas os furtos de bolsas e bolsos são corriqueiros. Eles acontecem nas saídas das escadas rolantes, nas saídas dos trens ou dentro dos vagões nas horas de pico. Fique atento, segure a bolsa, tire carteiras dos bolsos mais acessíveis e vá em frente.
Para tornar o quadro menos triste, é em Châtelet que encontramos os melhores músicos do metrô parisiense. Quando dou de cara com eles, paro, respiro fundo este pequeno momento de prazer e continuo meu caminho nos seus infernais corredores.
Leia também:
- Compre o passe do transporte online e mande entregar em seu hotel
- Qual passe vale mais a pena: Paris Visit, Navigo ou Carnet?
- Valores dos tickets do metrô em Paris.
- O passe de metrô em Paris que é válido por um dia
- Relato de um leitor que for multado no metrô
- O que evitar no metrô parisiense?
- Acidentes no metrô de Paris
- Vale a pena pegar o metrô com malas?
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
|
163 Comentários
Paula
Lina, pretendo visitar a Villa Savoye de Le Corbusier em Poissy. As informações que encontrei dizem que devo pegar o RER A até Poissy e de lá um ônibus. Tenho que pegar o metrô até Chatelet e de lá pegar o RER? Estarei próxima ao jardim de Luxembourg. Por não estar dentro de Paris precisarei comprar algum bilhete especial? Obrigada
Lina
Paula
Vá a pé até Châtelet e lá compre ticket até Poissy. Compre já ida e volta.
Douglas
Ola,
uma pergunta:
uma estação tem acesso a outra por tuneis mesmo?
ex: vou pegar a linha 4 em odeon e descer em Chatelet para pegar o RER A4 para Disney, faço isso por dentro de tuneis mesmo? Ou precisa sair na rua e ir ate a estação do RER?
grato
Douglas
Lina
Douglas
A ligação é subterrânea, via túneis.
Marcia M Souza
Ja comprei seus livros.Esta é a terceira vez q vou a Paris.Fico num apê na Ile D S Louis.Vou chegar de Montpellier na Gare de Lion.É fácil ir de metro?e mais uma coisa ,onde compro Simcard p meu celular?
Bjs e parabens pelo site,.bjs Marcia
Vanessa
* Adriana Pessoa – consegui imprimir o mapa, obrigada !
* Aurea Costa – acessei o site da ratp, bastante útil !! obrigada !
Me desculpem a demora a responder, não conseguia lembrar em qual post eu tinha deixado meu comentário, leio tantos, vejo tantas informações ! rsrs. Agora me achei, ufa !
Bom que há tempo, uma vez que só chego em Paris dia 2 de junho…
Abraços ! Vanessa
Ilana
Em 2008, usei e abusei da Chatelet. Achei a estação super sinalizada e sinceramente nao encontrei dificuldade alguma em achar saídas. E olhe que foi a primeira vez na vida que usei metrô, ja que antes morava numa cidade que so tinha ônibus como transporte publico.
Nao há essa dificuldade toda. So é preciso tomar muito cuidado mesmo com as bolsas.
Cris
Chegarei por esta estação, pois estarei hospedada na Rue de Bourdonnais. Com essa dica, ficarei mais esperta em relação a carteira, mas quem vive no Rio de Janeiro, já deve ser PHD em roubada!
Regina Vasconcelos
Eu já não ando praticamente nunca de metro, dessas duas eu FUJO!!!
SergioA
Estive em Junho Passado pela primeira vez em Paris com minha esposa Fanny. Ficamos a 50 metros de uma entrada para a Gare Montparnasse. Foi divertido tentar encontrar a escada certa próxima ao Hotel Íbis, mas rimos até hoe de só na última tentativa, depois de 5 dias, é que conseguimos sair certo. Na primeira foram 30 minutos dando a volta na galeria/terminal!
Fabio
Brasileiro se queixando de segurança em paris é uma piada pronta. Me hospedei no novotel les halles em 2012. Peguei metrô. E querem saber: hony soit qui mal y pense. Um pouquinho de liberalismo e menos discriminação a todos. E menos lojinhas.
Eddie
IMHO, politicamente correto é sinônimo de hipocrisia e nada tem a ver com bom senso, como alguém parece ter sugerido alguns posts atrás.
Se fosse para partir sempre deste “princípio”, em pouco tempo o Conexão Paris teria que criar uma cota para… bom, deixa quieto.
Como diz um conhecido meu: “o mundo está ficando chato”.